Enfermagem Geral e Especializada
Identificar e discutir aspectos relevantes que envolvem a deteção precoce do diagnóstico da hipertensão arterial, seu tratamento e controle no país e no mundo. Discutir analisar e propor ações multiprofissionais e interdisciplinares no Rastreamento da Pressão Arterial. Identificar e Discutir Programas de Educação em Saúde voltados aos Profissionais de Saúde e pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial e seus resultados no diagnóstico precoce, tratamento e controle da HA; Discutir e analisar publicações relacionadas à medida da pressão arterial, educação em saúde, fatores de risco, epidemiologia, diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão arterial.
Analisar e discutir a gestão de projetos de pesquisa: planejamento, coordenação, comunicação e avaliação. Refletir sobre a conduta ética do pesquisador nos seus diferentes papeis no processo de gestão do Conhecimento. Conhecer politicas e programas de subvenção cientifica e tecnológica Oferecer estímulos a apresentação de demandas a agências de financiamentos de projetos
Analisar, refletir e debater os aspectos relacionados à infecção associada ao cuidado em saúde com destaque na infecção hospitalar, em uma abordagem multiprofissional, bem como fornecer subsídios para a compreensão da relevância das medidas de vigilância, prevenção e controle frente a esse importante problema de saúde pública, que representa um desafio de ordem social e econômica. - Analisar a problemática da Infecção associada ao cuidado em saúde, numa visão multifatorial enfocando a na cadeia a tríade (agente/ hospedeiro/ ambiente); - Avaliar os indicadores que traduz o amplo conceito da infecção associada ao cuidado em saúde com ênfase na infecção hospitalar ; - Discutir e analisar o processo de vigilância epidemiológica na prevenção e controle da Infecção Hospitalar; - Avaliar e debater as práticas de prevenção e controle da infecção hospitalar numa visão multiprofissional - Discutir e analisar a legislação que normatiza a prática de controle das Infecções adquiridas em estabelecimentos de saúde.
Que o aluno seja capaz de: - Compreender a determinação do processo trabalho-saúde e as formas de trabalho e emprego; - Compreender as transformações no mundo do trabalho, e suas interferências na qualidade de vida no trabalho e na saúde dos usuários do Sistema de Saúde. - Conhecer as formas de prevenção do adoecimento pelo trabalho e as estratégias de prevenção necessárias; - Conhecer as políticas de atenção a Saúde dos Trabalhadores e sua relação com o SUS.
• Refletir sobre a importância do método científico na prática profissional; • Reconhecer a necessidade de sua aplicação na prática de enfermagem em seus processos de pesquisa, ensino e assistência; • Analisar criticamente como tem se processado a produção, a comunicação e a utilização do conhecimento em enfermagem.
Que o aluno seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; realizar a avaliação clínica e a identificação das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da obtenção de dados objetivos e subjetivos; desenvolver intervenções de enfermagem no atendimento das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso considerando as dimensões biológica, psicológica e social presentes no processo saúde-doença e; utilizar o processo de enfermagem na prática de enfermagem por meio da coleta de dados, identificação do problema, implementação das intervenções de enfermagem, registro e avaliação do plano de cuidados de enfermagem.
• Compreender o panorama geral e os desafios da organização do sistema de saúde no Brasil. • Compreender o impacto da cultura organizacional no gerenciamento dos serviços de saúde. • Compreender o contexto atual da liderança no gerenciamento dos serviços de saúde. • Compreender a avaliação e a gestão da qualidade no gerenciamento dos serviços de saúde.

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