Programação

  • Notícias e Dúvidas

    ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM
    ERP0317 - Farmacologia - 2016

  • Sobre a disciplina

  • AULA INTRODUTÓRIA

  • Aula de vias de administração

  • Aula de Farmacocinética 1

  • Aula de farmacocinética 2



  • Videos de farmacocinética

    1- absorção

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    2- distribuição

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    3- eliminação

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    4- via I.V.

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    5- via I.M.

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  • Video farmacodinâmica - interação fármaco-receptor

  • transmissão adrenérgica











  • Lista de exercícios do módulo 1

  • LISTA DE CAPÍTULOS DO RANG E DALE (8ªED)

    MÓDULO 1:


    FARMACOCINÉTICA: 8, 9 E 10

    FARMACODINÂMICA: 2 E 3

    SISTEMA ADRENÉRGICO: 12 E 14

    SISTEMA COLINÉRGICO 13

    BRONCODILATADORES 14 E 28


    MÓDULO 2: 


    AINES: 26

    AIES: 26 E 33

    DIURÉTICOS: 29

    CARDIOTÔNICOS E VASODILATADORES: 20, 21 E 22

    ANTIHIPERTENSIVOS: 14, 21, 22, 29 (ALTERNATIVAMENTE CAP. 11 DO KATZUNG(FARMACOLOGIA BÁSICA E CLÍNICA, 12ªED)

    INSULINOTERAPIA E HIPOGL. ORAIS: 31

    ULCERA: 30 (PARTE)

    ANTILIPIDÊMICOS: 23

    ANTICOAGULANTES: 24


    MODULO 3:


    ANTIDEPRESSIVOS: 37, 39 E 47

    ANSIOLITICOS: 38 E 44

    ANTIPSICOTICOS: 39 E 46

    LITIO: 47 E 45 (ADICIONALMENTE, CAPÍTULO 49 DO FUCHS (FARMACOLOGIA CLÍNICA, 4ªED.)

    ANTICONVULSIVANTES: 45

    ANESTESICOS LOCAIS: 42 E 43

    OPIOIDES: 42 E 49

    ANTINEOPLASICOS: 56

    ANTIBACTERIANOS: 50 E 51


  • Trabalho em grupos do módulo 1


  • Video de potencial de ação

    Este vídeo mostra como se propaga o potencial de ação.

    A interação de fármacos limitando a abertura de canais de sódio atrasa a condutância, e é o princípio dos anestésicos locais:

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  • Lista de exercícios com resposta

  • Casos clínicos módulo 2

    Caso clínico 1

     

    V.B. é uma mulher de 28 anos, imc=20, que sofre de artrite reumatoide e é tratada com ibuprofeno (AINE). V.B. comparece à emergência de uma maternidade da cidade com hemorragia. V.B. refere estar grávida à três meses e não realizar o acompanhamento pré-natal por morar na área rural, longe do posto de saúde.

    ·         O que provavelmente causou a hemorragia de V.B.?

    ·         Que alternativa você sugere em relação ao tratamento da artrite? Podemos usar um glicocorticoide?

    ·         Quais as consequências caso a paciente retomasse o tratamento com AINE em um período mais próximo ao parto?

    ·         V.B. está com gastrite e resolve usar o medicamento da irmã (misoprostol; análogo da prostaglandina PGE). O que acontecerá com o filho de V.B.?

    Caso clínico 2

    F.B. é um senhor de 47 anos que chega ao serviço de cardiologia se queixando de “dor no peito” quando sobe a escada de casa, mas que em outros momentos desaparece. F.B. é sedentário, IMC=27, pressão arterial de consultório = 160/100. Os exames de sangue mostram alterações no lipidograma:

    –HDL: 35mg/dL (35 a 100)

    –LDL: 250mg/dL (<100)

    –Colesterol Total: 300mg/dL (<200).

     

    ·         O que está acontecendo com F.B.?

    ·         Que tratamentos devem ser considerados para o paciente?

    ·         Que tratamentos não farmacológicos podem ser sugeridos ao paciente?

    Caso clínico 3

    M.C. é uma mulher de 66 anos que é internada no serviço de emergência após um infarto agudo do miocárdio. Após a recuperação, ela é diagnosticada com insuficiência cardíaca grave. Durante a discussão do caso pela equipe multidisciplinar, há a sugestão de um colega por usar diurético tiazídico (hidroclorotiazida) associada a um vasodilatador (diltiazem) e um cardiotônico (digoxina).

    ·         Explique o racional para a associação dessas três classes de fármacos

    ·         Há algum motivo de preocupação na associação dos fármacos sugeridos? Se sim, o que fazer?

    Caso Clínico 4

    M.A. é uma paciente com hiperaldosteronismo primário e consequente hipocalemia.

    ·         Quais fármacos não devem ser usados nessa paciente? Quais os mecanismos das interações?

    ·         Caso a paciente faça reposição de potássio, que outros fármacos podem interagir e por quê?


  • Lista de capítulos do módulo 2

    • Antiinflamatórios não esteroidais (AINES) – 26 rang e dale

      Antiinflamatórios esteroidais - 26 e 32 rang e dale

      Fármacos usados no tratamento da úlcera péptica - 29 rang e dale

      Antilipedêmicos - 23 rang e dale

      Insulinoterapia e Hipoglicemiantes orais - 30 rang e dale

      Diuréticos - 28 rang e dale

      Vasodilatadores - 22 rang e dale

      Cardiotônicos - 21 rang e dale (não caem antiarrítmicos)

      Antihipertensivos:

      capitulos 11 (katzung)

       ou

      27 (goodman e gilman)

      ou

       22,21,28 e 17 do rang e dale



  • Caso extra

    Questão 1) L.I.L. é um senhor de 58 anos, operador de guindaste, obeso, diabético, dislipidêmico e hipertenso. L.I.L. está em uso de Captopril (iECA) e hidroclorotiazida (diurético tiazídico) como anti-hipertensivos; insulina LisPro e insulina Glarginina (insulinas de curta e longa duração respectivamente) para tratamento da diabetes, Atorvastatina (estatina) para tratamento de dislipidemia. Suponha que o paciente seja acompanhado pelo serviço de cardiologia, e que sua pressão arterial esteja consistentemente na faixa de 145-150/95-100, e que você tenha que adicionar um novo anti-hipertensivo.

    a)      Seria segura a adição de atenolol (bloqueador beta-adrenérgico) à terapia de L.I.L.? Justifique

     

    b)      Você vê necessidade de adicionar um diurético poupador de potássio à terapia de L.I.L.? Justifique explicando o mecanismo de ação do captopril e da hidroclorotiazida sobre a excreção renal de potássio

     

    c)       O que justifica o uso de duas insulinas diferentes? Quais os principais efeitos adversos e o que o paciente deve fazer quando os sente durante o uso da insulina?


  • Notas do módulo 1

  • TRABALHO MODULO 2

    Data limite de entrega: 27/10/2017 por email: rlacchini@eerp.usp.br. Se eu não responder ao email, me imprimam e me tragam na aula.

    Trabalho em grupos de 6 a 8 alunos


    NÃO - FAÇAM - PLÁGIO (NOTA - ZERO)


    Elabore uma proposta de assistência de enfermagem  para o fármaco Captopril (iECA), trazendo minimamente os seguintes itens:

    1) Mecanismo de ação do fármaco

    2) Avaliação pré-administração

    3)Administração

    4) Estratégias para minimizar efeitos adversos

    5) Estratégias para minimizar intoxicações com este fármaco



  • TRABALHO EM GRUPOS MÓDULO 3

    TRABALHO EM GRUPOS DE 6 A 8 ALUNOS

    DATA LIMITE: 22/11/2017

    NÃO - COMETAM - PLÁGIO



  • Notas da prova 3


  • Ansioliticos

  • Antipsicoticos


























  • Antivonvulsivantes









































  • Anestésico local















  • opióides




















  • Quimioterápicos





































  • modulo 3

  • nota final

  • Tópico 32

  • NOTAS RECUPERAÇÃO

  • Tópico 34

  • Tópico 35

  • Tópico 36

  • Tópico 37

  • Tópico 38

  • Tópico 39

  • Tópico 40

  • Tópico 41

  • Tópico 42

  • Tópico 43

  • Tópico 44

  • Tópico 45

  • Tópico 46

  • Tópico 47

  • Tópico 48

  • Tópico 49

  • Tópico 50

  • Tópico 51