Diagrama de temas
-
Texto 1:
Souza, J. J., Peixoto, A. L. A. (2013). Os novos modelos de gestão. In: Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Editora Artmed (pp.121-149).
Texto 2:
Fleury, et al. (2002). Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. In: As pessoas na organização. (pp. 11-34). São Paulo: Editora Gente.
-
Texto 3:
Gondim, S. M. G., Queiroga, F. (2013). Recrutamento e Seleção de Pessoas. In: Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Editora Artmed, 376-405.
Textos Complementares: R&S
Almeida, F. A. Perspectivas e desafios da avaliação psicológica nas organizações. In: Pereira, D. F., Badeira, D. R. Aspcetos Práticos da avaliação psicológica nas organizações. São Paulo: Vetor, 2009, 11-22.
Santos, S. C. G. Entrevista comportamental aliada aos testes psicológicos na avaliação por competências. In: Pereira, D. F., Badeira, D. R. Aspcetos Práticos da avaliação psicológica nas organizações. São Paulo: Vetor, 2009, 23-38.
Serafini, et al. Avaliando habilidades cognitivas específicas. In: Pereira, D. F., Badeira, D. R. Aspectos Práticos da avaliação psicológica nas organizações. São Paulo: Vetor, 2009, 39-55.
Ribeiro-Bártolo, R. Recrutamento, seleção e integração. In: Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Edições Sílabo, 2020, 494-513.
Bentivi, D. et al. (2022). Recrutamento e seleção: considerações teórico-metodológicas e desafios futuros. In: Carvalho-Freitas, M. N.; Bentivi, D. C. R.; Amorim-Ribeiro, E. M. B.; Moraes, M. M.; Di Lascio, R. H. C. & Barros, S. C. Psicologia Organizacional e do Trabalho Perspectivas Teórico-Práticas (pp. 13-44). São Paulo: Vetor.
-
Texto 4:
Cortez, P. A.; Zerbini, T. Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas organizações (TD&E): estratégias para potencializar competências individuais no trabalho. In: Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Edições Sílabo, 2020, 514-536.
Texto complementar: (livro base para TD&E):
Meneses, P. P. M., Zerbini, T. & Abbad, G. (2010). Manual de Treinamento Organizacional. Porto Alegre: Artmed.
-
Texto 5:
Peixoto, A. L. A., Caetano, A. (2013). Avaliação de desempenho. In: Borges, L., Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Editora Artmed, 528-556.
Texto complementar para Gestão de Desempenho:
Sandall, H.; et al. (2022). Gestão do desempenho profissional em meio a transformações no atual cenário de trabalho. In: Carvalho-Freitas, M. N.; Bentivi, D. C. R.; Amorim-Ribeiro, E. M. B.; Moraes, M. M.; Di Lascio, R. H. C. & Barros, S. C. Psicologia Organizacional e do Trabalho Perspectivas Teórico-Práticas (pp. 45-78). São Paulo: Vetor.
-
Texto 6:
Dutra, J. S. (2001). Gestão do Desenvolvimento e da Carreira por Competência. In J. S. Dutra (Org.), Gestão por Competências: Um Modelo Avançado para o Gerenciamento de Pessoas (pp. 46-69). São Paulo: Editora Gente.
Texto 7:
Plothow, C. B., Hipólito, J. A. (2008). Remuneração por competências. In: Dutra, J. S., Fleury, M. T.; Ruas, R, (Org). Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Editora Atlas, 127-150.
Texto complementar para Gestão de Carreira:
Russo, S. D. & Oliveira, D. A evolução das carreiras: teorias e sistemas. In: Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Edições Sílabo, 2020, 561-577.