Programação
-
-
-
-
Atividades para a aula:
1 - Assistir o vídeo curto sobre Entrevista.
2 - Ler material trechos de entrevista: May, Minayo e Gil
3 - Há materiais complementares: duas aulas do Núcleo de História Oral (NEHO) e material sobre questionário e escalas de atitudes.
-
Atividades para a aula:
1 - Assistir os três vídeos curtos sobre Grupo focal e comunidades de prática.
2 - Preparar o seminário: A turma deve se dividir em 4 grupos e preparar o seminário a ser apresentado a partir dos 4 textos que foram disponibilizados (2 sobre grupo focal e 2 sobre comunidades de prática). Cada grupo deve ler o texto e preparar o seminário em slides, a serem apresentados de modo colaborativo (cada um apresenta um trecho). Incorporar alguma ideia e exemplo dos vídeos assistidos.
3 - Há três materiais complementares para os interessados: um vídeo longo sobre GF online, um texto sobre grupo focal e um texto sobre comunidade de práticas.
-
Objetivos da aula:
Discutir o papel da revisão de literatura na pesquisa e as etapas para a sua construção
Conhecer como organizar referências científicas para compor uma biblioteca pessoal utilizando gerenciadores de referência
Atividade preparatória para a aula:
Assistir o vídeo Revisão de Literatura - Débora Diniz
Link: https://www.youtube.com/watch?v=bot5N7e_uv4Referências:
GIL, A. C. Uso da biblioteca. Métodos e técnicas da Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 2006, p.75-88.
FLICK, U. Leitura e revisão da literatura. In: _____ Introdução à Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 41-51.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Desenvolvimento da perspectiva teórica: revisão de literatura e construção do marco teórico. In: _____ Metodologia de Pesquisa; 5ed. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 73-98.
-
Objetivos da aula
Discutir a revisão da literatura enquanto método de pesquisa
Conhecer os tipos de estudos de revisão de literatura
Conhecer ferramentas de apoio para revisão de literatura e diretrizes para relato destes estudos
Atividade em grupo
Conforme combinamos, faremos uma atividade em grupo durante a aula. Para tanto, cada um precisa pesquisar e estudar sobre o tipo de revisão atribuído ao seu grupo.
Seguem os grupos e temas:
Grupo 1: Revisão de literatura narrativa - Ana Claudia, Bianca, Camila, Paula, Rafaela e Renata
Grupo 2: Revisão de literatura integrativa - Fernanda, Luciene, Lucyla, Mariana e Priscila
Grupo 3: Revisão de literatura sistemática - James, Juliana, Natália, Rodrigo e Suzana
Bons estudos! -
Objetivo da aula:
Discutir métodos visuais em uso nas pesquisas científicas, especialmente, photovoice e mapas corporais narrados.
Atividade preparatória para a aula:
Cada pós-graduando deverá pesquisar e ler um artigo que relate pesquisa que utilizou photovoice ou mapas corporais. Os artigos serão apresentados/comentados em aula.