Aula 6 - Leitura complementar
(i) Cuidados na concepção e teste de instrumentos padronizados de pesquisa
Almeida, C.A. “O Questionário”, in Como são Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião. Rio de Janeiro, Ed. FGV, 2002, cap. 3, pp. 77-100.
Selltiz, C.; Wrightsman, L.; Cook, S.; Kidder, L. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. S.Paulo, EPU – Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 1987, 2ª edição brasileira (coordenadores J. R. Malufe e B. Gatti), vol. 2 (Medidas na pesquisa social), cap. 8 (“Questionários e entrevistas”), apenas os itens contidos nas pp. 25-37.
Medeiros, Marcelo. “Questionários. Recomendações para a formatação”. Textos para Discussão, n. 1063, Brasília, IPEA, janeiro de 2005, pp. 45
Padua, J. “El cuestionario” in Técnicas de Investigación Aplicadas a las Ciencias Sociales. México, Fondo de Cultura Económica e El Colegio de México, 1985, cap. IV, pp. 86-122.
(ii) O desafio de padronizar dados qualitativos: as questões abertas
Selltiz, C. et al. “O estabelecimento de categorias” in Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. S.Paulo, Ed. Herder e Editora da Universidade de São Paulo, 1967, cap. 11 (“Análise e interpretação”), pp. 440-451.
Padua, Jorge. "La pergunta abierta". Tecnicas de Investigación Aplicadas a las Ciencias Sociales. México, El Colegio de Mexico e Fondo de Cultura Económia, 1987, pp 102-104.
Becker, H. "Além das categorias; descobrir o que não se encaixa". In: Segredos e Truques da Pesquisa, Rio, Zahar, 115-144.