Programação
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1.1 Apresentação / A construção do objeto e a coerência lógico-teórica da problemática
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1.2 O desafio da mensuração: a operacionalização de conceitos e os níveis de mensuração. A construção do dado
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2.1 Os desenhos de pesquisa: Quantitativos e qualitativos. Longitudinais e transversais. Censitários e amostrais. Exploratórios, descritivos, explicativos
Entrega da resenha 1:Selltiz, C. et al. “Planejamento de pesquisa”, in Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. S.Paulo, Ed. Herder e Editora da Universidade de São Paulo, 1967, caps. 3 e 4, pp. 57-160.
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2.2 As fontes de dados e o principal tipo de instrumentos de coleta: os surveys
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2.3 As fontes de dados e os principais tipos de instrumentos de coleta: os registros demográficos (censitários e amostrais) e os registros administrativos
Entrega do passo 1: (por grupo) esboço da questão de pesquisa e dos conceitos-chave à luz da literatura já pesquisada. Discussão dos avanços com professor/monitores.
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2.4 O questionário
(i) cuidados na concepção e teste de instrumentos padronizados de pesquisa
(ii) o desafio de padronizar testes qualitativos: as questões abertas
Entrega da resenha 2
Texto de referência: Babbie, E. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999, cap. 7 (“Conceituação e Desenho de Instrumentos”), pp. 189-212.
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3.1 O survey amostral: quando optamos por ele?
3.2 Tipos de desenho amostral: vantagens e desvantagens
Apresentação e entrega por escrito do passo 2: constando de revisão de literatura no tema, ap´resentação da hipótese a ser testada e dos conceitos-chave a serem operacionalizados.
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4.1 Do questionário à matriz de dados: montando bancos de dados e usanto dados secundários
Entrega da resenha 3
Babbie, E. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999, cap. 10 (“Surveys por entrevistas”), pp. 259-279, cap. 11 (“Processamento dos Dados”), pp. 279-301 e cap. 12 (“Pré-testes e estudos piloto”) pp. 303-326.
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4.2 Especificidades do survey: as escalas de mensuração de atitudes e a monbtagem de índices - medindo características complexas
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Prova
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* A confirmar
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4.3 O teste de hipóteses e o controle de variáveis por meio de tabulaçãoes cruzadas: construindo e compreendendo tabelas
Entrega da resenha 4Babbie, E. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999, cap. 13 (Lógica da Medição e da Associação”), pp. cap. 14 (“Construindo e Compreendendo Tabelas”) , pp. 337-363.
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4.4 As análises longitudinais e o acompanhamento da mudança estrutural ao longo do tempo. A análise multivariada e seu uso no estudo das mudanças estruturais. Exemplos extraídos de estudos sociológicos recentes
Mesmas referências bibliográficas da aula 11
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Atividade em grupo supervisionada: finalização do trabalho
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Apresentação do trabalho final