Programação

  • Aula 3 - O diagnóstico da sociologia nascente sobre a modernidade e suas patologias

    Aulas 3 – 20.08.2013

    1.2 – O diagnóstico da Sociologia nascente sobre a modernidade, sua natureza e patologias

    DÜRKHEIM, Emile. “O que é fato social?” In: RODRIGUES, J. (Org.) Émile Dürkheim. Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, Coleção Grandes Cientistas sociais, 1978, pp. 46-52.

    MARX, Karl. “A gênese da mudança social - Forças produtivas e relações de produção”. In: BIRNBAUM, Pierre e CHAZEL, François (orgs.), Teoria Sociológica. São Paulo: Ed. HUCITEC e EDUSP, 1977, pp. 404-5.

    WEBER, Max. “Introdução” In: WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Ed. Pioneira, 1967, pp. 1-15.

    Leituras (apenas) complementares:

    (E que tal se seguirmos lendo esses mesmos autores, observando-os às voltas com caracterizar os seus objetos empíricos ... e fazendo análise sociológica?)

    DÜRKHEIM, Emile. “Introdução.” In: DURKHEIM, E. O suicídio. Estudo de Sociologia. São Paulo, Editorial Presença e Livraria Martins Fontes, 1973, pp. 7-23.

    WEBER, Max. “Filiação religiosa e estratificação social” In: WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Ed. Pioneira, 1967, pp. 19-27.

    MARX, Karl; ENGELS, Friedrich 1984. “A ideologia em geral”. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octavio. (orgs.) Homem e sociedade. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984, pp. 304-317.

  • AULA 7 - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 4 (EM GRUPO)

    (Último exercício orientado, preparando o grupo para a 1a verificação...)

    Alguns importantes autores da Sociologia (como Blumer, Goffman, Homans) descreveram o modo como se organiza a vida e se constroem as ações em sociedade lançando mão de um conjunto de conceitos que foram apresentados na aula passada e dos quais tratam os últimos textos recomendados para a leitura. Dentre esses conceitos se destacam: “situação”, “ator”, “personalidade”, “interpretação”, “representação”, “jogo da informação”, “manipulação de papéis”, “expressão de si mesmo”, “consenso temporário”, “quase-equilíbrio”.

    Parta desses conceitos para, num breve texto, reconstituir o que pensam esses autores sobre o modo como transcorrem as interações na vida social e como ordem e mudança são produzidas.

    Prepare a resposta em grupo durante o horário da aula do dia 24 de setembro, quando a professora estará ausente de São Paulo, participando em Mesa Redonda do Encontro Nacional da ANPOCS. Envie, ao final do dia, a resposta do seu grupo por e-mail para nadya@usp.br

    Lembre que no dia 1 de outubro vindouro teremos a nossa prova. Traga todo o seu material para a classe nesse dia de modo que, havendo possibilidade de consulta,  você tenha tudo consigo.

    Bom trabalho.

    Nadya

  • AULA 8 - PROVA (dia 01.10.2013)

  • AULA 9 - O CORPO PARA AS TEORIAS CLÁSSICAS DA SOCIOLOGIA (TEMA 3.1)

    Vencida a primeira parte, e criado um lastro conceitual comum, com esta aula 9 iniciaremos a segunda parte do programa da disciplina.

    Nesta Parte II nossa atenção estará voltada para o tema da construção social do corpo.

    Nela procuraremos flagrar os conceitos e o modo de refletir praticado na Sociologia em particular, e nas Ciências Sociais de maneira mais geral, privilegiando, através do foco no tema da construção social do corpo, a interface entre indivíduo, cultura e sociedade.

    Esta primeira aula da Parte II terá um caráter introdutório e lidará ainda com o tema das teorias classicas da Sociologia, vistas agora em seu silêncio no que concerne ao tema do corpo e da corporeidade. Por isso mesmo, ela será tocada, ainda, com uma participação mais ativa da professora. Nas aulas subsequentes, a participação dos alunos será mais ativa e, em cada aula, sempre mais de um grupo se mobilizará, trazendo, para debate, questões relevantes que destacou, seja da leitura obrigatória, seja da leitura de aprofundamento.

    Espera-se que as leituras que serão feitas ao longo da Parte II possam apoiar os grupos no preparo do trabalho final.

     Para a aula 9, do dia 8/10/2013, será a seguinte a cota de leitura

    Leitura obrigatória comum:

    BRETON, David. A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, “Introdução” (pp. 7-13) e cap. I – “Corpo e Sociologia: etapas” (pp. 15-23).

    Leitura de aprofundamento:

    BRETON, David. A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, Cap. II – “Sobre algumas ambigüidades” (pp. 24-31), cap. III – “Dados epistemológicos” (pp. 32-38) e cap. VII - “Estatuto da sociologia do corpo”(pp. 92-94).

  • AULA 10 - CORPO, ESTIGMA E IDENTIDADE (TEMA 3.2)

    OS ALUNOS SE AUSENTARAM NO DIA 15/10 PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA.

    POR ISSO, A AULA 10 TEVE LUGAR NO DIA 22/10

    Aula 10 – 22.10.2013

    Nesta aula, nosso trabalho se organizará em 3 movimentos:

     1. Inicialmente introduzirei expositivamente o tema, sublinhando (em continuidade ao que fiz na conclusão da última aula) o foco do interesse neste dia.

    2. Em seguida, o Grupo 07 proporá questões para debate a partir da sua leitura e reflexão com respeito ao texto obrigatório. A classe refletirá juntamente com o grupo.

    3. Finalmente, os Grupos 08 e 06 farão o mesmo com os textos-exemplo, apresentados abaixo como leituras de aprofundamento. A classe refletirá juntamente com os grupos.

    Lembro que os grupos devem me entregar, por escrito, o que apresentarão em classe nesse dia.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Leitura obrigatória comum:

    GOFFMAN, Erving. "Estigma e identidade social". In:  Estigma. Notas sobre a manipulação de uma identidade deteriorada.  LTC Editora. 4º Edição. Rio de Janeiro, 1981, pp. 5-37

    Leituras de aprofundamento:

    GUIMARÃES, Antonio Sergio A. “O insulto racial: as ofensas verbais registradas em queixas de discriminação”. Estudos Afro-Asiáticos, n. 38, dezembro de 2000.

    SCHPUN, Monica Raissa. « Corpo versus texto. Margarethe Levy e Aracy de Carvalho : entre a Alemanha nazista e o Brasil da Era Vargas ». In : Arend, Silvia Maria F. ; Pedro, Joana Maria e Rial, Carmen Silvia de M. (org.). Diásporas, mobilidades e migrações, Ilha de Santa Catarina: Ed. Mulheres, 2011, pp. 79-101.

    PUPPIN, Andrea Brandão. “Da atualidade de Goffman para a análise de casos de interação social: deficientes, educação e estigma”.Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 80, n. 195, maio-agosto de 1999, pp. 244-261.

  • AULA 12 - ETIQUETA CORPORAL, GESTUALIDADE E REPRESENTAÇÕES

    Aula 12 – 05.11.2013

    3.4 – Etiqueta corporal, gestualidade e representações

    Nesta aula, nosso trabalho, como nas demais aulas da Parte 3, se organizará em 3 movimentos:

     1. Inicialmente introduzirei expositivamente o tema, sublinhando (em continuidade ao que fiz na conclusão da última aula) o foco do interesse neste dia.

    2. Em seguida, os Grupos 02 e 06 proporão questões para debate a partir da sua leitura e reflexão com respeito ao texto obrigatório. A classe refletirá juntamente com o grupo.

    3. Finalmente, os Grupos 04 fará o mesmo com os textos-exemplo, apresentados abaixo como leituras de aprofundamento. A classe refletirá juntamente com os grupos.

    Lembro que os grupos devem me entregar, por escrito, o que apresentarão em classe nesse dia.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Leitura obrigatória comum:

    BRETON, David. “Campos de pesquisa 1: Lógicas sociais e culturais do corpo”.  In A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, cap. IV, pp. 39-61.

    Leituras de aprofundamento (para os grupos):

    FREITAS, Ricardo. “Corpo e Consumo: A Estética Carioca”, in N. Villaça, F. Góes & E. Kosovski (orgs), Que Corpo é Esse? Novas Perspectivas. Rio de Janeiro, Mauad, 1998, pp. 122-131.

    HEILBORN, Maria Luiza. Entre as tramas da sexualidade brasileira. Revista Estudos Feministas. [online]. 2006, vol. 14, no. 1, pp. 43-59.

    CASTRO, Ana Lúcia. Culto ao corpo e sociedade: mídia, cultura e estilos de vida. São Paulo: Annablume, 2003, cap. I  - “O mercado da beleza e da boa forma: a materialidade do culto ao corpo”(pp. 35-44) e Cap. II – “Mídia, sociedade e corporeidade” (pp. 45-64). 

  • AULA 13 - O CONTROLE POLÍTICO DO CORPO

    Aula 13 – 12.11.2013 

    3.5 – O controle político do corpo

    Nesta aula, nosso trabalho, como nas demais aulas da Parte 3, se organizará em 3 movimentos:

     1. Inicialmente introduzirei expositivamente o tema, sublinhando (em continuidade ao que fiz na conclusão da última aula) o foco do interesse neste dia.

    2. Em seguida, o Grupo 08 proporá questões para debate a partir da sua leitura e reflexão com respeito ao texto obrigatório. A classe refletirá juntamente com o grupo.

    3. Finalmente, o Grupo 02 fará o mesmo com os textos-exemplo, apresentados abaixo como leituras de aprofundamento. A classe refletirá juntamente com os grupos.

    Lembro que os grupos devem me entregar, por escrito, o que apresentarão em classe nesse dia.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Leitura obrigatória comum:

    BRETON, David. “Campos de pesquisa 3: O corpo no espelho do social”.  In A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, cap. VI, pp. 77-91.

    Leituras de aprofundamento (para os grupos):

    FOUCAULT, Michel. Os Corpos Dóceis. In: Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 125-152.

    FOUCAULT, Michel. Poder – Corpo. In: Microfísica do Poder. Rio: Graal, cap. IX, pp. 145-153.

    FERREIRA, Jacqueline. O corpo sígnico. In: Alves, Paulo César; Minayo, Maria Cecília. Saúde e Doença. Um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1998, pp. 10-111.

    Leitura completamente opcional (que secundará a introdução expositiva ao tema da aula, por Nadya Araujo Guimarães):

    BOLTANSKI, Luc. “Os usos sociais do corpo”. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

  • AULA 15 - AS RELAÇÕES SOCIAIS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE CUIDADO

    Nesta aula, nosso trabalho, como nas demais aulas da Parte 3, se organizará em 3 movimentos:

     1. Inicialmente introduzirei expositivamente o tema, sublinhando (em continuidade ao que fiz na conclusão da última aula) o foco do interesse neste dia.

    2. Em seguida, o Grupo 04 proporá questões para debate a partir da sua leitura e reflexão com respeito ao texto obrigatório. A classe refletirá juntamente com o grupo.

    3. Finalmente, o Grupo 03 fará o mesmo com os textos-exemplo, apresentados abaixo como leituras de aprofundamento. A classe refletirá juntamente com os grupos.

    Lembro que os grupos devem me entregar, por escrito, o que apresentarão em classe nesse dia.

    Eis os textos indicados, que estão disponíveis em nosso ambiente Moodle:

    Aula 15 – 26.11.2013

    3.7 – As relações sociais no exercício das profissões do cuidado

    Leitura obrigatória comum:

    SOARES, Ângelo. As emoções do care. In: Helena Hirata e  Nadya Araujo Guimarães (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. S.P.: Atlas, 2012, pp. 44-60.

    Leituras de aprofundamento:

    ZELIZER, Viviana. A economia do care. In: Helena Hirata e  Nadya Araujo Guimarães (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. S.P.: Atlas, 2012, pp. 15-29.

    HOCHSCHILD, Arlie. Nos bastidores do livre mercado local: babas e mães de aluguel. In: Helena Hirata e  Nadya Araujo Guimarães (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. S.P.: Atlas, 2012, pp. 185-2000.

    PARREÑAS. Rhacel Salazar. O trabalho de care das acompanhantes. Imigrantes filipinas em Tóquio. In: Helena Hirata e  Nadya Araujo Guimarães (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. S.P.: Atlas, 2012, pp.201-215

    Leitura completamente opcional (que secundará a introdução expositiva ao tema da aula, por Nadya Araujo Guimarães):

    RIBAULT, Thierry. Cuidadoras domiciliares: que tipo de profissionalização? In: Helena Hirata e  Nadya Araujo Guimarães (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. S.P.: Atlas, 2012, pp.119-132

  • PLANILHA RETIFICADA COM RESULTADOS FINAIS

    A planilha anexa contem a retificação dos resultados divulgados em 21 de dezembro passado.

    Para tal, tomei em conta a nossa regra inicial (constante do programa da disciplina) pela qual o cômputo da nota final seria feito considerando uma média ponderada onde a prova teria peso 4, o trabalho final peso 4 e a participação dos grupos em classe, na parte 3, peso 2. Na planilha divulgada no dia 21/12 a nota final foi uma média aritmética simples entre as notas da prova e do trabalho.

    Com essa retificação, todos os alunos tiveram sua nota elevada; o benefício foi proporcionalmente maior para aqueles que haviam tido notas mais baixas na prova e/ou no trabalho. Feita a retificação, nenhum aluno estará mais obrigado a fazer prova de recuperação.

    Esses resultados já se encontram no Jupiter e serão validados por mim na próxima 5a feira, dia 9 de janeiro. Se até lá algum de vocês notar algum equívoco, por favor, entre em contato comigo pelo email nadya@usp.br