Instruções gerais para a atividade avaliativa

  •  Poderá ser realizado individualmente ou em grupo (até 6 alunos), com integrantes de diferentes turmas ou não. Será a única avaliação da disciplina durante o semestre.

Muito importante! Se você quiser realizar a atividade em grupo mas não tem um, coloque seu nome e dados na planilha para encontrar outros colegas. A ordem dos grupos será considerada para a ordem das orientações ao fim do semestre: https://docs.google.com/spreadsheets/d/158pyFzEE7hqadWU4GSWJdPeMUrjhpiU-gi6WTu7KXLQ/edit?usp=sharing

 

  •  A entrega está prevista para o dia 10 de julho, mas quem terminar antes, pode enviar antecipadamente: em PDF, para o e-mail do professor (msantiago@usp.br) e não há limite de páginas; o trabalho vale 12 pontos + 2 pontos do item bônus, o que significa mais chances de tirar 10 na média final.

 

  • A transcrição fonética deverá ser desenvolvida de forma legítima, ou seja, compreendendo as variações linguísticas conforme o áudio (recomendado o uso de fones de ouvido). A transcrição grafemática deve acompanhar linha por linha a transcrição fonética e considerar as singularidades morfossintáticas do falante. Nesta etapa, não é necessário utilizar //, <> ou separar sílabas.

 

  •   Apoio/Legenda de sinais para o corpo do trabalho:

- Quando tratar de grafemas/letras, utilizar <> (exemplo: <b> = letra b).

- Quando tratar de fonemas, em uma discussão fonológica, utilizar // (exemplo: /b/ = som de b).

- Quando tratar de fones, em uma discussão fonética, utilizar [] (exemplo: [b] = som do fonema /b/, produzido pelo falante como [b]. O falante pode produzir [v] para se referir ao /b/).

 

  •  As respostas da avaliação, que serão construídas a partir da pesquisa nas bibliografias e explicações em aula, devem ser apresentadas em formato de um artigo científico (com resumo, introdução, desenvolvimento, considerações e a transcrição anexada), não em itens. Está disponibilizado um modelo da estrutura neste mesmo tópico do Moodle.