Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Thiago

Turma:

7B

 

Atividade:

Detergente da Digestão

Plano de Aula:
Na próxima aula irei retomar o experimento anterior (pois alguns alunos não conseguiram fazê-lo de forma adequada). Irei novamente trabalhar com detergente, água e óleo, tentando mostrar que o papel que o detergente faz é semelhante com um de nossos órgãos ( o fígado).
Pretendo comentar essa relação no fim da aula para deixar clara para todos. 
Como essa aula será mais curta (estou esperando que seja), planejo discutir com a turma sobre a feira de ciências e deixar certo qual será a experiência que eles apresentarão.
Tenho em mente que a experiência da aspirina é "simples" para eles explicarem e interessante, irei propor essa, caso eles aceitem provavelmente iremos trabalhar com essa experiência.
Irei entregar nessa aula o filme "Juno" que a professora pretende passar para os alunos durante a semana.

 

Roteiro: Documento do Word 2007 detergente.docx

Nome:

Jean

Turma:

6A

Atividade:

O Ímã da Terra

Plano de Aula:

Neste experimento, tentarei levar aos alunos os conceitos por trás do magnetismo da Terra, a diferença entre pólo magnético e geográfico, e suas implicçãoes. Para isto, eles montarão um pequeno esquema que represente a Terra, com seus respectivos ímãs, onde eles analisarão a mudança de posição dos ímãs e se o que ocorre com essas mudanças representa ou não o que acontece com a Terra.

Roteiro: Documento Word EMEF Desembargador Amorim Lima O ímã da Terra.doc

Nome:

Jean

Turma:

8A

Atividade:

Extração de DNA

Plano de Aula:

O intuito desse experimento, além de fazê-los se familiarizar com o conceito de DNA e o que ele representa, é de ver na prática que uma coisa extremamente pequena e que eles só ouvem falar na tv ou intenet é de fácil visualização por meio de um microscópio. Eles passarão por todo o processo de obtenção da pasta do alimento em estudo ( no caso uma banana), e depois no fim, verão no microscópio o resultado de seu trabalho em aula: o DNA da banana em meio ao líquido.

Espero que esse experimento chame a atenção deles para começarem a ter uma visão mais científica das coisas, ou seja, mais curiosa e mais questionadora, sem simplesmente aceitar o que lhes é dito e mostrado.

Roteiro: Documento Word Extração de DNA.doc

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Turma:

7º e 9º anos

Atividade:

Conversa sobre a Feira de Ciências

Plano de Aula:

Objetivos: Verificar se os alunos de ambas as séries têm interesse em montar uma feira de ciências e incentivá-los quanto a isso.

Dinâmica da atividade: Iniciaremos a aula perguntando aos alunos se eles desejam realizam uma feira de ciências no final desse mês. Para tanto, iremos motivá-los mostrando que a feira é um ótimo momento para terem autonomia para pesquisarem temas que os interessem e mostrá-los ao resto da escola e comunidade. Quanto à organização de grupos, daremos liberdade para eles escolherem da forma que quiserem. Faremos também um brainstorming sobre experiências ou assuntos que os alunos gostem. Caso mesmo eles não consigam se lembrar de algum experimento, vamos mostrar uma série de opções que levaremos na escola nessa visita, tais como: xilofone de garrafas, foguetinho de garrafa pet, ilusões de ótica, íma + limalha de ferro, cromatografia, equilíbrio com velas, a bexiga que não estoura etc. 

Respostas esperadas: Espera-se que os alunos sejam capazes de, ao final da exposição, escolherem um tema intressante para expor na feira.

 

Na próxima aula, daremos continuidade à organização da feira, auxiliando os alunos na montagem e tirando dúvidas quanto às explicações dos fenômenos envolvidos.

Roteiro:

Nome:

Bruno Ting

Turma:

8B

Atividade:

Sistema imunológico

Plano de Aula:

Nesta aula será apresentado um video retirado da internet sobre sistema imunológico. A professora Solange já foi avisada do plano de aula e desta vez ela disse que estava tudo OK, a menos de uma pergunta do roteiro que terá que ser alterada.

Após os alunos assitirem ao vídeo, que tem aproximadamente 15 minutos, eles devem sentar em grupos e responder às questões do roteiro.

O vídeo foi escolhido de forma que não fosse muito longo e nem possuísse uma linguagem muito complexa para o ensino fundamental de forma que não ficasse muito enfadonho, pois sei que é difícil de prender a atenção deles. Escolhi assim um vídeo em que um grupo de estudantes simulava de maneira bem humorada a ação do sistema imunológico quando da entrada de um antígeno no corpo.

No roteiro deixei bem claro para que os alunos não se preocupassem em decorar todos os nomes que aparecem no vídeo, já que a intenção da aula é apenas entender o mecanismo geral da ação imunológica. Espera-se assim que, ao final da aula, os alunos consigam entender o funcionamento, de uma maneira sucinta, do sistema imunológico.

 

Roteiro: Documento do Word 2007 Sistema Imunológico.docx

Nome:

Adolfo e Hamilton

Turma:

8º e 6º ano

Atividade:

preparação da feira de ciências

Plano de Aula:

Essa semana iremos levar a proposta da feira de ciências para eles; levaremos os materias das experiências passadas e pensamos em propor a formação de grupos para participação da feira. Estamos levando as experiências que ja foram feitas porém planejamos deixar aberta a possibilidade de alguma atividade que não tenha sido desenvolvida mas que eles se interessarem em fazer, desde que esteja dentro do conteúdo discutido.

Roteiro:

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza

Mariana Cardoso Menquinelli

Turma:

6ª e 8ª

Atividade:

6ª - Energia dos alimentos

8ª - Dilatação Volumétrica

Plano de Aula:

6ª série - Energia dos alimentos

Primeiro iniciaremos uma discussão acerca do tema calorias nos alimentos para ver qual a opinião geral sobre o que significa e se há a preocupação em notar esse tipo de informação durante a compra/consumo dos alimentos.

Em seguida distribuiremos o material com a ficha a ser preenchida durante a experiência e levantaremos a questão do que os alunos acham que é mais calórico, o feijão ou o amendoim.

Passadas as instruções de segurança (pois a experiência prevê contato com fogo) iniciaremos a experiência e ao final faremos uma discussão sobre a energia contida nos alimentos e como nosso corpo precisa dela para exercer as funções diárias.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

8ª série - Dilatação Volumétrica

Primeiro vamos preparar o que será utilizado (água quente e água fria) distribuir os balões e garrafas para o preparo da experiência.

Os alunos então devem executar o passo a passo (colocando a garrafa com a bexiga na agua quente e na água fria e observar o que ocorre nos dois casos)

A partir daí falar sobre pressão e como o aumento e redução de volume do balão está relacionado com o calor transmitido pela água.

Se possível em seguida, falar da questão da agitação das moléculas nas duas situações e como isso influencia o volume que o gás ocupa.

Roteiro:

Nome:

Mariana De Marchi e Walter Leopoldo

Turma:

9A

Atividade:

Exposição de experimentos

Plano de Aula:

Atividade

Exposição de experimentos

Objetivos

Mostrar aos alunos diversas sugestões de experimentos que podem ser feitos e apresentados durante a feira de ciências da Escola.

Dinâmica da atividade

                - Montagem dos experimentos (estagiários).

                - Demonstrações e explicações.

                - Divisão dos grupos para a feira.

Possíveis dificuldades

Pode ser que os alunos não entendam alguns experimentos, visto que nem todos os assuntos já foram abordados com eles.

Roteiro: