Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruno W. Ting

Turma:

8B

Atividade:
Plano de Aula:

O intuito deste experimento é que os alunos entendam como é o funcionamento do detergente e como ele pode atuar na digestão, através da bile. Para tanto serão usadas três provetas, todas com água e óleo. A primeira tarefa será observar que de fato água e óleo não se misturam. Um desafio de se misturar os dois pode ser lançado e espera-se que os alunos percebam que mesmo agitando-se freneticamente uma das provetas, após um pequeno período de repouso a água a e o óleo voltam a formar duas fases.

Nas outras duas provetas será colocado detergente, mas em apenas umas delas irá se agitar os conteúdos. Na proveta não agitada espera-se que os alunos percebam que nada ocorreu, mas que na proveta agitada houve uma grande mudança, havendo a formação de uma única fase e espuma.

A ideia é então discutir os resultados do experimento, procurando explicar porque a água e o óleo não se misturam e como é a estrutura do detergente, que faz com que ele, de certa forma, façam os dois primeiros se misturarem. Por fim, será citado o exemplo da bile, que é um detergente natural do corpo humano e que está profundamente relacionado com a digestão de gorduras. O experimento em si é curto com o intuito de, novamente, abrir mais tempo para as discussões.

Roteiro: Documento Word Roteiro 7.doc

Nome:

Sofia, Gabriela e Natasha

Turma:

7º Ano

Atividade:

Jogo da Fecundação

Plano de Aula:

Por sugestão da prof. Wilma, continuaremos com a série de atividades sobre o tema reprodução, já que os professores estão trabalhando um projeto sobre sexualidade com os sétimos anos. 

 

Objetivos: Verificar se os alunos adiquiriram a linguagem adequada sobre o tema, apresentada a eles na última aula.

Dinâmica da atividade: A sala será dividida em dois grupos. Entregaremos para eles o tabuleiro do jogo, as fichas e as moedas, que servirão como dados. Caso o aluno caia em alguma casa dos "cartões-desafios", pediremos que ele responda a questão no roteiro entregue a eles.

Respostas esperadas: Espera-se que o aluno seja capaz de pesquisar no livro e no cartaz as denominações que devem ser completadas nas atividades. Algumas respostas podem trazer dúvidas e, por isso, o estudante contará com o apoio das estagiárias.

Avaliação: Checagem das respostas do passatempo e acompanhamento da discussão mantida entre os alunos.

Roteiro: Documento do Word 2007 jogo da fecundação.docx

Nome:

Sofia, Gabriela e Natasha

Turma:

9º Ano

Atividade:

Periscópio

Plano de Aula:

Nessa aula, continuaremos com a análise de óptica, iniciado nas últimas aulas.

Objetivos: A cosntrução de um periscópio, além do entendimento do que ocorre com os raios de luz em espelhos planos.

Dinâmica da atividade: A sala será organizada em grupos. A primeira parte do roteiro consiste em uma atividade em duplas, onde os alunos entenderão os espelhos planos. Em seguida, ocorrerá a montagem do periscópio. No final do roteiro há questões pertinentes a ambas as partes, permitindo que os alunos entendam como funciona o periscópio.

Respostas esperadas: Espera-se que o aluno de entender a função do periscópio, além de seu funcionamento. Algumas perguntas podem trazer dúvidas e, por isso, o estudante contará com o apoio das estagiárias.

Avaliação: Checagem das respostas e acompanhamento da discussão mantida nos grupos.

Roteiro: Documento do Word 2007 7Roteiro_Periscopio (1).docx

Nome:

Thiago Curi Malaguetta

Turma:

7B

Atividade:

Piramide alimentar

Plano de Aula:
Nessa aula eu fiz um roteiro extremamente simples com perguntas diretas e simplistas como a professora havia pedido. Fiz uma ativida simples porém espero com ela conseguir prestar atenção deles mas principalmente que eles consigam guardar alguma importância da pirâmide alimentar por mais risória que seja.

 

Roteiro:

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza e Mariana Cardoso Menquinelli

Turma:

6ª e 8ª séries

Atividade:

O corpo humano pelo microscópio

Plano de Aula:

6ª série:

Objetivo: Discutir ampliação e, aproveitando que a turma está aprendendo sobre o corpo humano, observar diferentes tecidos no microscópio.

 

Para isso os roteiros serão distribuídos entre os alunos que, em grupo, deverão escolher de uma lista quais tecidos gostariam de observar. Após a observação os alunos devem anotar qual ampliação foi feita e fazer um desenho do que observaram. Depois dessa etapa os alunos devem comparar os desenhos e discutir o que viram.

 

8ª série:

Bomba de gelo seco

Objetivo: Discutir transformação de energia química e expansão dos gases.

Este experimento foi levantado na aula anterior com os alunos em uma discussão que fizemos sobre quais experiências eles gostariam de fazer.

Primeiramente deve ser feita uma discussão com os alunos a respeito do material que será usado, o gelo seco. Realizaremos a experiência e em seguida cada grupo deve discutir entre si e elaborar um esquema com desenho e texto para explicar o que aconteceu.

Roteiro: Documento do Word 2007 Microscópio.docx

Nome:

Jean

Turma:

8A

Atividade:

O Detergente da Digestão

Plano de Aula:

Neste experimento, os alunos tentarão compreender como é feita a digestão das "gorduras" em nosso corpo, por meio de um experimento simples no qual eles verão como a água e o óleo não se misturam sozinhos, onde somente pelo intermédio do detergente, ou seja, do líquido biliático, eles se misturam e podem ser digeridos corretamente.

Roteiro: Documento do Word 2007 Cópia de OF5 - 7a.AMORIM - O detergente da digestão-aula 2.docx

Nome:

Jean

Turma:

6A

Atividade:

Dia e noite

Plano de Aula:

Nesta aula, os alunos entenderão os princípios do movimento de rotação da Terra, como e quando é dia em um determinado lugar e noite em outro, noções dos pontos cardeais e sua utilização para saber onde o Sol nasce e se põe. Tudo isso por meio de uma maquete que eles mesmos montarão, o que tornará a visualização mais fácil e dinâmica.

Roteiro: Documento Word Cópia de 2012_OF07_AM_5a_Dia_e_noite_estações_ano.doc

Nome:

Mariana De Marchi e Walter Leopoldo

Turma:

9A

Atividade:

Perisópio

Plano de Aula:

Atividade

Peri...o quê?

Objetivos

Fazer com que o aluno consiga entender os princípios básicos da reflexão da luz.

Dinâmica da atividade

                - Organização dos alunos: grupos de 3 ou 4.

- Primeiro momento: entrega dos roteiros, resposta das primeiras perguntas.

- Segundo momento: montagem do periscópio.

- Terceiro momento: realização da parte final da atividade (análise das imagens obtidas pelo pericópio).

Possíveis dificuldades

Não entender os princípios envolvidos; dificuldades na montagem.

Respostas esperadas

Espera-se que os alunos continuem avançando com os conceitos relacionados à propagação da luz, observando agora o fenômeno da reflexão.

Avaliação

Checagem conceitual das respostas, discussão da atividade com os alunos e observação de suas reações ao realizarem o experimento.

Roteiro: