Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Eusébio Adão/ Henrique Furia Silva/

Dhienes Rocha Moura Quirino

Turma:

3ºB e 3ºC

Atividade:

Objetivo: Verificar o consumo anual de energia elétrica e estimar a potência dos equipamentos instalados na residencia, comparando com os colega. Calcular os impostos referentes ao histórico de consumo.

Plano de Aula:

Pré-requisitos: os alunos devem saber calcular a potência elétrica

( P = V.I ), e o consumo de energia de cada equipamento.

Dinâmica da aula: 1) Apresentação da atividade e entrega de um questionário referente ao experimento. 2) Organização dos alunos: os alunos devem formar grupo de 5 alunos.

Conteúdo: Os alunos devem ter uma conta de luz e uma calculadora simples etc.

Procedimento: Os alunos iram fazer medidas e observações, observar  a potência de cada equipamento, para depois calcular o consumo de energia. E através da conta de luz, eles poderam observar a forma de cobrança feita pela distribuidora de energia e os impostos cobrados etc.

Conclusão: Os alunos poderam conferir, o consumo de energia mensal e o valor cobrado pela distribuidora de energia, e os impostos, poderam conferir também que quanto mais se consome energia mais se paga por ela.

Resultado esperado: Fazer com que o aluno entenda, como que e´ feito os calculos pela distribuidora de energia elétrica e concientiza-lo da importância da economia do consumo elétrico.

 

Roteiro: Documento Word 2013-09-09_3BC+3DA_Consumo_v3-2.doc

Nome:

Patricia e Priscila

Turma:

1º I

Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro: Documento PDF planejamento.pdf

Nome:

Bruna Alves e Stevan Olegário

Turma:

5 C e E

Atividade:

O escoamento da água em tipos de solo diferente

Plano de Aula:

As turmas irão avaliar a velocidade do escoamento da água em tipos de solo diferente.

Eles irão utilizar as amostras de diferentes tipos de solo que eles colheram na última aula e com um "funil" eles vão verificar as diferentes velocidades de escoamento que vai depender do tipo de solo que eles estão utilizando.

Levaremos as turmas para o pátio da escola, onde eles terão acesso à agua e também tem o efeito do "sair da sala de aula".

Como dito no relato anteriormente, os roteiros estavam sem significado pra eles e pra nós, portanto, eles terão uma folha de sulfite para escrever o tipos de misturar que estão fazendo e o que eles observaram.

Exemplo:

"Misturei terra preta com areia e a água passou de tal forma"

Vamos pedir que eles façam diversas misturas, pra isso, estamos levando também argila, para que ajude nas mistures.

A idéia é que eles observem o que esta acontecendo e relatem com as próprias palavras, sem formalidades e coisas que eles não entendem.

Materiais Utilizados: 100 folhas sulfite, Garrafas pet cortadas para o funil, colheres, argila e as amostras colhidas por eles mesmos.

 

Roteiro:

Nome:

Adriana, Caio, Edson e Mariana

Turma:

2º I

Atividade:

Quase um cavaquinho

Plano de Aula:

O plano de aula postado no sexto item serviu de apoio para as duas semanas de trabalho na escola.

Roteiro:

Nome:

Cassiano, Claudemir e Eduardo

Turma:

2°F

Atividade:

"Quase um Cavaquinho" parte 2

Plano de Aula:

O Plano de aula enviado na aula anterior compreende em um experimento planejado para duas aulas, no entanto serve como continuação para este plano de aula.

Roteiro:

Nome:

Rosangela

Turma:

1º H

Atividade:

Circuito de bolinhas - Parte 2 - roteiro adaptado

Plano de Aula:

Obs.: O plano de aula postado na 6ª visita foi preparado para duas semanas.

 

Roteiro:

Nome:

André Luiz e Fernando Santos

Turma:

2 G

Atividade:

Conceitos de Mecância.

Plano de Aula:

Obs.: O plano de aula postado na 6ª visita foi preparado para duas semanas

Roteiro: