Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°B e 1°D

Atividade:

Flutua ou afunda

Plano de Aula:

Plano de aula 8

 

Experimento: Flutua ou afunda?

 

Objetivo:Investigar o que leva um corpo a flutuar fazendo-os compreender o conceito densidade (relação entre massa e volume).

 

Duração da aula: 50 minutos

 

Divisão da turma: 5 grupos com 6 integrantes.

 

Dinâmica da aula: No início da aula discutiremos conceitualmente porque os materiais flutuam ou afundam. Apresentaremos os materiais e perguntaremos quais afundam e quais não, iniciando uma gincana, para dar um “reforço positivo”, que auxiliará o interesse dos alunos pelo experimento (visto que cada componente do grupo vencedor ganhará um chocolate).  (15 minutos)

 

Também citaremos como a tensão superficial se relaciona com o afundamento ou não de um objeto (por que o mosquito não afunda?). (3 minutos)

 

Resolução do roteiro (20 minutos)

 

Assim que concluírem o roteiro relacionaremos o estudado ao cotidiano, como a explicação de porquê os navios não afundam (como no Titanic). (7 minutos)

 

Avaliação: Resolução do roteiro e participação nas discussões.

Roteiro: Documento Word roteiro 6.doc

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Atividade:

FORÇA DE LORENTZ E MOTORES ELÉTRICO E HOMOPOLAR

Plano de Aula:

Objetivos:

Esta aula tem, como principal objetivo, que os alunos adquiram uma noção sobre como aparece e como atua a Força de Lorentz, e como ela pode ser útil na construção de motores.

Pré-requisitos:

- Leitura do roteiro do experimento, entregue logo no início da feitura do experimento;

- Disposição para o trabalho coletivo, uma vez que o material do experimento deverá ser manipulado simultaneamente por mais de um aluno;

- Noções básicas sobre a estrutura de imãs, sobre linhas de campo magnético, e sobre a existência de polos magnéticos; noções básicas sobre Força de Lorentz, 

- Noções básicas sobre correntes elétricas e sobre força eletromotriz de pilhas;

- Habilidade manual básica para manipular os materiais utilizados e para confeccionar alguns desenhos esquemáticos;

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: informar rapidamente aos alunos sobre a natureza do experimento e seus objetivos, explicando que os alunos deverão se separar em grupos, ler um roteiro de um experimento e segui-lo, realizando passo a passo as orientações do roteiro e respondendo as questões propostas.

2) Organização dos alunos: condução dos alunos até o laboratório de ciências. Separação dos alunos em 6 grupos, já que dispomos de 6 kits do experimento. Fornecimento de um roteiro do experimento por grupo.

3) Comanda (enunciado) da atividade: reafirmação de reforço sobre a natureza do experimento e de seus objetivos, bem como leitura coletiva do início do roteiro do experimento, para que alunos se atentem para a existência de cada mateiral pertencente ao kit, e para que, eventualmente, sejam levantadas dúvidas iniciais dos alunos.

4) Possíveis dificuldades: dificuldade em manter os motores em funcionamento, devido à instabilidade e à sensibilidade do aparato experimental, que depende fortemente de todas as condições (distância e posição do imã, orientação dos fios, intensidade de força eletromotriz da pilha) estarem bem ajustadas; dificuldade de compreensão das relações entre corrente elétrica, campo magnético e força de Lorentz, dadas pela relação F = q . (E + v x B), particularmente ao que se refere ao produto vetorial v x B, que impõe ao aluno a necessidade de uma visão espacial mais elaborada, capaz de fazê-lo enxergar as diferentes direções que possuem a corrente elétrica, o campo magnético, e a força gerada pelo campo magnético nas cargas em movimento.

5) Respostas esperadas: que os alunos consigam montar os motores e fazer com que eles funcionem; que consigam perceber a dependência da intensidade de campo magnético com a distância ao imã; que compreendam que a inversão de sentido do campo magnético implica numa inversão na direção da força magnética nas cargas elétricas; que consigam representar os vetores corrente, campo magnético e força, tanto para o motor elétrico quanto para o motor homopolar.

6) Fechamento e síntese: ao final do experimento, além de responderem às questões do Roteiro, os alunos devem apresentar para a equipe e para os demais alunos os seus resultados e as respostas que obtiveram, para que eventuais diferenças entre respostas possam fomentar uma discussão que envolva todos os alunos presentes.

7) Avaliação: as próprias respostas às questões colocadas no roteiro do experimento serão utilizadas como meio de avaliação da compreensão dos alunos a respeito dos fenômenos envolvidos; o desempenho e o envolvimento dos alunos, durante a execução do experimento, será observado e avaliado pela equipe de professores; a capacidade de apresentar questões e respostas envolvidas com sitauções e problemas que ocorrerem durante o experimento.

Roteiro: Documento Word 6_força_de_lorentz_e_motores.doc

Nome:

Vera Carneiro Braga de Oliveira

Turma:

1a. série F - EM

Atividade:

Experimento 6: Arranque e Trombada

Plano de Aula:

Objetivo Específico:

Continuar o estudo sobre colisões, introduzir os conceitos de energias cinética e potencial. Diferenciar o tipo de colisão. Reconhecer energia cinética e sua unidade.

Pré-requisitos:

Consultar a pesquisa sobre tipos de colisão; Saber representar as forças vetoriais; Identificar os movimentos horizontal e vertical.

 

Dinâmica da aula:

A) Apresentação: Ler o roteiro, apresentar o material, explicar a importância da moeda, observar coletivamente o experimento.

B) Organização: Os alunos deverão estar em grupos de 4 ou 5. Cada grupo deverá pegar o kit do material e receber o roteiro para fazer os registros.

C) Possíveis Dificuldades: Dificuldade de identificar o tipo de colisão, conceituar energia cinética e sua unidade, identificar as forças horizontal e vertical e representar no roteiro. Entregar o roteiro preenchido no final da aula.

 

 

 

 

Roteiro: Documento Word Exp_6_Arranque e Trombada.doc

Nome:

Guilherme e Luis

Turma:

1º N e 1º O

Atividade:

Puxando o carrinho - Parte I

Plano de Aula:

Objetivo

A aula se trata da construção do conceito de Trabalho. Esse foi o assunto que o professor Rafael nos pediu para tratar. Porém, não sabemos até onde ele foi em suas aulas. Por isso a experiência não faz suposições sobre algum conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Iremos ao longo de duas aulas (esse e o próximo experimento) construir a idéia de trabalho.

Dinâmica de aula

Apresentação de atividade: distribuição e explicação do roteiro. O roteiro possui exercícios simples, e tem uma atividade final a ser feita em conjunto por todos.

Organização dos alunos: na última aula, apareceram muito menos alunos do que no semestre anterior. Não sabemos se foi algo pontual ou se realmente as turmas diminuiram. Os grupos costumam ser de 5 alunos.

Respostas esperadas: Os primeiros exercícios necessitam de uma certa reflexão por parte dos alunos alem da realização da atividade proposta. Mas não devem trazer muitas dificuldades. A atividade com toda a sala pode ser mais difícil por ser a primeira vez que faremos assim. Mas se o roteiro tiver ajudado os alunos, é possível que a atividade se torne fácil, com os alunos participando e apresentando facilidade na construção do conceito de trabalho.

Avaliação: a atividade final do roteiro será realizada com toda a sala. O grau de participação e se as opiniões estão sendo na direção certa ajudarão a avaliar se o roteiro foi entendido por todos e o que eles aprenderam ao realizá-lo.

Roteiro: Documento Word Puxando o carrinho - parte I.doc

Nome:

Ione Messias

Turma:

3° Ano

Atividade:

FORÇA DE LORENTZ E MOTORES ELÉTRICO E HOMOPOLAR

Plano de Aula:

Objetivo

Serão aplicados na prática os conhecimentos sobre Força de Lorentz, regra da mão esquerda e orientação na construção de motores (trabalho proposto pela professora da sala).

Requisitos:

Conhecimentos teóricos sobre o experimento já inseridos em sala de aula,interpretação do roteiro e maniuplação dos materiais do kit.

 

Trabalho em Laboratório:

Os alunos serão informados sobre o objetivo do experimento, os mesmos devem trabalhar em grupos e interpretar o roteiro propostos, identificando através dos tópicos os conhecimentos teóricos que são aplicados.

Cada grupo terá um roteiro avaliatório.

Possíveis dificuldades: Mau funcionamento do experimento (pilhas, espiras, entre outros materiais), dificuldades do aluno ao analisar o conhecimento teorico e prático.

Resultado esperado: Que através do experimento, os alunos consigam responder as questões propostas no roteiro e também aproveitem a aula para entender a montagem do trabalho que eles devem apresentar à professora.

** Este trabalho será aplicado em duas aulas conforme proposto pela professora Danila.

 

 

Roteiro: Documento Word Motores e Força Lorentz.doc

Nome:

Fernando Santos Ferreira

Turma:

3ano

Atividade:
Plano de Aula:

Objetivos: que os alunos observem a força de lorentz atuando em motores

Pré-requisitos: pilhas e corrente elétrica, força de lorentz, saber trabalhar em grupo.

Dinâmica da Aula:

1) dar uma introdução teorica aos alunos sobre o assunto

2) Organização dos alunos: fazer grupo de 6 alunos, ja que separamos 6kits na oficina. 

3) Comanda (enunciado) da atividade: reafirmação de reforço sobre a natureza do experimento e de seus objetivos, bem como leitura coletiva do início do roteiro do experimento, para que alunos se atentem para a existência de cada mateiral pertencente ao kit, e para que, eventualmente, sejam levantadas dúvidas iniciais dos alunos.

4) Possíveis dificuldades: fazer o motor funcionar, devido aos problemas de atrito, aproximação do imã de forma correta etc. relacionar o funcionamento dos motores com a força de lorentz, fazer desnhos represntando a força de lorentz.   

5) Respostas esperadas: que os alunos consigam primeiramente fazer o motor girar, que observem que quanto mais próximo do motor estiver o imã, mais rápido ele gira, que consigam entender as formas que a bobina gira se baseando na regra da mão esquerda, que consigam reproduzir o esquema no papel.  

6) Fechamento e síntese: esperamos que os alunos respondam a todas as questões do roteiro e que discutam entre eles o funcionamento dos motores

7) Avaliação: a avaliação será feita de acordo com as respostas do roteiro.

Roteiro: Documento Word 6_força_de_lorentz_e_motores.doc