Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dhienes Rocha Moura Quirino

Escola:

E.E. Profº. Emygdio de Barros

Turma:

3ºC e 3ºD

Atividade:

Montando circuito elétrico em série

Plano de Aula:

1) Objetivos:

- Estrutura de um circuito em série: Mostrar como um circuito funciona e seus componentes.

- Grandezas: Cada componente do circuito possui uma função a qual representa experimentalmente uma grandeza física a ser visualizada quantitativamente (via multímetro).

- Análise dos comportamentos físicos: O circuito terá situações em que as grandezas variarão seus valores e apresentarão, qualitativa e quantitativamente (via multímetro).

2) Pré-requisitos esperados:

Conceitos físicos teóricos de eletrodinâmica: (resistência elétrica, tensão [ddp e geradores] e corrente elétrica).


3) Procedimentos:

I) Cada grupo terá um circuito elétrico em série.

II) Segundo o roteiro, o aluno do grupo estará com o circuito em série observando e interagindo com os companheiros paratrabalhar na observação de cada situação particular, onde se variarão as quantidades de lâmpadas para uma mesma tensão.

III) Com o experimento em andamento, questionar mais sobre os detalhes que eles observam na experiência, os quais transcreverão em seus roteiros.

IV) Em tempo hábil, perguntar sobre algumas observações do grupo que eles veem como não esperadas.

 

4) Resultados esperados:

Após a observação, analisar a importância de se entender o funcionamento de um circuito elétrico, neste caso particular, onde ele visualizaria as limitações de cada um dos componentes do circuito elétrico.

Roteiro: Documento PDF 2013-05-20_3B+3C_Circuito_Serie_v3.pdf

Nome:

Adriana, Caio e Edson.

Escola:

Emygdio de Barros 

Turma:

1º I 

Atividade:

Jogo de bolinhas 

Plano de Aula:

Objetivo

Estudo da quantidade de movimento linear utilizando bolinhas de gude e bolas de bilhar relacionando massa e velocidade,

introduzindo a noção de vetores com a utilização do roteiro

"Jogo de Bolinhas".

Pré-requisitos

Para melhor compreensão da atividade o aluno deve estar familiarizado com os conceitos

de unidades de medida, velocidade, massa e quantidade de movimento, que foram abordados pelo professor

da disciplina.

 

Conteúdo

Introdução à Quantidade de Movimento e vetores.

Procedimento

- Apresentação dos objetivos propostos

- Breve revisão conceitual: massa, velocidade e quantidade de movimento.

- Organização da sala em grupos e distribuição do material

- Realização do experimento, problematização e análise da situação com base nas

questões pertinentes ao roteiro.

- Preenchimento do roteiro.

- Conclusão

 

Resultado Esperado

Ao final da aula os alunos deverão relacionar corretamente as idéis de velocidade, massa e quantidade de movimento,

percebendo que na primeira parte do experimento as massas são as mesmas portanto a velocidade transmitida é a mesma conservando assim a quantidade de movimento.

Na segunda parte do experimento existe variação na velocidade porque as massas são diferentes. Relacionar a velocidade das bolinhas com as setas (vetores).

Roteiro: Documento Word Jogo de Bolinhas.doc

Nome:

Henrique Furia Silva / Eusébio Adão

Escola:

E.E. Emygdio de Barros

Turma:

3ºC e 3ºD

Atividade:

Montando um circuito em sério, e outro circuito em parelelo

Plano de Aula:

Objetivo deste experimento : E´  mostrar aos alunos a diferença de luminosidade de uma ou mais

lâmpadas, quando estas estão ligadas em um circuito em série. Ou em um circuito em paralelo.

Ligando uma lâmpada em um circuito em série, com uma pilha de 1,5V e em seguida adicionando

mais uma lâmpada, podemos notar que a luminosidade diminui em relação a luminosidade de uma

lâmpada, isso porque a resistência equivalente do circuito passa ser igual a duas vezes a

resistencia das lâmpadas, fazendo com que a tensão nas lâmpadas seja metade  da tensão da pilha

Num circuito em parelelo, uma lâmpada ligada ao uma pilha de 1,5V terá a mesma luminosidade de

duas lâmpadas ou mais. Isso porque a resistência equivalente no circuito passa a ser a mentade da

resitência das lâmpadas ou um terço da resistência das lâmpadas, se for colocar três lâmpadas, fazendo com que cada lâmpada fique com a mesma tensão da pilha.

Numa instalação elétrica e´ muito mais conviniente ter um circuito em paralelo, pois se uma lâmpada

queimar as outras continuaram acesas.

 

 

 

 

Roteiro: Documento PDF 2013-05-20_3B+3C_Circuito_Serie_v3.pdf

Nome:

Cassiano, Eduardo e Jéssica

Escola:

E.E Emygdio de Barros

Turma:

2°F

Atividade:

Verificar a relação entre a temperatura e o volume dos gases

Plano de Aula:

Objetivo:

Breve apresentação dos conceitos referentes à temperatura e volume dos gases.

Por meio de aplicação de atividade experimental e discussão em sala aula, será

estudado o fenômeno de expansão e compressão de um gás, assim como sua

relação com a temperatura. Será feita também uma análise microscópica de como

o fenômeno acontece.

 Pré-requisito:

Para a realização da aula, espera-se, primeiramente, que os estudantes tenham

conhecimento sobre o que é temperatura e volume. Além disso, é importante

também que já tenha sido abordada na aula (de maneira teórica) a questão da

expansão e compressão de um gás e a relação da ocorrência desses fenômenos

com a temperatura, com o intuito de que os alunos já estejam familiarizados com o assunto.

 Conteúdo:

Apresentação e problematização dos conceitos referentes à expansão e compressão de

um gás e a relação deles com a temperatura, por meio de realização de experimento, de

aplicação de algumas questões e de discussão em sala.

 Procedimento:

- Organização da sala de aula;

- Distribuição do material para os alunos (roteiro para a realização da experiência);

- Apresentação e problematização dos conceitos a serem abordados;

- Demonstração do experimento a ser realizado pela turma;

- Execução do experimento, conforme roteiro entregue;

- Anotação das observações e respostas das questões, por parte dos alunos;

- Discussão final (espaço para dúvidas e conclusões).

Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro_Temperatura_e_volume_dos_gases.docx

Nome:

André e Fernando

Escola:

E.E PROF EMYGDIO DE BARROS

Turma:

2º B

Atividade:

Energia dos Alimentos

Plano de Aula:

Energia dos Alimentos

Objetivo

Discutir sobre a energia armazenada nos alimentos e apresentar uma metodologia para se gerar tabelas nutricionais.

Introdução

Perguntar sobre as informações nutricionais que acompanham as embalagens dos alimentos e o que significa.

Parte 1

Mostrar os valores nutricionais de um suco e de um achocolatado e também os valores energéticos de algumas práticas esportivas.

Porção                   Suco de Maracujá        Achocolatado (Toddy)

2 colheres de sopa          7 kcal                            80 kcal

 

Atividade                                                Kilo calorias gastas (kcal)  

1 hora de caminhada moderada                             300

Varrer a casa durante 1 hora                                 200

Pedalar a 18 km/h                                         420 kcal/h

1 hora dançando                                                  400            

http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-sob-medida/30-dicas-para-gastar-calorias-no-dia-a-dia/2484

Parte 2

Fazer o experimento do feijão e do amendoim e depois do experimento, perguntar aos alunos qual alimento é mais calórico, ou seja, qual alimento armazena mais energia.

Atividade

Entregar o roteiro do experimento contendo os valores do mesmo, e a resposta para quem é mais calórico.

Além disso, pediremos voluntariamente, que os alunos façam um pequeno resumo do que comerem em um dia e procurarem saber o qual o valor energético total dos alimentos que ingeriram.

Roteiro: Documento do Word 2007 Energia dos Alimentos.docx

Nome:

Diego Ortega e Rosangela de Oliveira Santos

Escola:

E.E. Emygdio de Barros

Turma:

1º H

Atividade:

Arranque e trombada

Plano de Aula:

1ª Lei de Newton

 

Atividade: Arranque e trombada

 

Objetivo: Abordamos a 1ª Lei de Newton – Inércia, utilizando o experimento de arranque e

trombada para descrever comportamento de corpos em movimento constante ou em repouso.

 

Pré-requisitos: É necessário que os alunos tenham iniciado o estudo newtoniano.

 

Conteúdo: demonstração de experimento em mecânica

 

Procedimento:

Utilizamos de carrinhos, réguas e peso em formato de moeda.

 

Conclusão: os alunos interagiram o tempo todo entre eles, com o professor titular e estagiários.

 

Roteiro: Arranque e trombada, roteiro sugerido e sem modificações.

 

Roteiro: