Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome-

Escola-

Turma-

2oB - Equilíbrio térmico em xeque

Nome:

Mário Ferrão Carteiro; Thiago Augusto Cardoso

Escola:

E. E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

2oB

Atividade:

2oB - Equilíbrio térmico em xeque

Plano de Aula:

Objetivo 

Nossa intenção é através da experimentação mostrar aos alunos conceitos sobre fluxo de calor transmitido através da sensação térmica, mostrando que ela pode ser uma indicadora de temperatura, porém não muito precisa, uma vez que pode ter conclusões adversas dependendo da diferença entre a temperatura em que o corpo está inserido e a que é experimentada logo em seguida. 

Pré-requisitos:

É desejável, porém não necessário que os alunos já tenham visto transmissão de calor e que saibam encarar o calor como energia e o fluxo de calor como a troca de energia de um corpo para o outro.

Conteúdo:

Demonstração e experimentação de processos de indicação de temperatura por sensação térmica.

Procedimento:

O professor deverá seguir o roteiro e interagir com os alunos guiando-os em seus experimentos.

É desejável que o professor fomente discussão com os alunos e faça com que eles cheguem as suas conclusões.

Roteiro: Documento Word Equilíbrio Térmico em Xeque.doc

Montando um circuito elétrico

Nome:

Mário Ferrão Carteiro; Thiago Augusto Cardoso

Escola:

E. E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

3oC

Atividade:

Montando um circuito elétrico

Plano de Aula:

 

Objetivo:

 

Este experimento tem como objetivo mostrar aos alunos algumas diferenças entre circuitos elétricos ora com elementos resistivos (lâmpadas de tungstênio) em série ora em paralelo.

 

Pré-requisitos:

 

É desejável que os alunos já tenham estudado o conceito de corrente elétrica, sua medida, unidade e relação com tensão e resistência elétrica.

 

Conteúdo:

 

Montagem de circuitos com pilha e lâmpadas em série e paralelo. Verificação e avaliação através de questões contidas no roteiro.

 

Procedimento:

 

O professor deverá seguir o roteiro e interagir com os alunos guiando-os em seus experimentos. Seria interessante se o professor fizesse oralmente uma pequena introdução teórica a respeito do que se irá trabalhar.

É desejável que o professor fomente discussão com os alunos durante a aplicação do roteiro e faça com que eles cheguem às suas conclusões.

 

Roteiro: Documento Word Montando um circuito elétrico.doc

Andando de Carrinho

Nome:

VERA C.B. OLIVEIRA

Escola:

E.E.PROF. ANDRONICO DE MELLO

Turma:

1 a. série do Ensino Médio

Atividade:

Andando de Carrinho

Plano de Aula:

Procedimento:

 

Formação de grupos de 5 ou 6 pessoas;

Leitura do texto contendo o experimento;

Apresentação do material a ser utilizado;

No primeiro momento, verificação de possíveis dúvidas.

Estratégia:

Andar pelos grupos, observando a realização do experimento e solucionando

dúvidas.

Avaliação:

No quadro negro, anotar as observações e comentários, após a realização do

experimento

 

 

 

 

 

Roteiro: Documento Word Andando_de_carrinho_vera.doc

Eletroscopio

Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Escola:

E. E. Professor José Liberatti

Turma:

 3º Ano

Atividade:

Eletroscopio

Plano de Aula:

Escola: E. E. Liberatti

Nome: Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Série: 3º Ano

 

Atividade: Eletroscópio

 

Plano de Aula: 

Procedimento:

Formação de grupos de aproximadamente 5 alunos. Em seguida faremos uma explicação breve dos conceitos de elétrons na matéria e das formas de eletrização possíveis (haverá um texto sobre isso no roteiro da atividade que será entregue individualmente aos alunos). Faremos uma apresentação do material a ser utilizado (no caso eletroscópios, sendo um entregue a cada grupo) e pediremos que efetuem as atividades do roteiro (abaixo anexado).

 

Estratégia:

 

Acompanharemos o andamento dos grupos, parando para explicar e esclarecer possíveis dúvidas.

 

Avaliação:

 

O Plano da atividade possui três perguntas, que deverão ser entregues na mesma folha do plano e o professor Vitor corrigirá (conforme solicitou) e será uma forma de avaliação do semestre.

 

Roteiro:

Escola: E. E. Prof José Liberatti

Nome: Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Série: 3º Ano

 

Eletroscópio

 

 

Processos de eletrização

 

Chama-se eletrização ao fenômeno pelo qual um corpo neutro passa a eletrizado. Os processos mais comuns para a obtenção da eletricidade estática são os seguintes.

 

1. Por atrito

Foi o primeiro processo de eletrização conhecido. Quando duas substâncias de naturezas diferentes são atritadas, ambas se eletrizam.

 

2. Por indução

Quando um corpo neutro é colocado próximo de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles, o corpo neutro se eletriza. Esse fenômeno é chamado indução eletrostática.

 

3. Por contato

Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado, por meio de um fio condutor, o corpo neutro se eletriza.

 
   

 

 

1) Material

- Eletroscópio;

- Canudo plástico;

- Papel.

 

2) Observando e explicando

 

- Atritem um canudo de plástico com um pedaço de papel.

 

a) Aproximem e afastem o canudinho na placa de cobre, sem encostá-lo. O que vocês observam?  Expliquem porque ocorre.

 

- Façam um desenho e representem nele as cargas positivas e negativas, tanto no canudo, quanto no eletroscópio. Desenhem setas que representem as forças presentes.

 

- Observem com mais cuidado o que ocorre quando o canudo está bem próximo à placa: como muda a abertura entre as folhas de alumínio do eletroscópio, quando o canudo está um pouco mais perto ou um pouco mais afastado?

 

b) Agora encostem o canudinho da parte encapada na parte inferior do fio e depois afastem. O que vocês observam?

Repitam o processo com a parte desencapada. Descreva o que vocês observam.

Façam um desenho e representem nele as cargas positivas e negativas, tanto no canudo, quanto no eletroscópio.

 

  • Qual é a diferença entre encostar e não encostar o canudinho no fio de cobre?

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c) Após tocar a parte desencapada do fio com o canudo eletrizado, toquem com o dedo o fio de cobre, observem e descrevam o que acontece.

 

  • Descrevam o que acontece com os elétrons em cada uma das 3 situações: sem encostar o canudo, encostando o canudo e colocando o dedo.

 

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  • Identifiquem as situações que são chamadas de “eletrização por atrito”, de “eletrização por contato” ou de “indução”.

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Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de aula 1.docx

Diferenciar calor de temperatura

Nome:

Eduardo Dyna, Jessicca Papp, Ricardo Cassiano

Escola:

Emydgdio de Barros

Turma:

2 ano

Atividade:

Diferenciar calor de temperatura

Plano de Aula:

 

Objetivo:
 
Fazer a distinção entre calor e temperatura. Através da experimentação e de forma investigativa, demonstrar que a sensação de calor nos ajuda e identificar o fluxo de calor e que isso não está correlacionado com temperatura.
 
Pré-requisitos:
 
É necessário que o tema já tenha sido abordado em sala de aula de forma teórica, e que eles já estejam familiarizados com os conceitos de calor e temperatura.
 
Conteúdo:
Apresentação de conceitos teóricos de calor e temperatura; Problematização da experiência; 
Demonstração e experimentação de processos de indicação de temperatura por sensação térmica.
 
Procedimento:
 
-Problematização dos conceitos;
-Apresentação dos conceitos;
-Demonstração do experimento;
-Execução do experimento;
-Anotação por parte dos alunos dos resultados;
-Auxilio na resposta das perguntas finais do experimento;
-Conclusão do experimento e encerramento.
Roteiro: Documento Word Calor e temperatura.doc

Osmose e princípio de funcionamento dos rins.

Nome:

Bruno W. Ting

Escola:

EMEF Amorim Lima

Turma:

8B

Atividade:

Osmose e princípio de funcionamento dos rins.

Plano de Aula:

Objetivo

Os objetivos da aula-laboratório são observar um sistema em que ocorre osmose e também fazer um experimento em que é feita uma analogia com o processo de filtração dos rins.

Procedimento:

Serão feitas duas experiências. A primeira delas o professor já trará pronto três potes contendo um ovo cada uma, sendo que no primeiro pote o ovo estará mergulhado em água pura, no segundo em água com sal e no terceiro em água com açúcar. A ideia é que os alunos levantem hipóteses sobre o porquê de dois ovos murcharem e o outro se expandir. O ideal seria que os próprios alunos fizessem a experiência, mas como esta necessita de alguns dias para ser feita, a experiência por parte deles será limitada à observação.

Na segunda experiência os alunos serão divididos em quatro grupos. Cada grupo receberá um copo de plástico, papel filtro, fanta uva e carvão ativado. Eles então devem fazer o refrigerante passar pelo carvão ativado. Espera-se que o corante fique retido no carvão ativado e o refrigerante caia incolor no copo. Novamente será pedido para que os alunos levantem hipóteses de porque isso acontece, sem nenhum compromisso de acerto.

Para as duas experiências os alunos também devem responder um pequeno questionário sobre a compreensão do experimento.  

Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro 1.docx

Equilíbrio Térmico em Xeque

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Escola:

E.M.E.F. Desembargador Amorim Lima

Turma:

7º ano

Atividade:

Equilíbrio Térmico em Xeque

Plano de Aula:

Tema:

Equilíbrio Térmico em Xeque

 

Objetivo:

Introduzir a noção de sensação térmica através da experimentação

 

Metodologia:

Os alunos colocam uma mão em um pote com água quente e a outra em um pote com água gelada, simultaneamente. Logo após, colocam ambas as mãos em um pote com água à temperatura ambiente. Esperamos que os alunos sejam capazes de desenhar seta indicando o fluxo de calor entre suas mãos e a água e compará-las com a sensação térmica das mãos.

Com o auxílio de uma bolinha de papel alumínio, uma de massinha de modelar e outra de algodão, pretendemos mostrar a diferença entre temperatura e sensação térmica. Daremos as bolinhas para que os alunos no digam qual eles acham que está mais quente ou mais fria e depois colocarem um termômetro em cada bolinha mostrando que as três se encontram à temperatura ambiente. Esperamos que os alunos sejam capazes de julgar se a sensação térmica é uma boa indicadora de temperatura.

Roteiro: Documento Word Aula 1 - 7o ano - Equilíbrio Térmico em Xeque.doc

Forças Verticais

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Escola:

E.M.E.F Desembargador Amorim Lima

Turma:

9º Ano

Atividade:

Forças Verticais

Plano de Aula:

Tema:

Forças Verticais

 

Objetivo:

Introduzir a noção de gravidade, resistência do ar e força peso.

 

Metodologia:

Os alunos soltam de mesma altura e ao mesmo tempo uma folha aberta e uma bolinha feita com uma folha igual, desenham as forças que atuam sobre as duas folhas e procuram explicações para o fato de uma delas chegar antes ao chão.

Logo após, os alunos fazem duas bolinhas com massinha de modelar e prendem uma sacolinha plástica em uma delas. Soltam as duas ao mesmo tempo e da mesma altura e procuram explicar porque uma delas chega ao chão primeiro.

Então, os alunos colocam um ímã sobre a mesa, aproximam um segundo ímã por cima até que eles “grudem” e pensam em quais forças atuam sobre os ímãs.

Esperamos que os alunos sejam capazes, ao fim da aula, de explicar como funciona um paraquedas e como um ímã consegue superar a força da gravidade.

Roteiro: Documento Word Aula 1 - 9o ano - Forças Verticais.doc

Nome:

Agnaldo José da Silva

Ronaldo Belizario

Vitor Sabio Schirichian

Escola:

José Liberatti

Turma:

2º E - Experimento - Temperatura x calor

3ºD - Experimento - Biruta elétrica

Atividade:
Plano de Aula:

O experimento do 2º colegial consiste em diferenciar os conceitos de temperatura e calor utilizando um experimento muito simples: Três recipientes com água a temperaturas respectivamente quente, ambiente e fria serão colocados para os alunos, de modo que coloquem uma mão no recipiente com água quente e a outra no recipiente com água fria. Na sequência, ambas são colocadas no recipiente com água a temperatura ambiente, sendo que esta sensação deverá ser interpretada e relatada por eles.

O experimento do 3º colegial consiste em avaliar os processos de eletrização, utilizando um canudo de plástico que será eletrizado utilizando um pedaço de papel. Na sequência os alunos deverão (mantendo o canudo eletrizado) repetir o procedimento de eletrização com um outro material qualquer. O objetivo é aproximar estes dois objetos eletrizados e observar se ocorrerá repulsão ou atração. Deverá temabém ser relatado por eles o motivo de alguns objetos serem atraídos e outros repelidos pelo canudo eletrizado.

Roteiro: Archive (ZIP) Experimentos - Biruta elétrica e temperatura x calor.zip

1ª Aula Prática - Montando um Circuito Elétrico

Nome:

MÁRIO DE OLIVEIRA E RICARDO PIRES BASTOS

Escola:

E.E. SENADOR ADOLFO GORDO

Turma:

3º Semestre EJA - Professora Guará

Atividade:

1ª Aula Prática - Montando um Circuito Elétrico

Plano de Aula:

OBJETIVO


Mostrar para os alunos as diferenças entre uma ligação em série e uma em paralelo. Através do roteiro proposto fazê-los perceber que:

Circuito em série: nos circuitos em série, a corrente elétrica percorre um único "caminho" passando por todas as lâmpadas. Quanto mais lâmpadas estiverem instaladas em série, menos intensa será a luz emitida por cada uma delas, pois a energia fornecida pelo gerador é dividida entre elas. 
Observando a figura podemos concluir que se retirarmos um das lâmpadas interrompemos a passagem da corrente elétrica.
 
Este esquema deverá ser desenhado na lousa
 
Circuito em paralelo: Em contraste com o que acontecia no circuito em série, se retirarmos uma lâmpada do suporte, a outra lâmpada não se apaga, pois a corrente elétrica dividi-se, sem mudar a intensidade da corrente em cada lâmpada, como se existisse apenas uma lâmpada em todo o circuito. É por isso que a intensidade do brilho das lâmpadas no nesse circuito é maior do que no em série.
 
 
Este esquema deverá ser desenhado na lousa
 
A partir destas observações reforçar os conceitos de corrente, tensão (ddp) e resistência já vistos pelos alunos em sala de aula.
 
PRÉ-REQUISITOS
 

O desejável para que os alunos tirassem o máximo proveito desta experiência seria que eles tivessem uma familiaridade com a Lei de Ohm e o cálculo de resistência equivalente, mas como não tivemos oportunidade de avaliar o nível de conhecimentodos alunos vamos explorar ao máximo o potencial de observação dos mesmos no que diz respeito aos procedimentos de causa efeito, ou seja, se eles conseguirem memorizar o que ocorre em cada uma das situações propostas, mesmo que eles não tenham ainda os conceitos teóricos necessários para a fixação da teoria, certamente a profesora Guará terá mais facilidade para transmiitir estes conceitos nas próximas aulas citando como exemplo estas experiências vividas por eles.
 
 
DINÂMICA DA AULA
 

1. Após rápida apresentação dos estagiários uma breve espalnação das atividades que serão desenvolvidas, simultaneamente entrega dos roteiros a todos os alunos (5 minutos);
 
2. Divisão dos alunos em 5 ou 6 grupos de 5 alunos em cada grupo, simultaneamente entrega dos kits aos grupos (5 minutos);
 
3. Demonstração de como se monta um circuito em série e um em paralelo (simultaneamente será  desenhado na lousa os dois tipos de circuito, conforme exemplos acima) e liberação para que os grupos iniciem as atividades propostas pelo roteiro determinando o prazo de 25 minutos para a conclusão da atividade, inclusive com o preenchimento deste roteiro pelos grupos. Durante esta etapa os estagiários deverão percorrer a sala de aula, por entre "todos"os grupos prestando apoio e fornecendo orientaçõespara a execução da tarefa. A medida que  os grupos forem concluindo o preenchimento do roteiro propor algumas questões sobre o tema aos alunos, para que eles se preparem para a última etapa (30 minutos);
 
4. Discusssão com todos os grupos sobre as principais dificuldades de execução, dúvidas e respostas esperadas, aplicações destas respostas no cotidiano deles, por exemplo:
- Qual o melhor tipo de circuito para se utilizar numa instalação doméstica? Recolhimento do roteiro e encerramento da atividade com uma breve síntese de como transcorreram os trabalhos, se possível elogiando a participação de todos.(10 minutos)
 
Obs. A presença dos alunos será coletada através dos nomes nos roteiros entregues e a avaliação destes roteiros será fornecida na próxima participação dos estagiários em sala de aula.
 
 
Roteiro: Documento Word Roteiro 1 - Montando um Circuito Elétrico.doc