1. Conteúdos e objetivos

Conteúdos: 

Esta disciplina adota um viés experimental. Ou seja, os conceitos serão construídos através da manipulação e observação de fenômenos físicos. Por isso, em várias das aulas, os fenômenos estarão presentes, e é esperado que você efetivamente interaja com eles! 

Como disse Maria Montessori, é a mão que educa o cérebro. Não é o olho. Só olhar não vai surtir o efeito, você tem que mexer, envolver sua mão, seu corpo todo no estudo do fenômeno, para poder dele extrair o conceito que se pretende. Então ponha a mão na massa!

Dessa forma, os conteúdos serão os conceitos - especialmente os da óptica geométrica. As atividades experimentais são o meio pelo qual se propõe o aprendizados desses conceitos.

Objetivos: 

Por que a gente faz assim? Por que começamos com os fenômenos e deles partimos na direção de construir os conceitos?

Ah, é porque queremos um aprendizado especial - um aprendizado que é superior aos conceitos todos. Esse aprendizado principal é o que a gente chama de objetivo do curso.

O objetivo deste curso é que você entenda como se constróem modelos científicos, e qual a relação desses modelos com os fenômenos, com os conceitos e com as teorias. A física é uma ciência experimental, o que significa que os modelos físicos têm um determinante muito forte no mundo empírico.

Mas a física não é uma "cópia" do mundo empírico. Em outras palavras o conhecimento não está lá no mundo, pronto para a gente ir lá e "descobrir". O conhecimento nós o fazemos, ele está na nossa cabeça. Ué, mas então qual é o papel do mundo empírico? ---Essa é a investigação. Essa é a pergunta que você precisa responder até o final da disciplina.

Ajustando as expectativas...

Essa é uma disciplina com abordagem bastante profissional, ligada à formação docente. Nela, os conceitos são usados como pretexto para atingirmos objetivos maiores da formação profissional. Pense assim: Você precisa ir a um outro continente e o seu objetivo é chegar lá. Para isso, você escolhe um meio de transporte adequado. Os conteúdos são o seu meio de transporte. Eles são importantes, porque sem eles você não vai. Mas o objetivo é chegar ao continente!...

Quando você chega ao continente, você normalmente não carrega mais o barco nas costas, não é? Pois é, da mesma forma, os conteúdos você até pode esquecer depois. Mas o objetivo, não. O objetivo é onde você chegou. Ele se torna parte de você, não tem como esquecer mais.

Agora, se você não quiser ser professor, bom... aí... de fato as coisas podem não fazer muito sentido pra você... por que mesmo você está neste curso?