1. Conhecer os aspectos mais relevantes da epistemologia Biológica de Humberto Maturana; 2. Compreender os princípios básicos da Biologia do Conhecer; 3. Discutir as consequências da epistemologia de Humberto Maturana para o Ensino de Ciências e de Biologia.
Apresentar e discutir os princípios e fundamentos da Educação em Biodiversidade, sobretudo na perspectiva da Botânica. A partir da Botânica, discutir, desenvolver e aplicar abordagens e estratégias que desenvolvam maior motivação no ensino e na aprendizagem de Ciências e de Biologia. Prover e estimular a reflexão de temas como Biodiversidade, Botânica e Cidadania, coprodução do conhecimento no ambiente escolar, Biodiversidade no âmbito da educação básica, educação de jovens e adultos, e educação quilombola.
1. Compreender a natureza do ser humano a partir da natureza, da cultura e de diferentes áreas do conhecimento. 2. Vivenciar um espaço reflexivo que permita compreender o ser humano em uma perspectiva interdisciplinar: Filosofia, Antropologia, Cultura, Biologia e Educação. 3. Discutir as consequências da compreensão biológica e cultural dos seres humanos para o ensino e aprendizagem de ciências e para a formação de professores.
- Conhecer, por meio da leitura dos textos em sua íntegra e da discussão com seus autores, dissertações e teses sobre ensino de ciências, defendidas recentemente em programas de pós-graduação. - Caracterizar a composição dos referenciais teóricos adotados por esses trabalhos. - Caracterizar os capítulos ou trechos dedicados à revisão bibliográfica, identificando os principais periódicos consultados, o período de abrangência do levantamento, e os principais autores com os quais se estabelece preponderantemente o diálogo com a pesquisa em questão. - Identificar os procedimentos metodológicos desenvolvidos nas pesquisas caracterizando sua diversidade e aspectos comuns. - Reconhecer diferentes estratégias de registro e inscrições de dados. - Comentar análises de dados empíricos inspiradas em diferentes referenciais teóricos. - Produzir comentários críticos e reflexões sobre as pesquisas lidas.
- Conhecer, por meio da leitura dos textos em sua íntegra e da discussão com seus autores, dissertações e teses sobre ensino de ciências, defendidas recentemente em programas de pós-graduação. - Caracterizar a composição dos referenciais teóricos adotados por esses trabalhos. - Caracterizar os capítulos ou trechos dedicados à revisão bibliográfica, identificando os principais periódicos consultados, o período de abrangência do levantamento, e os principais autores com os quais se estabelece preponderantemente o diálogo com a pesquisa em questão. - Identificar os procedimentos metodológicos desenvolvidos nas pesquisas caracterizando sua diversidade e aspectos comuns. - Reconhecer diferentes estratégias de registro e inscrições de dados. - Comentar análises de dados empíricos inspiradas em diferentes referenciais teóricos. - Produzir comentários críticos e reflexões sobre as pesquisas lidas.