1. Conhecer os aspectos mais relevantes da epistemologia Biológica de Humberto Maturana;
2. Compreender os princípios básicos da Biologia do Conhecer;
3. Discutir as consequências da epistemologia de Humberto Maturana para o Ensino de Ciências e de Biologia.
- Docente: Maria Elena Infante Malachias
- Docente: Daniela Lopes Scarpa
- Docente: Isabela Antonelli da Silva
- Docente: Maíra Batistoni e Silva
Apresentar e discutir os princípios e fundamentos da Educação em Biodiversidade, sobretudo na
perspectiva da Botânica. A partir da Botânica, discutir, desenvolver e aplicar abordagens e estratégias
que desenvolvam maior motivação no ensino e na aprendizagem de Ciências e de Biologia. Prover e
estimular a reflexão de temas como Biodiversidade, Botânica e Cidadania, coprodução do
conhecimento no ambiente escolar, Biodiversidade no âmbito da educação básica, educação de jovens
e adultos, e educação quilombola.
- Docente Avançado: Rebeca Viana
- Docente: Anne Caroline de Freitas
- Docente: Paulo Takeo Sano
- Docente: Ronaldo Andrade dos Santos
1. Compreender a natureza do ser humano a partir da natureza, da cultura e de diferentes áreas do conhecimento.
2. Vivenciar um espaço reflexivo que permita compreender o ser humano em uma perspectiva interdisciplinar: Filosofia, Antropologia, Cultura, Biologia e Educação.
3. Discutir as consequências da compreensão biológica e cultural dos seres humanos para o ensino e aprendizagem de ciências e para a formação de professores.
- Docente: Maria Elena Infante Malachias
- Conhecer, por meio da leitura dos textos em sua íntegra e da discussão com seus autores, dissertações e teses sobre ensino de ciências, defendidas recentemente em programas de pós-graduação.
- Caracterizar a composição dos referenciais teóricos adotados por esses trabalhos.
- Caracterizar os capítulos ou trechos dedicados à revisão bibliográfica, identificando os principais periódicos consultados, o período de abrangência do levantamento, e os principais autores com os quais se estabelece preponderantemente o diálogo com a pesquisa em questão.
- Identificar os procedimentos metodológicos desenvolvidos nas pesquisas caracterizando sua diversidade e aspectos comuns.
- Reconhecer diferentes estratégias de registro e inscrições de dados.
- Comentar análises de dados empíricos inspiradas em diferentes referenciais teóricos.
- Produzir comentários críticos e reflexões sobre as pesquisas lidas.
- Docente: Silvia Luzia Frateschi Trivellato
- Conhecer, por meio da leitura dos textos em sua íntegra e da discussão com seus autores, dissertações e teses sobre ensino de ciências, defendidas recentemente em programas de pós-graduação.
- Caracterizar a composição dos referenciais teóricos adotados por esses trabalhos.
- Caracterizar os capítulos ou trechos dedicados à revisão bibliográfica, identificando os principais periódicos consultados, o período de abrangência do levantamento, e os principais autores com os quais se estabelece preponderantemente o diálogo com a pesquisa em questão.
- Identificar os procedimentos metodológicos desenvolvidos nas pesquisas caracterizando sua diversidade e aspectos comuns.
- Reconhecer diferentes estratégias de registro e inscrições de dados.
- Comentar análises de dados empíricos inspiradas em diferentes referenciais teóricos.
- Produzir comentários críticos e reflexões sobre as pesquisas lidas.
- Docente: Silvia Luzia Frateschi Trivellato