Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao Ensino de Física, Ensino de Química e Ensino de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao Ensino de Física, Ensino de Química e Ensino de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
Situar historicamente a formação continuada de professores de ciências, quanto aos objetivos e ações. Compreender os resultados de programas em formação, tomando como parâmetros de análise os objetivos da educação e do programa, a polarização entre autonomia e proletarização docente, a concepção de ensino e de ciência, a dicotomia teoria/prática na formação de professores. Analisar caminhos de formação, sob o enfoque dos objetivos dos formadores e das necessidades expressas pelos professores de ciências. Compreender parâmetros que permitam caracterizar potencialidades de diferentes programas de formação, tais como cursos teóricos de curta duração, oficinas, grupos de pesquisa-ação, pós-graduações strictu sensu, conferências, projetos, codocência, reuniões pedagógicas. Discutir especialmente programas de formação que visem mudanças radicais nas práticas docentes (mudanças na concepção de ensino, de aprendizagem e de ciência) – analisar estruturas de cursos, ações e conhecimento dos formadores, que favoreçam tais mudanças.
Apresentar, desenvolver e aplicar as ideias do filósofo Gaston Bachelard aos problemas específicos do ensino de ciências. Em particular: i) apresentar os diversos conceitos e noções desenvolvidas na obra de Bachelard que permitem interpretar as ciências naturais como imbuída de uma racionalidade histórica, que se desenvolve no tempo e no espaço; ii) levantar questões atuais do ensino de Ciências e abordá-las numa perspectiva bachelardiana; iii) apresentar trabalhos que se fundamentam neste conjunto de ideias para tratar problemas do ensino de ciências.
Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao Ensino de Física, Ensino de Química e Ensino de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao Ensino de Física, Ensino de Química e Ensino de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
O objetivo do curso é familiarizar o aluno com os problemas conceituais, filosóficos e de interpretação da Física Quântica, desenvolver sua intuição para que ele saiba prever o resultado de experimentos de pensamento, e reforçar seu manuseio do formalismo de medições.
• Investigar a influência das formas de organização social produzidas pela ciência e pela tecnologia no mundo atual; • Investigar as novas formas de lidar com o conhecimento na tomada de decisões, em especial envolvendo o tema risco; • Avaliar os meios individuais e institucionais para lidar com os desafios de uma sociedade de riscos manufaturados em seu interior; • Refletir criticamente sobre a adequação da educação básica em ciências para lidar com o tema risco, em particular sobre o tipo de problemas propostos; • Desenvolver linhas de ação para a formação dos professores, para a produção de currículos e programas para lidar com o tema risco.