Informações sobre a disciplina

Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: Ótica (2023) - 4300160
Livro: Informações sobre a disciplina
Impresso por: Usuário visitante
Data: terça-feira, 18 jun. 2024, 09:31

1. Conteúdos e objetivos

Conteúdos: 

Esta disciplina adota um viés experimental. Ou seja, os conceitos serão construídos através da manipulação e observação de fenômenos físicos. Por isso, em várias das aulas, os fenômenos estarão presentes, e é esperado que você efetivamente interaja com eles! 

Como disse Maria Montessori, é a mão que educa o cérebro. Não é o olho. Só olhar não vai surtir o efeito, você tem que mexer, envolver sua mão, seu corpo todo no estudo do fenômeno, para poder dele extrair o conceito que se pretende. Então ponha a mão na massa!

Dessa forma, os conteúdos serão os conceitos - especialmente os da óptica geométrica. As atividades experimentais são o meio pelo qual se propõe o aprendizados desses conceitos.

Objetivos: 

Por que a gente faz assim? Por que começamos com os fenômenos e deles partimos na direção de construir os conceitos?

Ah, é porque queremos um aprendizado especial - um aprendizado que é superior aos conceitos todos. Esse aprendizado principal é o que a gente chama de objetivo do curso.

O objetivo deste curso é que você entenda como se constróem modelos científicos, e qual a relação desses modelos com os fenômenos, com os conceitos e com as teorias. A física é uma ciência experimental, o que significa que os modelos físicos têm um determinante muito forte no mundo empírico.

Mas a física não é uma "cópia" do mundo empírico. Em outras palavras o conhecimento não está lá no mundo, pronto para a gente ir lá e "descobrir". O conhecimento nós o fazemos, ele está na nossa cabeça. Ué, mas então qual é o papel do mundo empírico? ---Essa é a investigação. Essa é a pergunta que você precisa responder até o final da disciplina.

Ajustando as expectativas...

Essa é uma disciplina com abordagem bastante profissional, ligada à formação docente. Nela, os conceitos são usados como pretexto para atingirmos objetivos maiores da formação profissional. Pense assim: Você precisa ir a um outro continente e o seu objetivo é chegar lá. Para isso, você escolhe um meio de transporte adequado. Os conteúdos são o seu meio de transporte. Eles são importantes, porque sem eles você não vai. Mas o objetivo é chegar ao continente!...

Quando você chega ao continente, você normalmente não carrega mais o barco nas costas, não é? Pois é, da mesma forma, os conteúdos você até pode esquecer depois. Mas o objetivo, não. O objetivo é onde você chegou. Ele se torna parte de você, não tem como esquecer mais.

Agora, se você não quiser ser professor, bom... aí... de fato as coisas podem não fazer muito sentido pra você... por que mesmo você está neste curso?

2. Cronograma

Esta disciplina tem 15 aulas, duas das quais devem ser ocupadas com provas. Portanto, restam 13 aulas para abordar um conteúdo enoooorme... é claro que não cabe. Então, fizemos escolhas (Tecnicamente, isso se chama planejamento curricular, é uma coisa que você como professor terá que fazer). Essas foram as nossas escolhas:

#

Data

Assunto

1

16.03

Apresentação do curso / propagação da luz

2

23.03

A percepção da luz (funcionamento do olho)

3

30.03

Reflexão 1 (lei, espelhos planos, espelhos conjugados)

 

06.03

Não haverá aula – semana santa

4

13.04

Reflexão 2 (espelhos curvos / difusa)

5

20.04

Refração 1 (prismas, índice de refração, reflexão total)

6

27.04

Refração 2 (lentes)

7

04.05

Refração 3 (aberrações) e natureza ondulatória

8

11.05

Prova 1 (e instrumentos ópticos)

9

18.05

Difração 1

10

25.05

Difração 2

11

01.06

interferência

 

08.06

Não há aula – feriado corpus christi

12

15.06

Funcionamento do olho - parte 2 // ilusões de óptica

13

22.06

A produção e a percepção da cor

14

29.06

Algumas causas da cor

15

06.07

Prova 2

16

13.07

Prova substitutiva (fechada*) / Prova de recuperação

 

 **

Prova de recuperação (para quem precisou de sub)



3. O método

O método precisa levar em conta o resultado desejado e os materiais à disposição, bem como variáveis como tempo e espaço.

Mas, principalmente, precisa levar em conta esta pergunta: Como é que a gente aprende? 

E a resposta é: a gente aprende fazendo. (E quem precisa fazer é aquele que precisa aprender. Se o professor faz, vai lá e dá a aula, explica tudinho... é o professor quem aprende. O aluno pode estar ouvindo, "prestando bastante atenção", achando que aquilo tudo faz sentido, admirando a demonstração de erudição do professor... mas... se ele, aluno, não fizer nada, não aprende.)

A disciplina é de conteúdo físico. Como é que se aprende física? Manipulando fenômenos, construindo hipóteses, modelos, explicações, e resolvendo problemas. E depois resolvendo mais problemas, pra gerar uma fluência daquele modo de pensar. Então prepare-se para:

- manipular aparatos experimentais, produzir, observar e relatar fenômenos;

- discutir sobre os conceitos com os colegas;

- resolver problemas e exercícios.


4. Aproveitamento e frequência

frequência mínima para os cursos da graduação é de 70%. A disciplina tem 15 aulas (duplas).

15 x 0,7 = 10,5

Você precisa estar presente em 10 aulas e meia.

A tolerância para presença nas aulas é de 15 minutos, desde que ocasionais. A presença na segunda parte da aula não é aferida automaticamente, pela assinatura da lista. (Ou seja, se você precisar ir embora, anotaremos sua ausência).

Se você precisar faltar por motivos relevantes e passíveis de abono, você deve se responsabilizar em estudar por sua conta o conteúdo que perdeu. Para isso, consulte a descrição das atividades realizadas naquela semana, realize as atividades requeridas e envie-as para o monitor. Só dessa forma terá direito ao abono da falta.

É bem importante sermos redundantes aqui: frequência menor do que 70% reprova, sem direito a qualquer recuperação.


aproveitamento será calculado da seguinte forma:

40% : Exercícios e demais atividades para casa e em aula.

60%: Provas

Um pequeno detalhe: sabe o que eu descobri após 30 anos de docência? Que tenho uma capacidade fenomenal em previsão do futuro! Minha previsão para você é a seguinte: se você não fizer as atividades em aula, você não vai fazer uma boa prova. As provas são difíceis, exigirão escrita objetiva, amadurecimento da capacidade de análise e síntese, e esse amadurecimento só é atingido pela participação em aula e dedicação CONTÍNUA E DILIGENTE em casa. Já, se você se dedicar às tarefinhas das aulas... também fará uma boa prova.

Durante o curso de graduação, você precisa sempre calcular que para cada hora em aula, deverá estudar outra hora em casa.


5. Crédito-trabalho

Esta disciplina possui, além dos créditos-aula, ainda 1 crédito-trabalho --- ou seja, 30 horas, além das horas de aulas e que não se confundem com horas de estudo, devem ser dedicadas ao trabalho em um projeto relacionando os conteúdos da disciplina à atuação profissional docente.

Para esta disciplina, o que propomos para as horas trabalho é a elaboração de um kit de materiais,  junto a guias de atividades em óptica.

Ao longo da disciplina, para a construção dos conceitos, faremos cerca de 30 atividades de viés experimental (e para as quais são necessários determinados materiais). Você pode escolher alguns desses experimentos, ou outros que tenha interesse, e montar um kit com os materiais necessários para realizá-los. Junto ao kit, deve constar um livreto-guia de como aqueles materiais podem ser usados em atividades com alunos, e que conceitos podem ser construídos através das atividades.

Aliado a isso, você também pode fazer um planejamento de visita a um museu de ciências, na área de óptica. Para isso, você deve visitar o museu escolhido e identificar quais instalações ele possui, que sejam relacionadas a conceitos de óptica. Então você deve explicar como a visita ao museu pode enriquecer a construção conceitual em ótica, através de um roteiro de visita.

Estima-se que cada plano de atividade + kit leve cerca de 1 hora de trabalho para sua realização. E que a visita ao museu + elaboração de roteiro de visita leve cerca de 4 horas de trabalho. Mas essa é uma estimativa. Você pode trabalhar a partir dela e anotar discrepâncias, que serão certamente consideradas. Reuniões com monitores para planejamento dos materiais ou elaboração de roteiros contam nas horas-trabalho.

Se você por um acaso já tiver um kit pronto de óptica para o trabalho em sala de aula, e quiser usar seus créditos-trabalho para algum outro projeto de sua criatividade, converse conosco a respeito.