5. Crédito-trabalho

Esta disciplina possui, além dos créditos-aula, ainda 1 crédito-trabalho --- ou seja, 30 horas, além das horas de aulas e que não se confundem com horas de estudo, devem ser dedicadas ao trabalho em um projeto relacionando os conteúdos da disciplina à atuação profissional docente.

Para esta disciplina, o que propomos para as horas trabalho é a elaboração de um kit de materiais,  junto a guias de atividades em óptica.

Ao longo da disciplina, para a construção dos conceitos, faremos cerca de 30 atividades de viés experimental (e para as quais são necessários determinados materiais). Você pode escolher alguns desses experimentos, ou outros que tenha interesse, e montar um kit com os materiais necessários para realizá-los. Junto ao kit, deve constar um livreto-guia de como aqueles materiais podem ser usados em atividades com alunos, e que conceitos podem ser construídos através das atividades.

Aliado a isso, você também pode fazer um planejamento de visita a um museu de ciências, na área de óptica. Para isso, você deve visitar o museu escolhido e identificar quais instalações ele possui, que sejam relacionadas a conceitos de óptica. Então você deve explicar como a visita ao museu pode enriquecer a construção conceitual em ótica, através de um roteiro de visita.

Estima-se que cada plano de atividade + kit leve cerca de 1 hora de trabalho para sua realização. E que a visita ao museu + elaboração de roteiro de visita leve cerca de 4 horas de trabalho. Mas essa é uma estimativa. Você pode trabalhar a partir dela e anotar discrepâncias, que serão certamente consideradas. Reuniões com monitores para planejamento dos materiais ou elaboração de roteiros contam nas horas-trabalho.

Se você por um acaso já tiver um kit pronto de óptica para o trabalho em sala de aula, e quiser usar seus créditos-trabalho para algum outro projeto de sua criatividade, converse conosco a respeito.