Envio do trabalho final
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS
DISCIPLINA FLC 0401
SEMESTRE 2023/2
PROF. JAIME GINZBURG
TURMA 2023202
LITERATURA BRASILEIRA VI
RECURSOS FUNDAMENTAIS
- Página no Moodle-USP com informações e materiais de FLC 0401
- Pastas em Google Drive (criadas pelo Monitor Caio Augusto Leite)
Prazo: 5 de janeiro de 2024
Entrega: Envio através de link específico no Moodle
O trabalho final poderá ser realizado individualmente ou em grupos de até quatro integrantes.
Caso, por qualquer razão, um(a) estudante entregue Trabalho final e Relatório de curso, o professor corrigirá apenas o Relatório de curso.
INSTRUÇÕES PARA O TRABALHO FINAL
Trabalho final (configuração)
- Dados iniciais de identificação – em caso de atividade em grupos de 2, 3 ou 4 pessoas, os nomes completos e números de matrícula correspondentes de todos os integrantes devem ser indicados acima do trabalho. Em caso de ausência da identificação clara, o professor entenderá que o trabalho enviado é individual.
- Título do trabalho
- Introdução: apresentação do assunto escolhido para estudo, do enfoque adotado, e dos textos de apoio teórico ou crítico a serem utilizados (800 a 1200 caracteres com espaços).
- Parte principal: análise de elementos temáticos e formais e interpretação. Reflexão a respeito desses elementos, com apoio de textos teóricos ou críticos, e exemplificação adequada. (9000 a 11000 caracteres com espaços).
- Considerações finais: perspectivas de estudo futuro motivadas pela realização do trabalho. (2000 a 3000 caracteres com espaços).
- Referências bibliográficas completas.
Orientação para a escolha do tema do Trabalho final:
Para fazer um trabalho adequado em um prazo curto, esclareça todas as dúvidas necessárias antes de começar a redação, consulte suas anotações de aula, assegure-se de que possui os materiais necessários, procure a concentração e evite digressões.
Procure utilizar, como principal critério de escolha de tema para o trabalho, uma afinidade acadêmica efetiva com esse tema. Escolha levando em conta questões que verdadeiramente importam, para as quais você não tem respostas de antemão, e pelas quais vale a pena dedicar tempo de estudo.
Tema geral do trabalho final: Análise e interpretação de um filme.
Escolha do filme: o professor salvou no Moodle um arquivo, “FLC 0401 - lista de filmes”, com uma lista de 94 sugestões de filmes. Caso queira estudar um filme que não está na lista, será necessário consultar o professor (não será possível entregar um trabalho sobre um filme que o professor desconheça) e justificar. Caso o professor autorize que estude um filme fora da lista, você precisará conceder uma cópia desse filme para o professor.
É imprescindível que você tenha acesso de longa duração (até a conclusão da disciplina) ao filme escolhido, para poder revê-lo o quanto for necessário e estudar com atenção cenas importantes. O ideal é que tenha cópia própria do filme em DVD ou arquivo digital. Não escolha um filme ao qual não tem acesso, e/ou um filme que não desperte interesse sincero em ver novamente.
A análise do filme não deve ser exaustiva, ou seja, não se trata de refletir sobre todas as cenas do filme. Devem ser selecionadas cenas (a recomendação é que sejam duas, ou no máximo três) que você considera importantes, e realizar a análise dessas cenas. Elas podem ser, quando oportuno, relacionadas com outras cenas ou com o filme como um todo.
Quando comentar uma cena do filme pela primeira vez, indique seus pontos de início e de final, para que, ao corrigir, o professor possa rever a cena. Por exemplo: “Essa cena é encontrada entre 00:30:00 e 00:40:00” (entre trinta e quarenta minutos de filme).
A análise deve contemplar pelo menos três conceitos explicados em aulas para analisar um filme. Por exemplo, nas primeiras aulas, foram expostos conceitos como corte, opacidade, personagem cinematográfica e close-up, entre outros.
Para organizar sua reflexão, é imprescindível definir uma questão sobre a qual você quer refletir. Por exemplo:
- se o filme fosse “2001 – a space odissey” de Stanley Kubrick, caberia refletir sobre: como e por que Hal mata tripulantes da aeronave? Qual função assume o monolito ao longo do filme? Qual a relação entre a cena na pré-história e as viagens de espaçonaves?
- se o filme fosse “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, de Pedro Almodóvar, caberia refletir sobre: como a cena da dublagem se relaciona com a busca de Pepa por Ivan? Como o taxista se relaciona com Pepa, e qual sua importância no filme? Como as aparições da cor vermelha se associam com os comportamentos de Pepa?
É importante que você defina uma única questão para refletir a respeito. Ainda que tenha vários interesses a respeito de um filme, escolha um e mantenha sua concentração, evitando dispersões.
É oportuno, embora não seja obrigatório, consultar o professor a respeito da escolha da questão, para evitar que o trabalho seja prejudicado por uma escolha inadequada (a esse respeito, o professor vai fazer comentários mais adiante).
É recomendado que o professor seja consultado para, se necessário, recomendar leituras complementares.
Essa questão deve ser inserida na Introdução, com um comentário sobre as razões pelas quais escolheu refletir a respeito dela.
A expectativa é de que o trabalho apresente, na parte principal, ideias organizadas que se relacionam diretamente com a questão escolhida.
Nas Considerações finais, você pode comentar se considera ter respondido suficientemente a questão proposta, e se a reflexão levou a formular novas questões de estudo.
Requisitos específicos para o trabalho final:
- Você deve fazer uma referência a uma obra de Literatura Brasileira, do gênero conto (considerando que contos brasileiros foram estudados em aulas. Em caso de dúvidas, escolha um conto entre as sugestões do arquivo “Lista de sugestões de contos”. Em pelo menos um parágrafo (1000 a 1300 caracteres com espaço), mostre uma semelhança relevante entre o filme escolhido e essa obra. A semelhança será relevante se ela ajudar a compreender tanto o filme como a obra. A preferência será por uma obra literária da mesma década na qual o filme foi lançado. Em caso de dúvida sobre a escolha, consulte o professor.
- Você deve empregar pelo menos dois textos teóricos, históricos ou críticos que constam no Programa como leituras obrigatórias ou leituras facultativas.
- É recomendável ler pelo menos um artigo acadêmico publicado (ou capítulo de livro acadêmico) sobre o filme escolhido e/ou sobre o diretor do filme (o professor explicou em aula como procurar artigos academicamente recomendáveis).
- Na Introdução, indicar uma aula específica de FLC 0401 (com a data e o assunto principal) que, direta ou indiretamente, tenha contribuído para você conceber o seu trabalho final.
- Nas Considerações finais, opine se você acha ou não o filme estudado relevante para o público de 2023, justificando essa opinião.
Obs. Ler abaixo “Regras gerais sobre as avaliações”
REGRAS GERAIS SOBRE AS AVALIAÇÕES
Entre os critérios de avaliação, cabe destacar: redação clara e fluente; conexão direta com tópicos estudados em aula; cumprimento das instruções apresentadas.
Recomendações: evitar dispersões; utilizar de modo academicamente apropriado, quando for o caso, materiais de apoio; apresentar exemplificação adequada para as ideias expostas.
Recomendação geral: prepare-se para as atividades de avaliação ao longo do tempo, evitando ao máximo passar por situações como preparar o trabalho final de última hora Revise muito bem as atividades antes de entregar, em especial no que se refere à clareza da redação. O prazo para o trabalho não terá prorrogação.
O professor não se responsabiliza por eventuais dificuldades técnicas no uso do Moodle. O Serviço técnico de Informática da FFLCH (https://sti.fflch.usp.br/) pode atuar em esclarecimentos de dúvidas sobre o sistema.
A cópia direta de fontes sem explicitação das referências bibliográficas será considerada plágio.
A transcrição direta de slides de aulas deve ser identificada (por exemplo: “slide 25 da aula de 8.8.23”).
É recomendado que cada estudante consulte o professor a respeito de escolhas de assuntos e abordagens antes da entrega. É sugerido que os estudantes enviem ao docente uma mensagem com dúvidas sobre as atividades e/ou pedidos de indicações materiais de apoio, através do Moodle, até o dia 8 de dezembro, para que o professor possa, quando for o caso, sugerir modificações na preparação.
Não serão recebidas avaliações em caso de reprovação por frequência. É responsabilidade de cada estudante zelar para que essa reprovação não ocorra.
Os resultados das correções serão divulgados no Moodle, em princípio, em 15.1.23. É responsabilidade do(a) estudante conferir os resultados. Caso o(a) estudante queira pedir esclarecimentos sobre a nota, pode escrever ao professor uma mensagem pelo Moodle. Em caso de necessidade, o professor marcará um plantão presencial para conversar com os alunos sobre as atribuições de notas. Como foi exposto, o prazo concedido aos professores para lançar as notas é 19.1.23.
Importante: a comunicação com o professor deve ocorrer sempre dentro do sistema Moodle. Não cabe o emprego do e-mail institucional (ou outro e-mail) do docente. O professor não se responsabiliza por mensagens que hipoteticamente sejam enviadas fora do Moodle e caiam em uma caixa de spam. Em nenhuma hipótese o professor receberá trabalhos por e-mail, deixados embaixo da porta do gabinete ou por outros meios não previstos neste programa.
Observações adicionais:
- O trabalho será escrito diretamente no Moodle, e então enviado.
Não foi pedido, nas instruções, que o trabalho fosse enviado em arquivos anexos.
Não foi pedido, nas instruções, que o trabalho, em caso de ser realizado por duas ou mais pessoas, fosse enviado duas ou mais vezes.
- Em 23.12.23, o Moodle apresentou a seguinte mensagem: "Nos dias 02 e 03 de janeiro/2024 (terça e quarta-feira) o sistema ficará indisponível em alguns momentos para atualização.".