trabalho de final de semestre

Haverá duas opções para o trabalho de final de semestre:

1- Fazer uma exposição de fuga a 3 vozes que seguirá o seguinte roteiro: 

a) primeiros X compassos (depende da extensão do sujeito que pode ser de 1, 2 ou até mesmo 3 compassos), sujeito na região do primeiro grau, utilizando uma harmonia clara (por exemplo i, V, i), enunciado por uma das três vozes; b) no final do sujeito aparece a imitação do mesmo (resposta), na região do quinto grau (maior se o tom for maior, menor se o tom for menor), numa das outras vozes;  c) contrasujeito 1 aparece na voz que fez a primeira enunciação do sujeito e complementa harmônica e ritmicamente a resposta; d) codetta (facultativa, mas bastante comum) composta das duas vozes que já estão em ação que conduz a harmonia de volta à tônica; e) no final da codetta (se houver) ou da primeira resposta (onde o sujeito está no quinto grau), aparece o sujeito novamente (resposta) na última voz a entrar, novamente na região do primeiro grau; f) o contrasujeito 1 aparece novamente transposto para o primeiro grau numa das outras vozes e aparece o contrasujeito 2 na voz restante (temos aqui a textura completa a 3 vozes - cuidado com a clareza da harmonia e a complementaridade rítmica entre todas as vozes. Evitar longos trechos homofônicos de nota contra nota). Um modelo que pode ser adotado é o Fuga em Cm do Primeiro Volume do Cravo Bem Temperado (devidamente analisado e disponível no moodle no livro do Thomas Benjamin).

2- Criar uma levada (ou "groove"). 

As levadas podem ser pensadas como estruturas repetitivas rítmico-melódicas contrapontísticas compostas por várias camadas. A levada muitas vezes, além de seu aspecto textural (tecido contrapontístico rítmico-timbrístico) carrega também um encadeamento harmônico (tonal, direcional ou modal cíclico, etc.) que vai condicionar a atuação de eventuais solistas. Os grooves ou levadas são geralmente ligados a estilos específicos (samba, reggae, funk, choro, Bebop, rock, jazz, etc.), mas podem ser inventados e funcionar como uma espécie de onda portadora repetitiva, porém maleável (uma espécie de acompanhamento complexo) sobre a qual ocorrem solos - que podem ser considerados como novas camadas da estrutura geral. Pensar em compor adicionando camadas pouco a pouco (como em Chamaleon do Herbie Hancock - vide  ). Outros exemplos:   ,  , , ). A levada não precisa ser "quadrada"ou rígida. Pode ser assimétrica, maleável etc. Opções: a)usar o audacity e seus recursos de edição (colagem, efeitos, montagem etc.) a partir de gravações de instrumentos acústicos, amostras da internet, sons gravados, vozes, sons corporais, loops gravados e/ou tocados. b) compor para um grupo específico de pessoas usando seus instrumentos e/ou vozes. O trabalho pode ser individual ou em grupo de até 4 integrantes (somente no caso de o trabalho ser gravado com instrumentos acústicos e/ou apresentado ao vivo). Não é necessário entregar uma partitura, mas sim apresentar o trabalho, seja gravado (audacity, com instrumentos) ou ao vivo (os trabalhos ao vivos deverão ser gravados para serem arquivados).  

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