Programação
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Exercício de escala/afinação:
Para este exercício, cada aluno(a) deve criar uma escala, calculando suas frequências e razões. O exercício dever ser acompanhado de uma breve descrição da escala.
Na página abaixo é possível baixar uma pequena calculadora de escalas e um programa para tocá-las:
http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/cmu530/
Abraços
Fernando -
Escolha uma sala e calcule o tempo de reverberação a partir da fórmula de Sabine. A fórmula leva em consideração o volume da sala, os materiais que a compõem e seus respectivos coeficientes de absorção. Os arquivos com a explicação do cálculo de Tempo de Reverberação, um exemplo simples e uma tabela com coeficiente de absorção de diferentes materiais podem ser baixados aqui:
http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/cmu530/
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Escolha uma sala ( de preferência aquela que você usou para calcular o tempo de reverberação) e calcule sua densidade modal. Isso implica em calcular os modos de ressonância (axiais, longitudinais e oblíquos) da sala até 300 Hz. Depois é preciso calcular a densidade modal para cada banda de frequência e colocar o resultado da densidade modal num gráfico (Densidade Modal x Banda de Frequência).
A explicação do cálculo e um exemplo podem ser baixados aqui:
http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/cmu530/
Lá há também links para planilhas que fazem esse cálculo automaticamente. Você pode usá-las, mas faça um relatório aparte com as conclusões desse cálculo, incluindo gráficos e tabelas com as frequências. Se preferir fazer manualmente (isto é, sem usar essas calculadores, pode fazer o exercício incluindo apenas os modos axiais.
Um colega de vocês, o Lucas Bertollo, gentilmente criou uma calculadora em Python (veja abaixo), mas é preciso compilar antes de usá-la.
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Introdução ao curso: (02/08/2019)
Bibliografia:
Henrique, Luís L. Acústica Musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
Howard, David M., and Jamie Angus. Acoustics and Psychoacoustics. 3rd Edition (1srt Ed.: 1996). London: Focal Press, 2006.
John Backus. The Acoustical Foundations of Music. 2nd ed. New York/Londom: W. W. Norton & Company, 1977.
Juan G. Roederer. Introdução À Física E Psicofísica Da Música. São Paulo: Edusp, 1998.
Thomas D. Rossing. The Science of Sound. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1989.
Site de apoio:
http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/
Tópicos:
1. Timbre e representações sonoras
2. Acústica de Instrumentos
3. Escalas e afinações
4. Acústica de Salas
Avaliação:
1. Presença e pontualidade
2. Participação
3. Trabalhos
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TIMBRE (09/08/2019)
1. Representações gráficas do som
2. Forma de onda vs espectro
3. Componentes do timbre
- Parciais Parciais harmônicos
- Transientes
- Formantes
- Envoltória dinâmica
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Continuação: Timbre e formas de representação do som
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Alguns alunos manifestaram o interesse em ler este texto que escrevi tratando o som como uma forma de imagem. Comentários e discussões sobre o assunto são bem-vindos!
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