Programação

  • Tópico 1

    (05/08/2019)

    1. Introdução ao curso
    2. Instalar FScape: https://www.sciss.de/fscape/
    3. Prepara para gravação de sons no estúdio em 19/08/2019
    4. Seminários de Música Eletroacústica Brasileira
      Texto: Maues, Igor Lintz. Música Eletroacústica no Brasil: composição utilizndo o meio eletrônico (1956-1981). Dissertação de Mestrado -  USP - 1989, capítulo 2, pp 7 a 37.
      Seminário dia 26/08: pg. 7-24 (José Falcão e José Soares)
      Seminário dia 09/09: pg 24-37 (Mateus  e Artur)
    5. entrega do primeiro trabalho de Composição:  30/09/2019
    6. Escuta: Denise Garcia (Par Lui; Trem-pássaro; Festa!?)


    • Tópico 2

      (12/08/2019)

      Instalar Fscape e explorar alguns módulos:

      Utilities
           slice / concat

      Spectral Domain:
           FIR Designer
           Convolution / Complex Convolution
           Fourier Translation

      Time Domain
           Step Back
           Serial Killer / Seek + Enjoy


      Audição: 

      Arthur Kampela: Textorias (1994)

      • Tópico 3

        19/08/2019

        Gravação em estúdio

        Cada aluno deverá trazer alguns objetos pequenos que gerem sons interessantes para serem gravados no estúdio. A ideia é formar uma biblioteca de sons para serem utilizados numa composição eletroacústica. 

        • Tópico 4

          26/08/2019

          Seminários de Música Eletroacústica Brasileira

          Texto: Maues, Igor Lintz. Música Eletroacústica no Brasil: composição utilizando o meio eletrônico (1956-1981). Dissertação de Mestrado -  USP - 1989, capítulo 2, pp 7 a 37.

          Seminário dia 26/08: pg. 7-24 (José Falcão e José Soares)


        • Tópico 5

          02/09/2019


          Semana da Pátria. Não haverá aula.

          • Tópico 6

            (09/09/2019)

            Seminários de Música Eletroacústica Brasileira
            Texto: Maues, Igor Lintz. Música Eletroacústica no Brasil: composição utilizndo o meio eletrônico (1956-1981). Dissertação de Mestrado -  USP - 1989, capítulo 2, pp 7 a 37.

            Seminário dia 09/09: pg 24-37 (Mateus  e Artur)

            PURE DATA

            Instalar a versão mais nova do software PureData. Procure a versão mais apropriada para o seu computador no site: https://puredata.info/downloads

            Mais informação sobre o programa em: https://puredata.info/

            Neste curso usaremos o tutorial disponível em http://write.flossmanuals.net/pure-data/introduction2/

            Consultem também o material produzido por Alexandre Porres disponível em: https://sites.google.com/site/porres/pd


            • Tópico 8

              Seminário: Música Eletroacústica na América Latina (i)

              Textos de Ricardo Dal Farra

              https://revuecircuit.ca/articles/17_2/1.6-the-southern-tip-of-the-electroacoustic/

              http://www.fondation-langlois.org/html/e/page.php?NumPage=549

              (Rafael e Pedro)


              Vídeo:
              https://www.youtube.com/watch?v=cC138aoYfS8

              • Tópico 9

                Seminário dia 07/10


                Texto"Experimentation and Legitimacy at the Centro Latinoamericano de Altos Estudios Musicales"

                PP. 21-82)


                (Seminario Vinicius e Adriel)

                • Tópico 10

                  Música Eletroacústica na América Latina (II)


                  Seminário dia 01/10

                  Texto"Experimentation and Legitimacy at the Centro Latinoamericano de Altos Estudios Musicales"

                  PP. 21-82)


                  (Seminario Vinicius e Adriel)


                • Tópico 11

                  Composições Eletroacústicas (14/10/19)


                  José Falcão - Sutis

                  José Soares -  Ventanias e Jogos do Lixo

                  Abdullah - Sem título

                  Vinicius - Fluxo

                  Arthur - Shwelp

                  • Tópico 12

                    PD


                    Sub-patch, Abstração, Patch on parent

                    Dolla Signs

                    Delay, filtros (hip~, lop~, bp~)

                    line, line~, snapshot~

                    qlist

                    soundfiler~

                    • Tópico 13

                      Seminário (04/11/2019) 

                      Sound Art, Art, Music by Douglas Kahn

                      https://soundartarchive.net/articles/kahn-2006-Sound%20Art,%20Art,%20Music.pdf

                      • Tópico 14

                        Alguns tópicos de PD relacionados com onda quadrada/pulso, delay e filtro

                      • Tópico 15

                        Exemplo de sampler a ser desenvolvido pelos alunos.

                      e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP