Programação

  • Tópico 1

    (05/08/2019)

    1. Introdução ao curso
    2. Instalar FScape: https://www.sciss.de/fscape/
    3. Prepara para gravação de sons no estúdio em 19/08/2019
    4. Seminários de Música Eletroacústica Brasileira
      Texto: Maues, Igor Lintz. Música Eletroacústica no Brasil: composição utilizndo o meio eletrônico (1956-1981). Dissertação de Mestrado -  USP - 1989, capítulo 2, pp 7 a 37.
      Seminário dia 26/08: pg. 7-24 (José Falcão e José Soares)
      Seminário dia 09/09: pg 24-37 (Mateus  e Artur)
    5. entrega do primeiro trabalho de Composição:  30/09/2019
    6. Escuta: Denise Garcia (Par Lui; Trem-pássaro; Festa!?)


  • Tópico 2

    (12/08/2019)

    Instalar Fscape e explorar alguns módulos:

    Utilities
         slice / concat

    Spectral Domain:
         FIR Designer
         Convolution / Complex Convolution
         Fourier Translation

    Time Domain
         Step Back
         Serial Killer / Seek + Enjoy


    Audição: 

    Arthur Kampela: Textorias (1994)

  • Tópico 3

    19/08/2019

    Gravação em estúdio

    Cada aluno deverá trazer alguns objetos pequenos que gerem sons interessantes para serem gravados no estúdio. A ideia é formar uma biblioteca de sons para serem utilizados numa composição eletroacústica. 

  • Tópico 4

    26/08/2019

    Seminários de Música Eletroacústica Brasileira

    Texto: Maues, Igor Lintz. Música Eletroacústica no Brasil: composição utilizando o meio eletrônico (1956-1981). Dissertação de Mestrado -  USP - 1989, capítulo 2, pp 7 a 37.

    Seminário dia 26/08: pg. 7-24 (José Falcão e José Soares)


  • Tópico 5

    02/09/2019


    Semana da Pátria. Não haverá aula.

  • Tópico 6

    (09/09/2019)

    Seminários de Música Eletroacústica Brasileira
    Texto: Maues, Igor Lintz. Música Eletroacústica no Brasil: composição utilizndo o meio eletrônico (1956-1981). Dissertação de Mestrado -  USP - 1989, capítulo 2, pp 7 a 37.

    Seminário dia 09/09: pg 24-37 (Mateus  e Artur)

    PURE DATA

    Instalar a versão mais nova do software PureData. Procure a versão mais apropriada para o seu computador no site: https://puredata.info/downloads

    Mais informação sobre o programa em: https://puredata.info/

    Neste curso usaremos o tutorial disponível em http://write.flossmanuals.net/pure-data/introduction2/

    Consultem também o material produzido por Alexandre Porres disponível em: https://sites.google.com/site/porres/pd


  • Tópico 7

  • Tópico 8

    Seminário: Música Eletroacústica na América Latina (i)

    Textos de Ricardo Dal Farra

    https://revuecircuit.ca/articles/17_2/1.6-the-southern-tip-of-the-electroacoustic/

    http://www.fondation-langlois.org/html/e/page.php?NumPage=549

    (Rafael e Pedro)


    Vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=cC138aoYfS8

  • Tópico 9

    Seminário dia 07/10


    Texto"Experimentation and Legitimacy at the Centro Latinoamericano de Altos Estudios Musicales"

    PP. 21-82)


    (Seminario Vinicius e Adriel)

  • Tópico 10

    Música Eletroacústica na América Latina (II)


    Seminário dia 01/10

    Texto"Experimentation and Legitimacy at the Centro Latinoamericano de Altos Estudios Musicales"

    PP. 21-82)


    (Seminario Vinicius e Adriel)


  • Tópico 11

    Composições Eletroacústicas (14/10/19)


    José Falcão - Sutis

    José Soares -  Ventanias e Jogos do Lixo

    Abdullah - Sem título

    Vinicius - Fluxo

    Arthur - Shwelp

  • Tópico 12

    PD


    Sub-patch, Abstração, Patch on parent

    Dolla Signs

    Delay, filtros (hip~, lop~, bp~)

    line, line~, snapshot~

    qlist

    soundfiler~

  • Tópico 13

    Seminário (04/11/2019) 

    Sound Art, Art, Music by Douglas Kahn

    https://soundartarchive.net/articles/kahn-2006-Sound%20Art,%20Art,%20Music.pdf

  • Tópico 14

    Alguns tópicos de PD relacionados com onda quadrada/pulso, delay e filtro

  • Tópico 15

    Exemplo de sampler a ser desenvolvido pelos alunos.