Programação
-
1. Introdução ao curso
Áudio, produção fonográfica, escuta e representação sonora, esquema do estúdio, dB e níveis de operação, filtros, cabos e coneções, microfones, console de mixagem, gravação-mixagem-masterização, processadores de efeito, processadores dinâmicos
2. Bibliografia e material de apoio
Tópicos de áudio e acústica: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/
- Ballou, G. (2002). Handbook for Sound Engineers, Focal Press, ISBN: 0240804546, Third Edition.
- Eargle, J. and C. Foreman (2002). Audio engineering for sound reinforcement. Milwaukee, WI, JBL/Hal Leonard Corporation.
- Eargle, J. (2001) The Microphone Book. Focal Press. ISBN: 0240804457.
- Gibson, B. (2002). Compressors, Limiters, Expanders & Gates. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
- Gibson, B. (2002). Equalizers, Reverbs & Delays. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
- Gibson, B. (2002). Microphone Techniques. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
- Huber, D. M. and P. Willianms (1998). Professional Microphone Techniques. Emeryville, Mix Books.
- Machado, R. M. (2001). Som ao vivo: conceitos e aplicações básicas em sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
- Miranda, E. R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford, Focal Press.
- Miranda, E. R. (2001). Composing music with computers. Oxford; Auckland; Boston; Johannesburg; Melburne; New Delhi, Focal Press.
- Moscal, T. (2001). Sound Check: o básico de som e sistemas de sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
- Pohlmann, K. C. (2005). Principles of Digital Audio. McGraw-Hill/TAB Electronics. ISBN: 0071441565
- Rettinger, M. (1981). Studio Acoustics. Chemical Publishing Company. ISBN: 0820603767.
- Stark, S. H. (1996). Live Sound Reinforcement. Emeryville, MixBooks.
- Talbot-Smith, M., Ed. (1995). Sound Engineer's Poket Book. Focal Poket Books. Oxford, Boston, et al., Focal Press.
- Valle, S. d. (1997). Microfones: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro, Editora Música & Tecnologia.
- White, P. (2000). Basic Mixing Techniques. London, Sanctuary Publishing.
3. Avalição
Participação em aula e frequência
Prova no dia 27/11
4. Elemmentos básicos
- Qualidade de áudio - escuta
- Som vs Audio
- Gravação, mixagem
- Representação do som
- Espectro, parciais, formantes, transientes,
-
14/08/2019
1. Continuação do tópico: Parâmetros do Som
2. Representações do som: ondas e espectros
3. Audições Críticas:
Comparação entre os fonogramas:
Itamar Assumpção - Beleléu, Leléu, Eu. Lira Paulistana, 1980. (com Isca de Polícia)
https://www.youtube.com/watch?v=2-sI-CULy_o
Itamar Assumpção - Pretobrás - Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes?, Atração Fonográfica, 1998. https://www.youtube.com/watch?v=3JXwpA48OzU
Ron Blake - Sonic Tonic (2005)
Jazz: https://open.spotify.com/album/2coGDgXn6Mt0Wr4Y2LI1Glhttps://www.youtube.com/watch?v=aTN7Hq3_pDk&list=RDlJahwxmYnHM&index=1 -
1. Estúdio - Home Studio - DAW
2. Introdução ao Decibel
3. Níveis de Operação
4. Escuta crítica: Albúm "Jook Joint" de Quincy Jones
-
Estrutura de Ganhos
- Níveis de sinal
- Nível Nominal de Trabalho
- Relação sinal/ruído (Signal-to-noise ratio, S/N ou SNR)
- Clipling e Distorção
- Faixa Dinâmica e Headroom
Ver: https://www.somaovivo.org/artigos/estrutura-de-ganho-parte-1-conceitos/
-
Apostila sobre Microfones pode ser acessada aqui:
http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/cmu449/microfone.pdf
-
-
-
-
-