Programação

  • Tópico 1

    1. Introdução ao curso

    Áudio, produção fonográfica, escuta e representação sonora, esquema do estúdio, dB e níveis de operação, filtros, cabos e coneções, microfones, console de mixagem, gravação-mixagem-masterização, processadores de efeito, processadores dinâmicos


    2. Bibliografia e material de apoio

    Tópicos de áudio e acústica: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/

    • Ballou, G. (2002). Handbook for Sound Engineers, Focal Press, ISBN: 0240804546, Third Edition.
    • Eargle, J. and C. Foreman (2002). Audio engineering for sound reinforcement. Milwaukee, WI, JBL/Hal Leonard Corporation.
    • Eargle, J. (2001) The Microphone Book. Focal Press. ISBN: 0240804457.
    • Gibson, B. (2002). Compressors, Limiters, Expanders & Gates. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
    • Gibson, B. (2002). Equalizers, Reverbs & Delays. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
    • Gibson, B. (2002). Microphone Techniques. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
    • Huber, D. M. and P. Willianms (1998). Professional Microphone Techniques. Emeryville, Mix Books.
    • Machado, R. M. (2001). Som ao vivo: conceitos e aplicações básicas em sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
    • Miranda, E. R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford, Focal Press.
    • Miranda, E. R. (2001). Composing music with computers. Oxford; Auckland; Boston; Johannesburg; Melburne; New Delhi, Focal Press.
    • Moscal, T. (2001). Sound Check: o básico de som e sistemas de sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
    • Pohlmann, K. C. (2005). Principles of Digital Audio. McGraw-Hill/TAB Electronics. ISBN: 0071441565
    • Rettinger, M. (1981). Studio Acoustics. Chemical Publishing Company. ISBN: 0820603767.
    • Stark, S. H. (1996). Live Sound Reinforcement. Emeryville, MixBooks.
    • Talbot-Smith, M., Ed. (1995). Sound Engineer's Poket Book. Focal Poket Books. Oxford, Boston, et al., Focal Press.
    • Valle, S. d. (1997). Microfones: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro, Editora Música & Tecnologia.
    • White, P. (2000). Basic Mixing Techniques. London, Sanctuary Publishing.


    3. Avalição

    Participação em aula e frequência

    Prova no dia 27/11


    4. Elemmentos básicos

    • Qualidade de áudio -  escuta
    • Som vs Audio
    • Gravação, mixagem
    • Representação do som
    • Espectro, parciais, formantes, transientes, 

    • Tópico 2

      14/08/2019

      1. Continuação do tópico: Parâmetros do Som

      2. Representações do som: ondas e espectros

      3. Audições Críticas:

      Comparação entre os fonogramas:

      Itamar Assumpção - Beleléu, Leléu, Eu. Lira Paulistana, 1980. (com Isca de Polícia)
      https://www.youtube.com/watch?v=2-sI-CULy_o
      Itamar Assumpção - Pretobrás - Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes?, Atração Fonográfica, 1998. https://www.youtube.com/watch?v=3JXwpA48OzU
      Ron Blake - Sonic Tonic (2005)
      Jazz: https://open.spotify.com/album/2coGDgXn6Mt0Wr4Y2LI1Gl

      • Tópico 3

        1. Estúdio -  Home Studio - DAW

        2. Introdução ao Decibel

        3. Níveis de Operação

        4. Escuta crítica: Albúm "Jook Joint" de Quincy Jones 


        Níveis de Operação de Sinal de Áudio




        • Tópico 4

          Estrutura de Ganhos

          • Níveis de sinal
          • Nível Nominal de Trabalho
          • Relação sinal/ruído (Signal-to-noise ratio, S/N ou SNR)
          • Clipling e Distorção
          • Faixa Dinâmica  e Headroom

          Ver:  https://www.somaovivo.org/artigos/estrutura-de-ganho-parte-1-conceitos/


          • Tópico 5

            Apostila sobre Microfones pode ser acessada aqui:

            http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/cmu449/microfone.pdf

            e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP