Atividade 3: ênfases curriculares
Utilizando a caracterização dos currículos em termos de ênfases (abaixo), vocês deverão analisar a proposta de Física dos Proposta Curricular do Estado de São Paulo (texto em anexo).
A atividade deverá ser feita de modo a produzir uma análise em duas partes:
I) destacando no próprio texto da Proposta as mensagens sobre a ciência;
II) redigindo uma documento final de no máximo 2 páginas que possa caracterizar a Proposta em termos das ênfases destacadas na parte I.
Ênfases Curriculares : “Um conjunto coerente de mensagens sobre ciência comunicadas, explicita ou implicitamente, ao estudante”
1. Ciência do cotidiano – meio para entender e controlar o ambiente
2. Estrutura da ciência – funcionamento da ciência
3. Ciência, tecnologia e sociedade – implicações do conhecimento cientifico na sociedade e vice-versa
4. Desenvolvimento de habilidades científica – levantamento de hipóteses, generalização, abstração etc
5. “Explicações corretas” – produtos da ciência
6. Indivíduo como explicador – reconhecer-se como capaz de produzir conhecimento
7. Fundamentação sólida -propedêutica