Envio do Relatório de curso
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS
DISCIPLINA FLC 0401
SEMESTRE 2023/2
PROF. JAIME GINZBURG
TURMA 2023202
LITERATURA BRASILEIRA VI
AVALIAÇÃO
Prazo: 5 de janeiro de 2024
Entrega: Envio através de link específico no Moodle
O relatório de curso é individual.
Caso, por qualquer razão, um(a) estudante entregue Trabalho final e Relatório de curso, o professor corrigirá apenas o Relatório de curso.
INSTRUÇÕES PARA O RELATÓRIO DE CURSO
- Escolher quatro aulas do curso, em acordo com o critério de que tenham sido as aulas nas quais você considera ter tido o melhor rendimento em aprendizagem.
- Inicie o relatório identificando as quatro aulas, com as datas e o(s) tema(s) principal(is). Por exemplo:
Data: 8 de agosto de 2023. Temas principais: apresentação do programa, “Hiroshima mon amour”.
- Organize seu relatório em cinco partes. Cada uma, entre as quatro primeiras, se refere respectivamente a uma das aulas escolhidas. A quinta parte consiste em “Considerações finais”.
- Para cada aula, apresente por escrito respostas para as perguntas indicadas abaixo. Não copie as perguntas em sua resposta, indique apenas o número correspondente a cada pergunta. Consulte suas anotações de aula e materiais de apoio (textos apresentados no curso e/ou slides), de acordo com a necessidade.
- Em “Considerações finais”, depois de refletir a respeito do que aprendeu em FLC 0401, apresente um comentário (2000 a 3000 caracteres com espaços) destacando elementos (textos, filmes, tópicos) que teriam motivado a desenvolver estudos no futuro, justificando sua escolha.
Lista de perguntas a respeito de cada aula: (1) Resuma, de modo organizado, os conteúdos da aula, indicando filme(s), texto(s) e/ou tópicos abordados (800 a 1200 caracteres com espaços); (2) Escolha dois conceitos (de Teoria do Cinema, Teoria da Literatura ou áreas afins) empregados na aula, e apresente definições claras desses conceitos, levando em conta a bibliografia do curso (400 a 600 caracteres com espaços para cada conceito); (3) Destaque uma parte específica da aula que despertou seu interesse, e comente detalhadamente essa parte (800 a 1200 caracteres com espaços); (4) Estabeleça uma relação entre conteúdos dessa aula e outra(s) aula(s) do curso (com indicação de data), explicando como conteúdos foram retomados e/ou reforçados em aulas diferentes (400 a 600 caracteres com espaços).
Obs. Ler abaixo “Regras gerais sobre as avaliações”
REGRAS GERAIS SOBRE AS AVALIAÇÕES
Entre os critérios de avaliação, cabe destacar: redação clara e fluente; conexão direta com tópicos estudados em aula; cumprimento das instruções apresentadas.
Recomendações: evitar dispersões; utilizar de modo academicamente apropriado, quando for o caso, materiais de apoio; apresentar exemplificação adequada para as ideias expostas.
Recomendação geral: prepare-se para as atividades de avaliação ao longo do tempo, evitando ao máximo passar por situações como preparar o trabalho final de última hora. Revise muito bem as atividades antes de entregar, em especial no que se refere à clareza da redação. O prazo para o trabalho não terá prorrogação.
O professor não se responsabiliza por eventuais dificuldades técnicas no uso do Moodle. O Serviço técnico de Informática da FFLCH (https://sti.fflch.usp.br/) pode atuar em esclarecimentos de dúvidas sobre o sistema.
A cópia direta de fontes sem explicitação das referências bibliográficas será considerada plágio.
A transcrição direta de slides de aulas deve ser identificada (por exemplo: “slide 25 da aula de 8.8.23”).
É recomendado que cada estudante consulte o professor a respeito de escolhas de assuntos e abordagens antes da entrega. É sugerido que os estudantes enviem ao docente uma mensagem com dúvidas sobre as atividades e/ou pedidos de indicações materiais de apoio, através do Moodle, até o dia 8 de dezembro, para que o professor possa, quando for o caso, sugerir modificações na preparação.
Não serão recebidas avaliações em caso de reprovação por frequência. É responsabilidade de cada estudante zelar para que essa reprovação não ocorra.
Os resultados das correções serão divulgados no Moodle, em princípio, em 15.1.23. É responsabilidade do(a) estudante conferir os resultados. Caso o(a) estudante queira pedir esclarecimentos sobre a nota, pode escrever ao professor uma mensagem pelo Moodle. Em caso de necessidade, o professor marcará um plantão presencial para conversar com os alunos sobre as atribuições de notas. Como foi exposto, o prazo concedido aos professores para lançar as notas é 19.1.23.
Importante: a comunicação com o professor deve ocorrer sempre dentro do sistema Moodle. Não cabe o emprego do e-mail institucional (ou outro e-mail) do docente. O professor não se responsabiliza por mensagens que hipoteticamente sejam enviadas fora do Moodle e caiam em uma caixa de spam. Em nenhuma hipótese o professor receberá trabalhos por e-mail, deixados embaixo da porta do gabinete ou por outros meios não previstos neste programa.
Observações adicionais:
- O relatório será escrito diretamente no Moodle, e então enviado.
Não foi pedido, nas instruções, que o relatório fosse enviado em arquivos anexos.
- Em 23.12.23, o Moodle apresentou a seguinte mensagem: "Nos dias 02 e 03 de janeiro/2024 (terça e quarta-feira) o sistema ficará indisponível em alguns momentos para atualização.".