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PROGRAMA DA DISCIPLINA

PLANO DE DISCIPLINA – 2º SEMESTRE DE 2022

Disciplina: Planejamento e Controle de Marketing

Código: EAD-446                                      Carga horária semanal: 2

Período: 15/08/2022 – 21/12/2022

Professor: Professor Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi:   cchgfea1@usp.br

Horário das aulas: 2as feiras pelas manhãs

Turma 21: das 7:30h às 9: 10h

Turma 22: das 9:20h às 11:00h 

Atendimento aos alunos 2as feira a partir das 11 horas – 13  horas

EMENTA

Apresentar e discutir conceitos e processo de planejamento de marketing. Apresentar e discutir as ferramentas de análise e decisão sobre estratégias, objetivos, metas, ações de marketing. Apresentar e discutir os instrumentos de controle do planejamento de marketing. Desenvolver a capacidade de realizar diagnóstico, identificação de oportunidades e ameaças, seleção de mercados-alvo e o posicionamento da empresa, por meio da elaboração de um plano de marketing.

OBJETIVOS

Discutir e aplicar conceitos, técnicas e práticas usadas no planejamento e elaboração de planos de marketing. Capacitar o estudante na confecção e implantação de um plano de marketing empresarial.

                                    Sessão

Descrição

Leituras (Bibl. Básica)

1

Apresentação do curso.

Do Pensamento Estratégico ao Planejamento de Marketing. O Planejamento e o Plano de Marketing

(Campomar; Ikeda)

2

A análise do Ambiente: Econômico, Político, Legal, Cultural, Demográfico e Tecnológico.

(Campomar; Ikeda)

3

A análise do Ambiente: Econômico, Político, Legal, Cultural, Demográfico e Tecnológico.

(Campomar; Ikeda)

4

Análise SWOT, Segmentação de mercado, Matriz de Atratividade, Matriz de Crescimento e Portfólio de Produtos.

(Campomar; Ikeda)

5

Análise SWOT, Segmentação de mercado, Matriz de Atratividade, Matriz de Crescimento e Portfólio de Produtos.

 

6

1ª PROVA PARCIAL

 

Material Disponível no STOA

7

Apresentação e discussão do CASE

 

8

Estratégias Gerais de Marketing e Determinação dos Objetivos de Marketing.

 (Campomar; Ikeda)

9

Programa de Ações e Indicadores de Controle

 

(Campomar; Ikeda)

10


O Guia para o Planejamento, com Template, para o Trabalho Final, com Apresentação do Case (Trabalho Final)



 

Material disponível no STOA 

11

2ª. PROVA PARCIAL 

 

12

APRESENTAÇÃO DO CASE

 

13

APRESENTAÇÃO DO CASE

 

 

12

Encerramento do Curso

Últimas Palavras: a profissionalização em Marketing

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAMPOMAR, M. C.; IKEDA, A. I. São Paulo. Ed. Saraiva. 2018. O Planejamento de Marketing e a Confecção de Planos.

IKEDA, A. A.; CAMPOMAR, M. C.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M. Planejamento de Marketing: um estudo no contexto brasileiro. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 4, n. 2, p. 113-126, maio/agosto 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HOOLEY, G.J.; SAUNDERS, J.A.; PIERCY, N.F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013.

LAMBIM J.J. Marleting Estratégico , Lisboa : Pearson , 2000

McDONALD, M. Planos de marketing: como criar e implementar planos eficazes. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

STEVENS, R. et alPlanejamento de Marketing: guia de processos e aplicações práticasSão Paulo: Pearson, 2004.

WEBSTER, F. E. Industrial Marketing Strategy. EUA: Wiley, 1991.

WESTWOOD, J. O Plano de marketing: guia prático2. ed. São Paulo: Makron, 1996.

 OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO

·         O case deverá ser resolvido em grupos de até 5 alunos.

·         Não se descuide das presenças. Elas são essenciais ao aprendizado.

·         Cada prova parcial terá peso de 20%.

·         O Case terá peso de 60%.

 

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