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PLANO DE DISCIPLINA – 2º SEMESTRE DE 2022
Disciplina: Planejamento e Controle de Marketing
Código: EAD-446 Carga horária semanal: 2
Período: 15/08/2022 – 21/12/2022
Professor: Professor Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi: cchgfea1@usp.br
Horário das aulas: 2as feiras pelas manhãs
Turma 21: das 7:30h às 9: 10h
Turma 22: das 9:20h às 11:00h
Atendimento aos alunos 2as feira a partir das 11 horas – 13 horas
EMENTA |
Apresentar e discutir conceitos e processo de planejamento de marketing. Apresentar e discutir as ferramentas de análise e decisão sobre estratégias, objetivos, metas, ações de marketing. Apresentar e discutir os instrumentos de controle do planejamento de marketing. Desenvolver a capacidade de realizar diagnóstico, identificação de oportunidades e ameaças, seleção de mercados-alvo e o posicionamento da empresa, por meio da elaboração de um plano de marketing.
OBJETIVOS |
Discutir e aplicar conceitos, técnicas e práticas usadas no planejamento e elaboração de planos de marketing. Capacitar o estudante na confecção e implantação de um plano de marketing empresarial.
Descrição |
Leituras (Bibl. Básica) |
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1 |
Apresentação do curso. Do Pensamento Estratégico ao Planejamento de Marketing. O Planejamento e o Plano de Marketing |
(Campomar; Ikeda) |
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2 |
A análise do Ambiente: Econômico, Político, Legal, Cultural, Demográfico e Tecnológico. |
(Campomar; Ikeda) |
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3 |
A análise do Ambiente: Econômico, Político, Legal, Cultural, Demográfico e Tecnológico. |
(Campomar; Ikeda) |
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4 |
Análise SWOT, Segmentação de mercado, Matriz de Atratividade, Matriz de Crescimento e Portfólio de Produtos. |
(Campomar; Ikeda) |
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5 |
Análise SWOT, Segmentação de mercado, Matriz de Atratividade, Matriz de Crescimento e Portfólio de Produtos. |
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6 |
1ª PROVA PARCIAL
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Material Disponível no STOA |
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7 |
Apresentação e discussão do CASE |
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8 |
Estratégias Gerais de Marketing e Determinação dos Objetivos de Marketing. |
(Campomar; Ikeda) |
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9 |
Programa de Ações e Indicadores de Controle
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(Campomar; Ikeda) |
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10 |
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Material disponível no STOA |
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2ª. PROVA PARCIAL |
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12 |
APRESENTAÇÃO DO CASE
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13 |
APRESENTAÇÃO DO CASE
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12 |
Encerramento do Curso Últimas Palavras: a profissionalização em Marketing
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
CAMPOMAR, M. C.; IKEDA, A. I. São Paulo. Ed. Saraiva. 2018. O Planejamento de Marketing e a Confecção de Planos.
IKEDA, A. A.; CAMPOMAR, M. C.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M. Planejamento de Marketing: um estudo no contexto brasileiro. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 4, n. 2, p. 113-126, maio/agosto 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
HOOLEY, G.J.; SAUNDERS, J.A.; PIERCY, N.F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013.
LAMBIM J.J. Marleting Estratégico , Lisboa : Pearson , 2000
McDONALD, M. Planos de marketing: como criar e implementar planos eficazes. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
STEVENS, R. et al. Planejamento de Marketing: guia de processos e aplicações práticas. São Paulo: Pearson, 2004.
WEBSTER, F. E. Industrial Marketing Strategy. EUA: Wiley, 1991.
WESTWOOD, J. O Plano de marketing: guia prático. 2. ed. São Paulo: Makron, 1996.
OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO
· O case deverá ser resolvido em grupos de até 5 alunos.
· Não se descuide das presenças. Elas são essenciais ao aprendizado.
· Cada prova parcial terá peso de 20%.
· O Case terá peso de 60%.
- Docente: Celso Claudio de Hildebrand e Grisi