Programação

  • AUH 5867 - História da arquitetura e da cidade: teoria e método

    PROFESSORAS
    Joana Mello de Carvalho e Silva
    Ana Claudia Veiga de Castro

    EMENTA

    Introdução a distintas abordagens conceituais com vistas a fornecer um arcabouço teórico-metodológico aos alunos com pesquisas na área de concentração História e Fundamentos em Arquitetura e Urbanismo, atentando para as relações entre problemas historiográficos, fontes documentais e referências bibliográficas.

    OBJETIVOS

    1. Aproximar os alunos da área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo da pós-graduação da FAUUSP a uma bibliografia teórico-metodológica da história e das ciências sociais, de modo a dar suporte às suas pesquisas.

    2. Problematizar a pesquisa em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo em suas múltiplas vertentes e abordagens a partir das investigações realizadas pelos alunos. 

    3. Desnaturalizar o olhar para os objetos de estudo e discutir como podem se dar os recortes e os aportes teóricos-metodológicos em diálogo com tais objetos.

    4. Discutir o uso de fontes históricas, relacionando de modo dialético problemas históricos e documentos.

    HORÁRIO
    quartas-feiras - das 8h00 às 12h00
    FAU Maranhão

    DRIVE COM OS TEXTOS:

    https://drive.google.com/drive/folders/1VG3lRkG095qrjkC_OzDkqR4Qbnyh3fRw


  • MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA

    AULA INICIAL + 3 AULAS

  • AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO

    30/03   

    Apresentação do programa, das formas de avaliação, dos temas de pesquisa


    Discussão do texto: MENESES, Ulpiano Bezerra de. Morfologia das cidades brasileiras: introdução ao estudo histórico da iconografia urbana. Revista USP: Dossiê Brasil dos viajantes. São Paulo: USP, n.30, jun./ago., 1996. (disponível on-line).

     Leitura sugerida: SILVA, Joana Mello de Carvalho e CASTRO, Ana Claudia Veiga de. "História e historiografia da arquitetura e da cidade". In: CABRAL, Claudia Costa; COMAS, Carlos Eduardo (Orgs.). Anais do IV Enanparq: Estado da Arte. Porto Alegre: PROPAR UFRGS, 2016 (disponível on-line).

  • AULA 2 FUNDAMENTOS DO FAZER HISTÓRICO I – DOCUMENTOS

    06/04

    O papel dos documentos e seus limites

    Discussão de texto: PROST, Antoine. “Cap. III – Os fatos e a crítica histórica”. In: Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, pp.53-75.

    Estudantes responsáveis pela condução da discussão: Alex de C. Matos, Allan P. dos S. Silva, Ana B. P. P. da Costa, Beatriz B. de Carvalho, Berta de O. Melo, Bruna M. F. Canepa, Carlos E. B. Geronimo, Carolina M. Clasen, Fabiana Barbosa Perazolo, Daniel C. de Campos, Frederico N. Teixeira, Gabriel de P. Biselli

    Leituras sugeridas: PROST, Antoine. “Introdução”. In: Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, pp.7-13; HARTOG, François. “Cap. VI – Conjuntura do final de século: a evidência em questão?”. In: Evidência da História: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, pp. 229-251; LE GOFF, Jaques. Documento/monumento. In:____. História e memória. Campinas-SP: Ed. da Unicamp, 2003; NOVAIS, F. e SILVA, R. Introdução. In: NOVAIS, F. e SILVA, R. (Orgs.). Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011, p. 7-70.

    Sugestões a partir das apresentações de pesquisa: 

    Sobre a produção de documentos ao longo da pesquisa - LANNA, A. L. D.. Um bairro italiano em São Paulo: arquivos e fontes para uma história do Bixiga. In: ana claudia veiga castro, joana mello, eduardo costa. (Org.). Arquivos, memórias da cidade, historiografias da arquitetura e do urbanismo. 1ed.São Paulo: fauusp, 2021, v. 1, p. 58-64.
    Sobre projeto de arquitetura como documento - SILVA, Joana Mello de Carvalho e. Um acervo, uma coleção e três problemas: a Coleção Jacques Pilon da Biblioteca da FAUUSP. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 24, n. 3, p. 45-70, 1 dez. 2016.
    Sobre periódicos como documento - LUCA, Tania Regina de. “História dos, nos e por meio dos periódicos”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008, v. 1, p. 111-153
    Sobre fontes visuais  e as relações entre problemas e documentos - MENESES, Ulpiano Bezerra de, “Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares”. Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, jul. 2003, p. 11-36.
    Sobre mapas como documento - BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. Decifrando mapas: sobre o conceito de território e suas vinculações com a cartografia. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 12, p. 193-234, 2004.

  • SEMANA SANTA – NÃO HAVERÁ AULA

    dia 13/04

  • AULA 3 FUNDAMENTOS DO FAZER HISTÓRICO II – A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA

    20/04

    A história tem pergunta

    Discussão de texto: PROST, Antoine. “Cap. IV – As questões do historiador”. In: Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, pp. 75-94.

    Estudantes responsáveis pela condução da discussão: Gabriel M. Carvalho, Guilherme S. Messias, Heloisa B. Ribeiro, Isadora Teodoro, Jayne N. dos Santos, Jéssica S. Ribeiro, Lara Seleme Modro, Lucas C. Balteiro

    Leitura sugerida: SCHORSKE, Carl. “Posfácio – A história e o estudo da cultura”. In: Pensando com a história: indagações na passagem para o modernismo. São Paulo: Cia das Letras, 2000, pp. 241-256.

    Referências de interesse: CASTRO, Ana Claudia Veiga (Org.) ; SILVA, Joana Mello de Carvalho e (Org.) ; COSTA, E. A. (Org.) . Arquivos, memórias da cidade, historiografias da arquitetura e do urbanismo.. 1. ed. São Paulo: FAUUSP, 2021. v. 1. 280p. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/723 


    Sugestões a partir das apresentações de pesquisa: 

    Sobre digitalização de materiais impressos para pesquisa - Santos, A. C. dos. (2016). A América Portuguesa sob as luzes do scanner: arquivos, reprodução e manipulação digital da cartografia histórica. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material24(3), 71-98. https://doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0303

    Sobre biografia - LORIGASabina. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011

    Sobre como pensar a relação entre vida e obra - BAXANDALL, Michael. "O interesse visual intencional: o Retrato de Kahnweiler, de Picasso. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 80-119.





  • AULA 4 FUNDAMENTOS DO FAZER HISTÓRICO III – OS TEMPOS

    27/04


    O tempo histórico não é natural

    Discussão de texto: PROST, Antoine. “Cap. V – Os tempos da história”. In: Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, pp. 95-114.

    Estudantes responsáveis pela condução da discussão: Luiz de Lucca Neto, Luiza Assumpção Alves, Luiza M. P. dos Santos, Marcella Aquila, Marcelo Vogt M. Rosa, Maria E. M. Moraes, Maria Helena Cavalheiro, Murilo G. N. Pires, Rebeca Lopes Cabral, Renata G. Chaguri, Renato Soares Bastos, Thales Marreti Rosa, Vanessa C. da Rosa, Vitor A. de L. Rodrigues,  Gleuson P. Silva, Karina Silva Souza, Katiuscia L. de Faria, Berta de Oliveira Melo


    Leituras sugeridas: KOSELLECK, Reinhart, "Existe uma aceleração histórica?". In: Estratos do tempo: estudos sobre a história. Rio de Janeiro: Contraponto/ Ed. PUC-Rio, 2014, pp. 139-64 e BRAUDEL, Fernand. “História e Ciências Sociais: a longa duração”. In: Escritos sobre a História.  São Paulo: Perspectiva, 1978, pp. 41-77; BRAUDEL, Fernand. A história. mediterrâneo: o espaço e a história. Lisboa: Teorema, 1985, p. 111-131. 


     


  • MÓDULO 2 – ARTEFATO

    2 aulas

  • AULA 6 – Pensar arquitetura e cidade a partir da CULTURA MATERIAL

    11/05

    Leitura sugerida: REDE, Marcelo. “História e cultura material”. In: CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, pp. 133-150.

    Seminário 1: MILLER, Daniel. “Consumo como cultura material”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n.28, jul./dez. 2007, p.33-63 (Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/68xnZMhnd73FV347vdBrvSH/?lang=pt


    Textos complementares

    BARBOSA, Livia. Daniel Miller e os estudos de consumo no Brasil. Sociologia & Antropologia. Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 1071 – 1085 , set. – dez., 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238- 38752020000301071&lng=en&nrm=iso

    CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura material, espaço doméstico e musealização. Varia hist. [online]. 2011, vol.27, n.46, pp.443-469.

    MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, nº 45, pp. 11-36 - 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/JL4F7CRWKwXXgMWvNKDfCDc/?lang=pt&format=pdf.

    Sugestão de leitura: Annie Erneaux. Os anos. São Paulo: Editora Fósforo, 2022. 


  • AULA 7 – PALESTRA de Ana Lúcia Duarte Lanna

    18/05

    Leitura sugerida: LANNA, Ana. "Pão e padaria: São Paulo cidade moderna". Anais do SCHU, 2018. Disponível em: https://fdocumentos.tips/document/pao-e-padarias-sao-paulo-cidade-moderna-1890-4-pao-e-padarias-sao-paulo.html?page=1

    Seminário 2: INGOLD, Tim. “Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais”. Horizontes antropológicos, V. 18, n.37, jun., 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/JRMDwSmzv4Cm9m9fTbLSBMs/?lang=pt#

    Leituras complementares:
    Luiz Eduardo Soares. "A grande transformação". in: O Brasil e seu duplo. São Paulo: Todavia, 2019, pp. 93-108.
    Isabel C. M. Carvalho e Carlos Alberto Steil. "O pensamento ecológico de Tim Ingold". Anuario de Antropología Social y Cultural en Uruguay, Vol. 10, 2012, pp.239-241.
    Phillippe Descola. Outras naturezas, outras culturas. São Paulo: Ed. 34, 2016.
     



  • MÓDULO 3 – CAMPO DE FORÇAS

    2 aulas

  • AULA 8 – Pensar arquitetura e cidade a partir das EXPERIÊNCIAS

    25/05

    Leitura sugerida: THOMPSON, E. P. "Consciência de classe". A formação da classe operária inglesa. v. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 303-440.

    Seminário 3: McCLINTOCK, Anne. “A família branca do homem - O discurso colonial e a reinvenção do patriarcado”. In: Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, p. 341-376.

    Leituras complementares:

    WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave. São Paulo: Boitempo, 2007.

    SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise históricaEducação e Realidade. Porto Alegre, jul./dez. 1995, p. 71-99 e Gender: Still a Useful Category of Analysis? Diogenes, 225, 2010, pp.7–14. 

    DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

    BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

    BARONE, Ana; RIOS, Flávia (orgs.). Negros nas cidades brasileiras (1890-1950). São Paulo: Intermeios: Fapesp, 2018 (Valter Roberto Silveira. Uma releitura do ‘lugar do negro’ e dos ‘lugares da gente negra’ nas cidades e Antonio Sérgio Alfredo Guimarães. Formações nacionais de classe e raça)


  • AULA 9 – Palestra de Adriano José de Souza

    01/06

    Leitura sugerida: SOUZA, Adriano José. "Cotidiano e Lutas Sociais na Periferia de São Paulo: Agentes Históricos da Urbanização de São Mateus". Dissertação (Mestrado), História Social - FFLCH USP, 2021 (leitura indicada:Consideraçoes inicias + Cap 2)

    Seminário 4: GONZALES, Lélia. “A categoria político-cultural de amefricanidade”. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, vol. 92/93, jan.-jun. 1988, pp. 69-82. Disponível em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico-cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69-82-jan-jun-1988b-p-69-82/.


  • MÓDULO 4 – REPRESENTAÇÕES

    2 aulas

  • AULA 10 - Pensar arquitetura e cidade a partir das IMAGENS

    08/09

    Leitura sugerida: CHARTIER, Roger. “O mundo como representação”. Revista das Revistas, IEA USP, V. 5, n. 11, abr., 1991 (disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/SZqvSMJDBVJTXqNg96xx6dM/?lang=pt)

    Seminário 5: CLARK, T.J., "Os arredores de Paris". In: A pintura da vida moderna: Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Cia das Letras, 2004, pp. 210-277.



  • AULA 11 - Palestra de Agnese Codebo

    15/6

    Leitura sugerida:  CODEBO, Agnese, "Espacios miserabilia: la entrada de las villas miseria aL imaginario de la clase media (1955-1962) ". Visiones de Buenos Aires: pobreza e imaginarios urbanos en el siglo XXPHd Thesis, Columbia University, New York, 2017 (disponível em: https://academiccommons.columbia.edu/doi/10.7916/D8N01JTP)

    Seminário 6: CARVALHO, Bruno. Cidade porosa: Dois séculos de história cultural do Rio de Janeiro. São Paulo: Cia das Letras, 2019 - cap. 3


    O Seminário será às 8h00 e a palestra às 10h00.




  • AULA 12 – ENCERRAMENTO DO CURSO

    22/06


    Entrega dos trabalhos: dia 22 de julho