Disciplinas Interdepartamentais sob responsabilidade da Comissão de Graduação da FAU
Inserir o aluno nas diferentes perspectivas profissionais, além de fomentar e implementar sua inserção na prática profissional, associando a teoria e a prática como processo de aprendizado.
- Docente: Andrea Buchidid Loewen
Demonstrar através do trabalho realizado o domínio de conhecimentos e competências na área de Arquitetura e Urbanismo, tendo em vista os horizontes disciplinares e profissionais contemporâneos, conforme desenvolvido durante o curso de graduação. Todos os elementos constituintes do trabalho final de curso devem estar claramente elucidados e seus objetivos projetuais, histórico - críticos ou técnicos, plenamente viabilizados.
- Docente: Alessandra Rodrigues Prata Shimomura
- Docente: Arthur Hunold Lara
- Docente: Artur Simões Rozestraten
- Docente: Camila D'Ottaviano
- Docente: Claudia de Andrade Oliveira
- Docente: Denise Helena Silva Duarte
- Docente: Fabiana Lopes de Oliveira
- Docente: Flavia Brito do Nascimento
- Docente: Karina Oliveira Leitao
- Docente: Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins
- Docente: Monica Junqueira de Camargo
- Docente: Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski
- Docente: Roberta Consentino Kronka Mulfarth
INSTRUMENTALIZAR O ALUNO, DO PONTO DE VISTA TEÓRICO-PRÁTICO, PARA APOIÁ-LO COM PROCEDIMENTOS E MÉTODOS NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CURSO. O PRODUTO DESSE TRABALHO DEVE DEMONSTRAR O CONJUNTO DO APRENDIZADO DE CADA ALUNO DENTRO DA TEMÁTICA ESCOLHIDA.
- Docente: Arthur Hunold Lara
- Docente: Claudia de Andrade Oliveira
- Docente: Flavia Brito do Nascimento
- Docente: Karina Oliveira Leitao
- Docente: Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins
- Docente: Monica Junqueira de Camargo
Considerando que faz parte da responsabilidade pedagógica intrínseca da FAU a qualidade das intervenções de manutenção e adequação de edifícios e espaços em geral, e de seu próprio patrimônio edificado em particular, a disciplina pretende instituir, dentro da grade curricular, um debate interdisciplinar permanente voltado ao estudo, pesquisa e projeto de temas relativos a essa problemática, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor Participativo (PDP). Trabalhando de forma articulada com o cronograma de intervenções espaciais previstas como resposta a demandas da comunidade, o objetivo da disciplina é a de que os trabalhos nela desenvolvidos sejam oferecidos em tempo hábil às instâncias decisórias administrativas e executivas, visando contribuir para a qualificação do processo de decisões projetuais e de efetiva realização das obras.
- Docente: Antonio Carlos Barossi
- Docente: Beatriz Mugayar Kuhl
- Docente: Claudia de Andrade Oliveira
- Docente: Helena Aparecida Ayoub Silva
- Docente: Maria Lucia Bressan Pinheiro
- Docente: Roberta Consentino Kronka Mulfarth
Inserir o aluno nas diferentes perspectivas profissionais, além de fomentar e implementar sua inserção na prática profissional, associando a teoria e a prática como processo de aprendizado.
- Docente: Camila D'Ottaviano
- Docente: Nilton Ricoy Torres
Inserir o aluno nas diferentes perspectivas profissionais, além de fomentar e implementar sua inserção na prática profissional, associando a teoria e a prática como processo de aprendizado.
- Docente: Eduardo Augusto Costa
Construir um espaço de experimentação pedagógica com base na inter-
relação entre ensino, pesquisa e extensão.
● Estimular a integração entre os cursos de A&U e Design, e de suas
diferentes disciplinas e departamentos.
● Elaborar formas de produção de conhecimento mútuo entre a universidade e
a sociedade.
● Estabelecer conexões que contribuam aos esforços de nacionalização e
internacionalização da FAUUSP.
● Fomentar o diálogo com temáticas emergentes, transdisciplinares e
interinstitucionais nos campos de conhecimento e trabalho em arquitetura,
urbanismo e design.
● Privilegiar práticas pedagógicas aplicadas, a partir da idealização de
intervenções que possam ser concebidas, desenvolvidas e
(preferencialmente) implementadas ao longo do período de duração da
disciplina.
● Estimular a interação entre estudantes de diferentes cursos e níveis de
maturidade acadêmica, bem como a de membros da sociedade civil e
docentes de outras instituições.
- Docente: Adriano Jose de Sousa
- Docente: Alessandra Rodrigues Prata Shimomura
- Docente: Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro
- Docente: Gustavo Orlando Fudaba Curcio
- Docente: Ivo Renato Giroto
- Docente: Tomas Queiroz Ferreira Barata
Demonstrar através do trabalho realizado o domínio de conhecimentos e competências na área de Arquitetura e Urbanismo, tendo em vista os horizontes disciplinares e profissionais contemporâneos, conforme desenvolvido durante o curso de graduação. Todos os elementos constituintes do trabalho final de curso devem estar claramente elucidados e seus objetivos projetuais, histórico - críticos ou técnicos, plenamente viabilizados.
- Docente: Camila D'Ottaviano
- Docente: Claudia de Andrade Oliveira
- Docente: Flavia Brito do Nascimento
- Docente: Karina Oliveira Leitao
- Docente: Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins
- Docente: Monica Junqueira de Camargo
INSTRUMENTALIZAR O ALUNO, DO PONTO DE VISTA TEÓRICO-PRÁTICO, PARA APOIÁ-LO COM PROCEDIMENTOS E MÉTODOS NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CURSO. O PRODUTO DESSE TRABALHO DEVE DEMONSTRAR O CONJUNTO DO APRENDIZADO DE CADA ALUNO DENTRO DA TEMÁTICA ESCOLHIDA.
- Docente: Camila D'Ottaviano
- Docente: Claudia de Andrade Oliveira
- Docente: Flavia Brito do Nascimento
- Docente: Karina Oliveira Leitao
- Docente: Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins
- Docente: Monica Junqueira de Camargo
Criar um ambiente dinâmico de debates a cerca da produção contemporânea do espaço construído;
- Estudar o desenvolvimento histórico do espaço construído nas três últimas décadas a partir de duas condições principais: 1. O crescente domínio dos interesses privados nas decisões sobre a cidade e o fortalecimento da políticas neoliberais; 2. A emergência de movimentos da sociedade civil em reação às políticas oficiais;
- Discutir as formas de participação popular nas decisões urbanísticas e na atuação nas esferas públicas no Brasil;
- Trazer para o universo acadêmico as noções de “ação direta” propagada por teóricos e grupos ativistas urbanos;
- Colocar em debate a validade, viabilidade e efetividade urbana das ideias de microurbanismo, urbanismo tático, urbanismo de emergência, urbanismo insurgente, guerrilha urbanística e outros;
- Elaborar experimentação projetual a partir das análises e discussões realizadas.
- Docente: Caio Santo Amore de Carvalho
- Docente: Camila D'Ottaviano
- Docente: Jorge Bassani