Apresentar e discutir as mídias imersivas (realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista, vídeos 360 etc.), seus potenciais e limitações, sua evolução, estado-da-arte e perspectivas futuras, bem como suas aplicações no design e desenvolvimento de sistemas de aprendizagem virtual.
Discutir os conceitos, necessidades e características específicas dos sistemas de educação virtual interativa, englobando o caso particular da educação a distância, sob o enfoque das mídias imersivas. Desenvolver competências para identificação de necessidades e análise crítica sobre a aplicação e seleção de mídias imersivas no contexto educacional. Familiarizar os alunos com conceitos multidisciplinares relacionados ao uso de mídias imersivas na educação, como Imersão, Presença, Embodiment, Distância Transacional, Mídias, Gamificação, Design Instrucional, Avaliação e Metodologias de Aprendizagem.
- Docente: Romero Tori
a) Contextualizar e discutir as relações interdisciplinares entre os campos do design e da saúde;
b) Apresentar conceitos, abordagens e limitações de pesquisa e de projeto em design para saúde;
c) Introduzir os pós-graduandos em práticas de pesquisa aplicada em colaboração interdisciplinar;
d) Fomentar a reflexão sobre temáticas emergentes na área da saúde e bem-estar e o papel do design na resolução de problemas complexos;
e) Mapear e discutir os estudos e projetos em design para saúde e bem-estar;
f) Contribuir para a compreensão do design como campo acadêmico de saberes essenciais para as práticas contemporâneas de projetos ligados à promoção de saúde e bem-estar.
- Docente: Cristiane Aun Bertoldi
- Docente: Sara Miriam Goldchmit
a) Discutir o papel do arquiteto, designer ou projetista frente a problemas decorrentes de impactos ambientais;
b) Refletir sobre conceitos fundamentais do design social;
c) Conceituar sustentabilidade d) Analisar projetos que correspondam aos parâmetros estudados; e) Trabalhar com métodos colaborativos de debates em grupos com os alunos;
f) Exercitar técnicas de apresentação e discussão sobre o tema do design social e sustentável através de Seminários e Workshops Participativos.
- Docente: Lara Leite Barbosa
Conhecer e discutir a introdução, desenvolvimento e consolidação do Design moderno no Brasil, levando em consideração os contextos históricos que o delimitaram. Conhecer e discutir a formação do campo profissional do desenho industrial do Brasil no século XX.
- Docente: Eduardo Augusto Costa
- Docente: Marcos da Costa Braga
A disciplina tem por objetivos:
Promover uma reflexão detida a respeito das questões que cercam a transição entre conceitos clássicos de industrialização e a introdução das tecnologias digitais de produção, particularmente, na produção do design e arquitetura contemporâneos;
Discutir o papel das redes colaborativas na pesquisa e desenvolvimento das tecnologias digitais de fabricação;
Realizar leituras a respeito da contemporaneidade e seus paradigmas, referenciando-as em projetos de objetos e obras emblemáticas, cujas características sejam pertinentes ao campo das tecnologias digitais aplicadas ao design e arquitetura;
Desenvolver seminários a respeito dos fundamentos teóricos abordados, como meio de se estabelecer uma base conceitual;
Desenvolver seminários propositivos, como oportunidade para aplicação dos conceitos estudados.
- Docente Avançado, Docente: Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Considerando o indivíduo como ponto central da ação projetual do design, a disciplina tem como objetivo apresentar os princípios e métodos relacionados à abordagem do design centrado no usuário, design centrado no humano e design centrado na experiência dos usuários, bem como sua aplicação na análise e no desenvolvimento de projetos, no design de produto, design visual e design de serviços. Pretende aprofundar as competências na problematização e o domínio das técnicas de investigação acerca da tríade sujeito / cenário / objeto, capacitando o pesquisador a analisar o design do cotidiano, privilegiando a leitura com foco no sujeito e suas ações e interações com os objetos, espaços e sistemas de comunicação.
- Docente: Denise Dantas
a) Instrumentar o aluno para compreender as relações existentes entre o uso do termo sistema no âmbito do design e o pensamento sistêmico;
b) auxiliar na estruturação de uma visão crítica sobre apropriações, limitações e possibilidades da abordagem sistêmica no design;
c) propiciar reflexões, planejamento e desenvolvimento de pesquisas utilizando métodos sistêmicos.
- Docente: Cyntia Santos Malaguti de Sousa
- Docente: Tomas Queiroz Ferreira Barata