Opções de inscrição
Objetivos: O Curso visa introduzir os alunos ao conhecimento das principais transformações ocorridas nas artes visuais na Europa e no continente americano, no período a partir do Impressionismo até os dias de hoje, destacando a contribuição de artistas, teóricos e críticos, em diálogo com o desenvolvimento histórico da arquitetura e das outras artes.
CRONOGRAMA
Aula 1.
19 de agosto
O Impressionismo e a cidade moderna – Parte I
Aula 2.
26 de agosto
O Impressionismo e a cidade moderna – Parte II
Texto 1:
BAUDELAIRE, Charles. “Os olhos dos pobres” e “Perda da auréola”, in O spleen de Paris. Rio de Janeiro: Imago, 1995, pp. 83-85 e 137-138.
Aula 3.
02 de setembro
As fontes do século XX: Gauguin, Van Gogh e Cézanne
Texto 2:
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 109-134
Aula 4.
16 de setembro
Fauvismo e Cubismo
Texto 3:
ALAIN-BOIS, Yves. “A lição de Kahnweiler”. In: A pintura como modelo. São Paulo: Martins Fontes, 2019, pp. 81-120
Filmes:
Anton Giulio Bragaglia, Fotodinamismo Futurista (1913)
Filmes: Luciano Emmer, Picasso (1954)
Georges Clouzot, O Mistério de Picasso (1955)
Aula 5.
23 de setembro
Vanguardas construtivas – Parte I
Texto 4:
ARGAN, Giulio Carlo. “A vanguarda russa”. In: Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 324-330.
Texto 5:
BOIS, Yve-Alain. “A ideia do De Stijl”. In: A pintura como modelo. São Paulo: Martins Fontes, 2019, pp. 123-146.
Filmes:
Lutz Becker, Malevich Suprematism
Aula 6.
30 de setembro
Vanguardas construtivas – Parte II
Texto 6:
ARGAN, Giulio Carlo. “Arquitetura e arte não figurativa”. In: Projeto e destino. São Paulo: Ática, 2004, pp. 137-148
Texto 7:
MONDRIAN, Piet. “A realização do Neoplasticismo no futuro distante e na arquitetura de hoje”. In: Neoplasticismo na pintura e na arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp. 127-144.
Filmes:
Viking Eggeling, Simphonie Diagonal (1924)
Aula 7.
7 de outubro
Dada, Metafísica e Surrealismo
Texto 8:
KRAUSS, Rosalind. “Formas de ready-made: Duchamp e Brancusi”. In: Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp. 85-126
Filmes:
Luis Buñuel, Salvador Dali, Un chien andalou (1929)
Marcel Duchamp, Anemic Cinema (1926),
Aula 8.
14 de outubro
Movimentos construtivos no Brasil
Texto 9:
KAMITA, João Masao. “Arquitetura Moderna e Neoconcretismo: uma experiência da geometria”. In: 8o. SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL. Rio de Janeiro: 2009
Aula 9.
21 de outubro
Expressionismo Abstrato, Art Brut e Neodadá
Texto 10:
KUDIELKA, Robert. “Abstração como síntese: o sentido da contraposição na pintura de Piet Mondrian e Jackson Pollock”. In: Novos Estudos n. 51. São Paulo: Cebrap, 1998, pp. 15-35
Filmes:
Hans Namuth, Jackson Pollock (1950)
Robert Rauschenberg, Bed, 1955
https://www.youtube.com/watch?v=tvpp2lAD9iY&t=201s
28 de outubro
Não haverá aula. Recesso de Consagração ao Funcionário Público
Aula 10.
04 de novembro
Neovanguardas contraculturais no “Brasil-Diarreia”
Texto 11:
WISNIK, Guilherme. “Espaço público em fuga: arte e arquitetura brasileiras na virada dos anos 1960s”. In: Poiésis n. 20 – Revista do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2012.
Filmes:
Ivan Cardoso, HO (1979)
Zé Celso fala sobre a obra de Hélio Oiticica (2010)
Aula 11.
11 de novembro
Pop Art e Novo Realismo
Texto 12:
ÁBALOS, Iñaki. “Warhol at the Factory: das comunidades freudiano-marxistas ao loft nova-iorquino”. In: A boa-vida. Barcelona: Gustavo Gili, 2001, pp. 109-137
Filmes:
Godfrey Reggio - Koyaanisqatsi, Filme, 1982.
* Entrega do fichamento comparativo de dois ou mais textos (no drive)
Aula 12.
18 de novembro
Arte Povera e Joseph Beuys
Texto 13:
ANTOINE, Jean Philippe. “Eu não trabalho com símbolos. Joseph Beuys, a experiência e a construção da lembrança”. In: Arte & Ensaios n. 19. PPGAV-EBA-UFRJ, 2009, 169-181
Filmes:
Como explicar imagens para uma lebre morta (1965)
Aula 13.
25 de novembro
Minimalismo, Arte Conceitual
Texto 14:
KRAUSS, Rosalind. “O Duplo Negativo: uma nova sintaxe para a escultura”. In: Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp. 291-343
Filmes:
Steve Reich - Música para 18 músicos:
Aula 14.
02 de dezembro
Land Art, Arte Urbana e o Site Specific
Texto 15:
SMITHSON, Robert. "Um passeio pelos monumentos de Passaic, Nova Jersey" (1967). In: Arte & Ensaios n. 19, PPGAV-EBA-UFRJ, 2009, 162-167
Texto 16:
KWON, Miwon. "Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity" (1997). In: Arte & Ensaios n. 17, PPGAV-EBA-UFRJ, 2008, 166-187
Aula 15.
09 de dezembro
* Entrega da Monografia analítica ou trabalho artístico (no drive)
16 de dezembro
Semana de TFG
Método de Avaliação O aproveitamento será avaliado por meio de um fichamento comparativo entre 2 ou mais textos do curso (30% da média) e uma monografia final ou trabalho artístico (em mídia a escolher) sobre algum dos temas (artistas, movimentos) tratados no curso (70% da média). Todas as entregas deverão ser feitas digitalmente na pasta Google Drive do curso.
- Docente: Guilherme Teixeira Wisnik