Programação

  • aula 1 - 16/03

    - Elementos da história dessa disciplina

    - Proposta de estágio e organização da agenda

    - Apresentação de questões que serão discutidas na parte teórica (PROGRAMA em anexo)


    Dois  textos a serem discutidos nas aulas de 30/03 e 20/04:

    (1) Posfácio intitulado Uma carta-luta aos que atuam na educação e na saúde (Machado, A. M.). O link abaixo é do livro (acesso on line e gratuito) em que se encontra esse posfácio.

    https://editora.redeunida.org.br/project/farmacos-remedios-medicamentos-o-que-a-educacao-tem-com-isso/

    (2) Canguilhem, Georges. Exame crítico de alguns conceitos: do normal, da anomalia e da doença, do normal e do experimental. In: ______ O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 6ª Ed/2ª reimpr, 2009.

    Este livro está disponível para download em:

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3114962/mod_resource/content/1/O_Normal_e_o_Patologico.pdf



  • aula 2 - 23/03

    Visita à EMEI Pero Neto. Encontro às 13:30hs no trailer da Taninha.



  • aula 3 - 30/03

    supervisão 

    aula teórica - texto: Uma carta-luta aos que trabalham na saúde e educação - inserido em 16/03

  • aula 4 - 06/04

    visita à creche da USP

  • aula 5 - 20/04

    supervisão

    aula teórica - texto Canguilhem (inserido no dia 16/03)


  • aula 6 - 27/04

    supervisão

    aula teórica 

    - Texto de Benilton Bezerra - O normal e o patológico: uma discussão atual. Publicado em 2006, no livro Saúde , Corpo e Sociedade, Editora UFRJ.

    - Aula de Claudio Ulpiano - Liberdade em Espinosa - YouTube (ouvir os 16 primeiros minutos, em que o tema da aula é definido: a questão da liberdade)

  • aula 7 - 04/05

    supervisão

    aula teórica

    - TEXTO - Notas sobre a experiência e o saber de experiência. De Jorge Larrosa, 2002.

    -  Trazer por escrito: (1)  uma situação vivida no estágio (escrita sucinta, até 10 linhas). (2) Analisar essa situação, tomando-a como uma experiência. 

  • aula 8 - 10/05

    Escolher um dos textos/materiais indicados até o momento. Elejer trechos, registrar ideias, anotar pensamentos... para serem trazidos à aula. Uma estratégia interessante, na medida em que já discutimos esses textos, seria colocar alguma questão que pretendem ver debatida/respodida no texto. 



  • aula 9 -18/05

  • aula 10 -25/05

    texto de Marisa Rocha discutindo sobre a questão da macro e da micropolítica na interface entre psicologia e educação

  • aula 11 - 31/05

    Texto que nos ajudará a pensar a prática a partir de conceitos da análise institucional

  • aula 12 - 07/06

    Discutimos o texto de Heliana Conde. 

    (Aula passada não houve encontro presencial, adriana com covid) 

  • aula 13 - 15/06

    Faremos um exercício de escrita na própria aula. Levar caneta e papel.

    Leitura - prefácio escrito por Paul Preciado do livro Esferas da Insurreição de Suely Rolnik

    Escolher um dos capítulos do livro para ler. 



  • aula 14 - 22/06

    Prefácio (escrito por Paul Preciado) do livro Esferas da Insurreição de Suely Rolnik

  • Aula 15 - 29/06

    - Continuação  da discussão do livro de Suely Rolnik. Apresentar  destaques do capítulo escolhido relacionados com a experiência do estágio. 

    - Apresentar quais palavras estão sendo pensadas em ser aprofundadas no glossário

    TRABALHO FINAL - a ser entregue dia 12 de julho

    Parte 1 - escolher 6 ou mais palavras e fazer um glossário sobre elas. Entre essas palavras, inserir o conceito de normal, inspirando-se no texto de Canguilhem.

    Parte 2 - escrever uma avaliação do curso. Em relação à parte teórica, comentar os textos, os materiais, as aulas e, também, sua própria participação. 


  • aula 16 - 06/07/2022


    Fechamento de estágio