Indice degli argomenti
-
- Elementos da história dessa disciplina
- Proposta de estágio e organização da agenda
- Apresentação de questões que serão discutidas na parte teórica (PROGRAMA em anexo)
Dois textos a serem discutidos nas aulas de 30/03 e 20/04:
(1) Posfácio intitulado Uma carta-luta aos que atuam na educação e na saúde (Machado, A. M.). O link abaixo é do livro (acesso on line e gratuito) em que se encontra esse posfácio.
https://editora.redeunida.org.br/project/farmacos-remedios-medicamentos-o-que-a-educacao-tem-com-isso/
(2) Canguilhem, Georges. Exame crítico de alguns conceitos: do normal, da anomalia e da doença, do normal e do experimental. In: ______ O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 6ª Ed/2ª reimpr, 2009.
Este livro está disponível para download em:
-
Visita à EMEI Pero Neto. Encontro às 13:30hs no trailer da Taninha.
-
supervisão
aula teórica - texto: Uma carta-luta aos que trabalham na saúde e educação - inserido em 16/03
-
visita à creche da USP
-
supervisão
aula teórica - texto Canguilhem (inserido no dia 16/03)
-
supervisão
aula teórica
- Texto de Benilton Bezerra - O normal e o patológico: uma discussão atual. Publicado em 2006, no livro Saúde , Corpo e Sociedade, Editora UFRJ.
- Aula de Claudio Ulpiano - Liberdade em Espinosa - YouTube (ouvir os 16 primeiros minutos, em que o tema da aula é definido: a questão da liberdade)
-
supervisão
aula teórica
- TEXTO - Notas sobre a experiência e o saber de experiência. De Jorge Larrosa, 2002.
- Trazer por escrito: (1) uma situação vivida no estágio (escrita sucinta, até 10 linhas). (2) Analisar essa situação, tomando-a como uma experiência.
-
Escolher um dos textos/materiais indicados até o momento. Elejer trechos, registrar ideias, anotar pensamentos... para serem trazidos à aula. Uma estratégia interessante, na medida em que já discutimos esses textos, seria colocar alguma questão que pretendem ver debatida/respodida no texto.
-
Aula sobre o texto
Versão impressa ISSN 1414-9893.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000300761&lng=pt&nrm=iso
-
texto de Marisa Rocha discutindo sobre a questão da macro e da micropolítica na interface entre psicologia e educação
-
Texto que nos ajudará a pensar a prática a partir de conceitos da análise institucional
-
Discutimos o texto de Heliana Conde.
(Aula passada não houve encontro presencial, adriana com covid)
-
Faremos um exercício de escrita na própria aula. Levar caneta e papel.
Leitura - prefácio escrito por Paul Preciado do livro Esferas da Insurreição de Suely Rolnik
Escolher um dos capítulos do livro para ler.
-
Prefácio (escrito por Paul Preciado) do livro Esferas da Insurreição de Suely Rolnik
-
- Continuação da discussão do livro de Suely Rolnik. Apresentar destaques do capítulo escolhido relacionados com a experiência do estágio.
- Apresentar quais palavras estão sendo pensadas em ser aprofundadas no glossário
TRABALHO FINAL - a ser entregue dia 12 de julho
Parte 1 - escolher 6 ou mais palavras e fazer um glossário sobre elas. Entre essas palavras, inserir o conceito de normal, inspirando-se no texto de Canguilhem.
Parte 2 - escrever uma avaliação do curso. Em relação à parte teórica, comentar os textos, os materiais, as aulas e, também, sua própria participação.
-
Fechamento de estágio