Indice degli argomenti

  • Olá estudantes!

    Sejam bem-vindos(as) às aulas de EDM0343 Projeto Integrado de Estágio em Docência em Matemática e Ciências (PIED).


    As aulas da turma (síncronas) acontecerão às 6ª-feiras:

    Para o vespertino, das 14h00min às 17h00min.

    Para o noturno, das 19h30 às 22h30min.


    Abraços,

    Professora Bruna Giusti e Professor Elio Ricardo.


  • Aula 1 - 20/08

    Aula inaugural 

    Apresentação da disciplina

    Professora Bruna Giusti - Responsável pela abordagem de Matemática

    Professor Elio Ricardo - Responsável pela abordagem de Ciências 


  • Aula 2 - 27/08

    Leitura prévia: PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poiésis, Florianópolis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006.


    Discussão sobre o texto. Pensar sobre as perspectivas do estágio, possibilidades e limitações de um estágio à distância (remota)

    Definição de atividades de estágio em grupos



  • Aula 3 - 03/09: problematização e contextualização no ensino de ciências.

  • Aula 4 - 10/09

    Matemática profª Bruna

    Apresentação de algumas em sequências didáticas

    • Proposta da aula: Discutir sobre o ensino das frações no ensino fundamental 1

    • Análise e propostas de algumas sequências didáticas para o ensino de frações, supondo que os estudantes estejam na escola e se deparem com algumas situações



  • Aula 17/09: atividades problematizadoras e conversa com cientista.

  • Aula 24/09 - Aula Assíncrona

    Aula destinada para elaboração e entrega do Trabalho 1 de matemática (em grupo).


    O Trabalho 1 consiste na elaboração da versão 1 da Sequência Didática (10,0 pontos) sobre fraçõesApresentar uma sequência didática (plano de uma a três aulas) que saia do método tradicional para ensinar frações, ou seja, algo mais lúdico. De preferência, utilize materiais concretos e explique o modo de aplicação. Deverá ser feito em grupo,, possuir entre 4 e 8 páginas e ser entregue em formato doc ou pdf, contendo:

    Capa (nome dos integrantes do grupo e período)
    Elaboração de uma sequência didática para ensinar frações no EF1.
    • Indique a turma/ano, quantidade e duração das aulas, metodologia a ser utilizada e sua descrição, indicando como irão trabalhar com as crianças.
    • De preferência, utilizem um material concreto (criado por vocês ou não) para utilizar nas aulas com as crianças, saindo do tradicional explicação+exemplo+exercícios.
    • Procurem utilizar uma abordagem que valorize a aprendizagem significativa.


    Observações:

    Entende-se por Sequência Didática uma sequência de aulas para ensinar determinado conteúdo, no caso, Frações.

    Ao elaborar a sequência didática, pensem que ela poderá servir para outros professores ensinarem determinado conteúdo nos anos iniciais. Atentem-se se o trabalho está apto a trazer todas as informações necessárias.

    Apenas uma pessoa do grupo deverá enviar o trabalho.


  • Aula 01/10

  • Aula 08/10 - Oficina Frações

    Oficina de Frações oferecida pela convidada Profa. Dra. Luciane de Fatima Bertini (UNIFESP - campus Diadema).

    Os alunos/grupos terão a oportunidade (se quiserem) de complementar o Trabalho 1 de matemática de PIED, sobre a sequência didática relacionada às frações.

    Data final de entrega: 15/10/2021 via e-mail da professora bruna.giusti@usp.br

  • Aula 15/10: projetos didáticos

  • Aula 22/10 - Casos de Ensino de Matemática

  • Aula 05/11 - Prof. Elio

  • Aula 12/11 - Aula Assíncrona

    Aula destinada para finalização e entrega do Trabalho 2 de matemática (em grupo pré estipulado na planilha acima).


    O Trabalho 2 de matemática consiste em uma breve entrevista com um professor que ensina matemática nos anos iniciais e a discussão de um caso de ensino. 

    OBS: Entende-se por um professor que ensina matemática nos anos iniciais aquele que possui magistério e/ou pedagogia e leciona aulas de diversas disciplinas, inclusive matemática, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

    - O Trabalho 2 vale até 10,0 pontos. 
    - Deve possuir entre 4 e 8 páginas e ser entregue em formato doc ou pdf.
    - Itens obrigatórios:
          1) Entrevista com professor (perguntas no anexo);
          2) Caso de ensino (por meio da entrevista);
          3) Discussão do Caso de Ensino (em grupo, utilizando referências)

    - Critérios de avaliação: Atendimento dos 3 itens obrigatórios. Clareza, coerência e utilização da norma culta da língua portuguesa. Aprofundamento na literatura.


    Seguir orientações conforme modelo a seguir.  


  • Aula 19/11 - Prof. Elio 9 meet.google.com/tky-cbyi-xvb

  • Aula 26/11 - Profa. Raquel/Profa. Bruna

    Evidenziato

    Devolutiva do trabalho 2 de matemática

    Encerramento da parte de Matemática

  • Aula 03/11 - Prof. Elio - jogos no ensino das ciências

  • MODELO PREENCHIDO DE FICHA DE ESTÁGIO