Programação
-
Olá estudantes!
Sejam bem-vindos(as) às aulas de EDM0341 - Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Matemática do turno noturno.
As aulas da turma (síncronas) acontecerão às 4ª-feiras, das 19h30min às 22h30min.
Abraços,
Professora Bruna Giusti-
Notas dos comentários 1 e 2 (valor = 0 a 3,0)
Notas do Trabalho 1 (0 a 10,0)
Notas do Trabalho 2 (0 a 10,0)Cálculo da nota de cada Atividade: Nota do Comentário + 0,7. nota do trabalho = 0 a 10,0
Cálculo da nota final: (atividade 1 + atividade 2 + atividade 3) / 3 = 0 a 10,0
-
Aula inaugural (profa. Bruna - matemática e prof. Elio - ciências)
Apresentação do cronograma e alguns combinados:
✔️ As aulas de Fundamentos de Teórico-metodológicos do Ensino de Matemática, com a professora Bruna, ocorrerão de forma quinzenal, das 19h30 às 22h30, totalizando 30 horas de curso. Fiquem atentos ao cronograma das aulas.
✔️ A disciplina será composta de três atividades avaliativas, que deverão ser entregues pelo e-disciplina.
-
Tema: O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
Leitura prévia: VALENTE, Wagner Rodrigues. A pesquisa sobre história do saber profissional do professor que ensina matemática: interrogações metodológicas. PARADIGMA (MARACAY), v. XLI, p. 900-911, 2020.
http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/827Após a leitura, pensar em aspectos que podem caracterizar o saber do professor que ensina matemática nos anos iniciais. Trazer as considerações para a discussão da aula.
-
Tema: Frações e Resolução de problemas
Leituras prévias:1) NUNES, T. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. P. (Org.). Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 119-136.
2) NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, n. 9-10, p. 1-6, 2005.
Leitura complementar: MOMETTI, C. O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS: um estudo cultural com professores polivalentes. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-32, 16 jul. 2021. Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/391
👉 Após as leituras, postar o seu comentário no fórum de discussão (preferencialmente antes do período da aula para que colegas e docente possam ler).
-
De acordo com os textos lidos e a sua trajetória educacional e profissional, responda nesse fórum: quais os aspectos você considera relevantes para o ensino de frações e de resolução de problemas nos anos iniciais?
Obs: Questão inspirada e adaptada a partir de Mometti (2021)
-
Aula destinada para elaboração e entrega final do Trabalho 1 (em grupo).
O Trabalho 1 consiste na elaboração/criação de algum material concreto que seja possível ensinar frações no EF1. Deverá ser feito em grupo (entre 3 e 5 pessoas), possuir entre 4 e 8 páginas e ser entregue em formato doc ou pdf, contendo:• Capa (nome dos integrantes do grupo e período)• Materiais necessários ou utilizados• Modo de fazer (caso o material seja para ser construído pelas crianças também deverá estar descrita a proposta)• Como será utilizado nas aulas (breve explicação de como o material será/poderá ser utilizado, qual ano se destina etc)• Fotos do material criado• Entende-se por material concreto que seja possível ensinar frações no EF1: jogo manipulável, jogo on-line, material concreto para usar em sala de aula etc.
Observações:
Ao elaborar o material e escrever o trabalho, pensem que ele poderá servir para outros professores replicarem esse material. Atentem-se se o trabalho está apto a trazer todas as informações necessárias.
Caso utilizem um material já existente, ele deverá ser RECRIADO. Ou seja, o material já existente deverá servir de inspiração para um novo material e não simplesmente copiado e descrito como utilizar. A originalidade e criatividade contarão para nota do trabalho.
-
Elaboração/criação de algum material concreto que seja possível ensinar frações no EF1.
A entrega deverá ser feita por apenas um integrante de cada grupo.
-
-
Tema: Algoritmos e diferentes representações
Leituras prévias:
1) Teresinha Nunes Carraher, David William Carraher e Analúcia Dias Schlieman. Na Vida dez, na Escola zero.
2) ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento; CAMMAROTA, Giovani. FABULAÇÃO CONCRETO-ABSTRATO: NO ENTRE DAS POLÍTICAS COGNITIVAS. In: 38ª Reunião ANPEd, Democracia em risco: a Pesquisa e a Pós-graduação em contexto de resistência. 2017, São Luís.
Leitura complementar:
RIBEIRO, Carlos Miguel. Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma eficaz navegação entre representações. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, p. 407-422, 2011.
👉 Após as leituras, postar o seu comentário no fórum de discussão (preferencialmente antes do período da aula para que colegas e docente possam ler).-
De acordo com os textos lidos e a sua trajetória educacional e profissional, faça uma discussão acerca os seguintes questionamentos:
O você entender por "trabalhar primeiro no concreto"?
Trabalhar no concreto é relevante para o ensino no ensino fundamental 1?
Na sua opinião, seria possível minimizar as dificuldades das crianças em matemática a partir de um ensino pautado em diferentes representações?Obs: não é necessário responder necessariamente todas essas perguntas. Procure fazer um parágrafo com base nelas, nos textos e na sua opinião.
-
Aula destinada para elaboração do Trabalho 2 (em grupo). A entrega poderá ser feita até dia 22/10/2021.
Orientações:- Reúnam-se em grupos e pensem em alguma situação hipotética em que as crianças estão com dificuldade de resolução ou compreensão (pode ser em qualquer conteúdo – exceto frações – e para qualquer ano do EF1).- Pensem em formas de auxiliar essas crianças. Se possível, procurem utilizar materiais concretos para auxiliar na abstração do conteúdo pelas crianças;- Vocês podem utilizar materiais já prontos e conhecidos ou elaborar um outro tipo de atividade.- Utilizem a criatividade. Pensem em vocês como professores desses alunos.Trabalho a ser entregue por escrito (máximo 8 páginas) deve conter:- Capa (nome dos integrantes do grupo e período dos integrantes)- Situação hipotética: descrever qual a situação/conteúdo que as crianças estão com dificuldade- Proposta para auxiliar as crianças: descrever a solução que o professor encontrou. Seja um jogo, o uso de material pedagógico, uma atividade etc que o professor irá propor. Descreva como será(ão) essa(s) aula(s) e como ela(s) poderá(ão) auxiliar as crianças com dificuldade. Se quiserem, coloquem quais habilidades irão mobilizar, conforme BNCC ou Currículo Paulista.- Referências- Opcional: Fotos do material ou anexos (se houver)Valor: 0 a 10,0 x 0,7 = 7,0 (a outra parte da nota é o comentário individual no fórum 2, que vale de 0 a 3)Critérios de avaliação: atendimento aos itens obrigatórios destacados acima. Clareza, coesão e uso correto da língua portuguesa. Criatividade e elaboração da situação e da proposta para resolução.-
Elaboração de uma situação hipotética em que as crianças estão com dificuldade de resolução ou compreensão sobre determinado conteúdo.
A entrega deverá ser feita por apenas um integrante de cada grupo.ATENÇÃO:
Entregar o trabalho .doc ou .pdf com o nome: Grupo x - T2
x = número do seu grupoA distribuição dos Grupos está na planilha no início desta página. Verifique o número do seu grupo e faça o envio.
-
-
Tema: Educação Matemática Crítica
Leitura prévia: SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
Postar comentário no Fórum 3
-
Após ler o texto "Cenários para investigação", destaque uma ideia central do texto.
Responda, de preferência antes da aula do dia 03/11, de forma individual. Irá compor a nota da Atividade 3.
-
Aula destinada para elaboração e entrega final do Trabalho 3 (em grupo).
-
Autoavaliação da disciplina
Devolutiva dos trabalhos
Encerramento -
-
Seguem as notas da disciplina. As notas dos trabalhos 1, 2 e 3 estão com peso 10, mas foram convertidas para peso 7 em A1, A2 e A3.
Qualquer dúvida, escrever diretamente para rmilani@usp.br. Responderei mais rapidamente do que se você enviar mensagem pelo moodle.
-