Programação
-
Olá estudantes!
Sejam bem-vindos(as) às aulas de EDM0343 - Projeto Integrado de Estágio em Docência em Matemática e Ciências (PIED).
As aulas da turma (síncronas) acontecerão às 6ª-feiras:
Para o vespertino, das 14h00min às 17h00min.
Para o noturno, das 19h30 às 22h30min.
Abraços,
Professora Bruna Giusti e Professor Elio Ricardo.-
LINK PARA AULA DO DIA 26/11.
-
Aula inaugural
Apresentação da disciplina
Professora Bruna Giusti - Responsável pela abordagem de Matemática
Professor Elio Ricardo - Responsável pela abordagem de Ciências
-
Leitura prévia: PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poiésis, Florianópolis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006.
Discussão sobre o texto. Pensar sobre as perspectivas do estágio, possibilidades e limitações de um estágio à distância (remota)Definição de atividades de estágio em grupos
-
-
Matemática profª Bruna
Apresentação de algumas em sequências didáticas
• Proposta da aula: Discutir sobre o ensino das frações no ensino fundamental 1
• Análise e propostas de algumas sequências didáticas para o ensino de frações, supondo que os estudantes estejam na escola e se deparem com algumas situações
-
MONTEIRO, Cecília; PINTO, Hélia; FIGUEIREDO, Nisa. As fracções e o desenvolvimento do sentido do número racional. Educação e Matemática, Lisboa, n. 85, p. 47-51, 2005.
Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/87
-
-
-
Aula destinada para elaboração e entrega do Trabalho 1 de matemática (em grupo).
O Trabalho 1 consiste na elaboração da versão 1 da Sequência Didática (10,0 pontos) sobre frações: Apresentar uma sequência didática (plano de uma a três aulas) que saia do método tradicional para ensinar frações, ou seja, algo mais lúdico. De preferência, utilize materiais concretos e explique o modo de aplicação. Deverá ser feito em grupo,, possuir entre 4 e 8 páginas e ser entregue em formato doc ou pdf, contendo:
• Capa (nome dos integrantes do grupo e período)• Elaboração de uma sequência didática para ensinar frações no EF1.• Indique a turma/ano, quantidade e duração das aulas, metodologia a ser utilizada e sua descrição, indicando como irão trabalhar com as crianças.• De preferência, utilizem um material concreto (criado por vocês ou não) para utilizar nas aulas com as crianças, saindo do tradicional explicação+exemplo+exercícios.• Procurem utilizar uma abordagem que valorize a aprendizagem significativa.Observações:
Entende-se por Sequência Didática uma sequência de aulas para ensinar determinado conteúdo, no caso, Frações.
Ao elaborar a sequência didática, pensem que ela poderá servir para outros professores ensinarem determinado conteúdo nos anos iniciais. Atentem-se se o trabalho está apto a trazer todas as informações necessárias.
Apenas uma pessoa do grupo deverá enviar o trabalho.
-
Apenas uma pessoa por grupo deverá enviar o trabalho.
-
-
-
Oficina de Frações oferecida pela convidada Profa. Dra. Luciane de Fatima Bertini (UNIFESP - campus Diadema).
Os alunos/grupos terão a oportunidade (se quiserem) de complementar o Trabalho 1 de matemática de PIED, sobre a sequência didática relacionada às frações.
Data final de entrega: 15/10/2021 via e-mail da professora bruna.giusti@usp.br
-
-
Aula destinada para finalização e entrega do Trabalho 2 de matemática (em grupo pré estipulado na planilha acima).
O Trabalho 2 de matemática consiste em uma breve entrevista com um professor que ensina matemática nos anos iniciais e a discussão de um caso de ensino.
OBS: Entende-se por um professor que ensina matemática nos anos iniciais aquele que possui magistério e/ou pedagogia e leciona aulas de diversas disciplinas, inclusive matemática, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
- O Trabalho 2 vale até 10,0 pontos.
- Deve possuir entre 4 e 8 páginas e ser entregue em formato doc ou pdf.
- Itens obrigatórios:
1) Entrevista com professor (perguntas no anexo);
2) Caso de ensino (por meio da entrevista);
3) Discussão do Caso de Ensino (em grupo, utilizando referências)- Critérios de avaliação: Atendimento dos 3 itens obrigatórios. Clareza, coerência e utilização da norma culta da língua portuguesa. Aprofundamento na literatura.
Seguir orientações conforme modelo a seguir.
-
Devolutiva do trabalho 2 de matemática
Encerramento da parte de Matemática
-