Agenda do Curso
-
Apresentação da disciplina
-
-
Autor Elio Ricardo,
publicado em obra coletiva organizada, Ensino de Física, organizado por Anna Maria Pessoa de Carvalho,
-
atividade para ser realizada em sala e postada ate sexta feira
-
-
Feriado - não haverá aula
-
Natureza dos Problemas I - problemas simples, completos, complexos e caóticos
-
A resenha desta semana será a partir do audio contido na página acima. Escute o audio e em 1 página, escreva tua resenha
-
Artigo Original onde David Snowden propõe o diagrama Cynefin.
-
Apresentação do próprio Snowden sobre o CYNEFIN. Em inglês mas com possibilidade de ativar legendas automáticas.
-
-
Risco e cidadania
-
Pietrocola, M., & Souza, C. R. de. (2019). A sociedade de risco e a noção de cidadania. Linhas Críticas, 25. http://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19844
-
Esta é uma atividade para ser realizada em grupo. Escolha uma situação que envolva "risco manufaturado" ligada ao tema do seu grupo. Em seguida descreva:
1) Descrição da situação de risco manufaturado, incluindo as ameaças
2) Origens
3) Consequências
4) O que e quem são afetados.
5) descreva risco em termos de ganhos e perdas
6) conhecimentos envolvidos
7) informações necessárias
8) valores envolvidos
-
-
Natureza dos problemas II - problemas complexos e interdiscplinares
-
Watanabe, G. (2020). As contribuições dos aspectos da complexidade para um ensino de Física mais crítico
. Revista Brasileira De Ensino De Física, 43(1), 1–12. http://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0416
-
-
Não haverá aula síncrona
-
Disserte sobre a pergunta a seguir, usando no máximo 300 palavras.
A partir da apresentação feita no filme "Dilemas das redes", como você acredita que seria o futuro influenciado pelas redes e quais seriam as medidas capazes de limitar a influência negativa delas na vida em sociedade?
Poste aqui sua dissertação.
-
Gerenciamento de Risco e tomada de decisão
-
Definição dos problemas de risco do Módulo de ensino
-
Definição da Situação-Problema
Exemplo de cenário para elaboração da sequência didática para tomada de decisão frente a uma situação de risco2) Segurança Alimentar e Nutricional:
CONTEXTO
A alimentação é a fonte diária de energia vital para a humanidade. Mas a sua produção e descarte causam impactos no meio ambiente; alimentos podem desencadear alergias ou uma intoxicação alimentar; é possível estar acima do peso e, ao mesmo tempo, estar subnutrido (por causa de uma dieta baseada em alimentos pouco nutritivos) e, ainda, existem pessoas em situação de miséria que passam fome. A segurança alimentar e nutricional envolve um conjunto de normas sanitárias e de políticas públicas com o objetivo de garantir que toda a população tenha uma alimentação suficiente, segura e nutritiva.
Um dos assuntos em voga no momento é o questionamento da validade do Guia Alimentar para a População Brasileira, que pondera sobre os impactos do consumo de alimentos processados e ultraprocessados e o consumo excessivo de carne. Essa questão recentemente gerou embates entre os ministérios da saúde e da agricultura pecuária e abastecimento (MAPA).
Adicionalmente, é importante mencionar que a indústria alimentícia gera empregos (10,3 mil vagas no 1°semestre de 2020) e ainda colabora para o PIB principalmente com exportações (17,6 bilhões de dólares, um crescimento de 12,8% em relação ao ano anterior). Os produtos de maior destaque nas vendas em dólares foram as carnes (+11,9%); óleos e gorduras (+30%); e açúcares (+48%). (Dados da ABIA)
SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO RISCO
Como avaliar o risco e a tomada de decisão sobre o maior controle na produção de alimentos ultraprocessados ?
PÚBLICO ALVO:
Público em geral
PRODUTO PARA GERENCIAMENTO DO RISCO:
Video informativo a ser divulgada na grande mídia da rede
-
-
Módulo de Ensino Inovador
-
ilhas Interdisciplinares de RAcionalidade
-
Extrato da obra, "Água Hoje e Sempre: consumo sustentável"
-
poste aqui sua esenha
-
Não haverá aula Síncrona
-
Esse tutorial é só um exemplo dos diversos vídeos disponíveis no YouTube para ajudá-los a usar a plataforma do Google Classroom.
Explorem as possibilidades de vincular vídeos, formulários, materiais de apoio, fóruns, padlet, jamboard e etc. -
Acessem o modelo por este link, usando uma conta de email gmail (não pode ser o email usp). Organizem o ambiente do classroom de vocês com esse formato inicial e customizem as atividades do seu grupo como acharem mais conveniente.
-
Link do Google Classroom - Grupo Covid-19 Diário
-
Link do Google Classroom - Grupo Segurança Alimentar Diário
-
Link do Google Classroom - Grupo Aquecimento Global Diário
-
-
o Arquivo é um livro para professores sobre a metodologia de ilhas Interdisciplinares de racionalidade para alunos do Ensino Médio e uma parte dele é um material sobre Risco agrícola (projeto 4).
-
-
-
Exemplo de dimensionamento de um curso na modalidade EAD. (pg.46 - 47)
-
-
-
A questão proposta deve ser respondida de modo autoral com apoio de toda bibliografia utilizada no curso. Não use citações extensas e sempre indique trechos que foram extraídos dos artigos e livros.
-
A questão proposta deve ser respondida de modo autoral com apoio de toda bibliografia utilizada no curso. Não use citações extensas e sempre indique trechos que foram extraídos dos artigos e livros.
-
Neste link vc acessa a planilha de notas da disciplina
-