Programação

  • Aula 12

    Devido às restrições impostas pela COVID-19,
    usaremos Google Meet para esta atividade de ensino à distância
    link para a gravação da aula: 


    A gravação e a transcrição do bate-papo agora estão disponíveis.
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    Prof. Marcos


     O grupo Raízes de Tupi – a utopia que o anima e as suas ações locais: Bruno Fernandes, Nádia R. de Oliveira e Malu Palmieri;

    Nadia Rosário de Oliveira: engenheira florestal formada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de meio ambiente, mais próxima da educação ambiental, políticas públicas e agroecologia. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada Interunidades CENA-ESALQ, sendo o enfoque da sua pesquisa as politicas públicas e a agroecologia e seu território o Distrito de Tupi em Piracicaba/SP. Além disso, é pesquisadora e extensionista do Laboratório de Educação e Política Ambiental - OCA da ESALQ/USP, atuando junto ao grupo Raízes de Tupi.

    Maria Luísa Bonazzi Palmieri: Sou formada em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2008), fiz meu mestrado em Educação pela UNESP de Rio Claro (2011) e doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada ESALQ/CENA - USP (2018). Sou especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais lotada na Estação Experimental de Tupi (Piracicaba-SP) e atuo na área de educação ambiental em áreas protegidas, com o desenvolvimento de pesquisas científicas, projetos de intervenção, cursos de formação de professores e materiais educativos. Participo do Laboratório de Educação e Política Ambiental - OCA/ESALQ/USP (Raízes de Tupi e grupo de pós-graduação). Oriento trabalhos de iniciação científica e pós-graduação. Sou secretária do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi, vice-presidente do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Itirapina, coordenadora do GT de Educação Ambiental, Uso Público e Ações na Comunidade deste conselho e membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ e do GT de Áreas Protegidas destes comitês.

    Bruno Fernandes: Tecnólogo ambiental pela FT/UNICAMP e Especialista em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis (ESALQ-USP). Atualmente sou mestrando no Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais (PPGR/ESALQ-USP) e pesquisador no Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca). Trabalho com tecnologias sociais e saneamento rural no grupo Sanear, que faz parte do coletivo de extensão "Raízes de Tupi", com a missão de territorializar a agroecologia junto a comunidade local.

    Vanessa Piazza: Gosto de observar o céu, de escrever e de reverenciar as águas. Sou piracicabana, encantada com a música e encontro equilíbrio no yoga, no uso de óleos essenciais e florais. Meu modo de estar no mundo encontra sintonia com a cosmovisão indígena e com a perspectiva do Bem Viver. Sou historiadora, educadora, comunicadora e jornalista. Animadora e gestora cultural. Especialista em Educação Ambiental. Nesse 2021, tenho sido estudante de aquarela e da teoria das cores de Goethe; da Antroposofia, de Rudolf Steiner; do curso de cannabis medicinal da Unifesp; da capoeira angola e, de todo coração, integrante do grupo de maracatu de Piracicaba, Baque Caipira.

    Segue o link para o presente que Bruno não conseguiu socializar durante a aula: https://www.youtube.com/watch?v=YAQxp-rkFVM



    • O grupo Raízes de Tupi solicitou que leiam este texto antes da aula.

    • Aproveitem este espaço para postar materiais sobre o Código Florestal, o CAR e diálogos a eles associados. Por exemplo, vejam  anexo sobre CAR Quilombola e no you tube a interessante mesa redonda organizada pelo Observatório do Código Florestal e pela Frente Parlamentar Ambientalista e transmitido tb nas redes Sociais. 

      YouTube: ⤵️ 

      https://youtu.be/NkN-AUil6_s

      https://www.facebook.com/frenteparlam...

      O Código Florestal no estados

      Governo, sociedade civil, setor privado, academia, todos têm contribuído para a implantação do Código Florestal. Estamos em uma das etapas mais complexas desse processo: a análise dos dados inseridos no Cadastro Ambiental Rural.


      Mesmo que o sistema de CAR utilizado disponha de algum grau de automatização, com alguns filtros automáticos, ainda é necessário que vários cadastros sejam verificados individualmente por um analista, demandando tempo, pessoal qualificado e recursos financeiros para a realização dessa tarefa.  Além disso, cada estado tem

      peculiaridades que permitem caminhos diferentes para o alcance da implantação da Lei.

      Na outra ponta, atualmente enfrentamos um aumento do desmatamento em todo o País e precisamos dar sinais de que a Lei será implantada. Com o objetivo de discutir próximos passos e gargalos, o Observatório do Código Florestal e a Frente Parlamentar Ambientalista convidaram para um debate com pesquisadores, representantes da sociedade civil, poder público estadual e parlamentares

      Com:

      ▪ Roberta del Giudice

      Secretária Executiva Observatório do Código Florestal

      ▪ Raoni Rajão

       Professor de Gestão Ambiental da UFMG e Coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais 

      ▪ Ana Paula Valdiones

      Coordenadora do Instituto Centro de Vida

      ▪ Rodolpho Zahluth Bastos

      Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará

      ▪ Roberto Resende 

      Diretor Iniciativa Verde, Membro do Coletivo Mais Florestas PRA SP

      ▪️ Mariana Megale

      Instituto Estadual de Florestas, Coordenadora do Cadastro Ambiental  Rural .