Programação

  • Introdução
    Transmissão ao vivo via Google Meet (14:00 - 16:50)
    (Gravação: Parte 1)


    LCF685 - Economia de Recursos Florestais
    Terças-feiras (14:00-16:50)   Departamento de Ciências Florestais
    Prof. Luiz Carlos Estraviz Rodriguez (lcer@usp.br)
    Clique AQUI para acessar a versão PDF do programa e o método de avaliação

    Bem vindos!      e   Calma na Crise!

    Este curso se apoia fortemente em vídeo-aulas e plataformas digitais de ensino.
    O conteúdo de cada nova aula é disponibilizado na semana anterior.
    Estude com uma semana de antecedência o material de cada nova aula e responda o respectivo questionário.

    • Transitando de uma economia linear centrada no consumismo para uma economia circular centrada na natureza e no bem-estar


      Mudança de paradigma - uma visão da Economia Ecológica

      Primeiro, daremos destaque a uma conversa com Robert Costanza, um dos fundadores da Economia Ecológica e atualmente professor na "Australian National University". A entrevista foi concedida para a Escola de Ciências Ambientais da Universidade de Yale e tem como tema "Visões de um mundo sustentável". Responda ao questionário deste bloco analisando o vídeo dessa entrevista com o Prof. Costanza. 

      Mais recentemente, em maio de 2020, Costanza e outros autores publicaram na revista "Solutions for a sustainable and desirable future" um plano de 10 ações para criar uma bioeconomia circular sustentável. (documento completo publicado pelo EFI). Confira a tradução para o Português desse plano no bloco no fim desta página.



      A natureza no centro de uma Bioeconomia Circular Global

      Em seguida, vejamos um exemplo de como algumas instituições internacionais líderes na área florestal vêm articulando o discurso da transição para uma bioeconomia circular. No dia 19/Mar/2021, o Instituto Florestal Europeu (EFI), o Centro resultante da fusão do CIFOR com o ICRAF e o Fundo Finlandês de Inovação, em colaboração com o Global Landscapes Forum (GLF) e com a Aliança das iniciativas Mercados Sustentáveis e Bioeconomia Circular (SMI CBA), organizaram uma conferência para exame de iniciativas florestais de Bioeconomia. 

      A conferência teve como título "A natureza no coração de uma bioeconomia circular global", e reuniu representantes de várias partes do mundo, inclusive de uma ex-ministra brasileira do meio ambiente (Izabella Teixeira). Assista à mensagem que o herdeiro da coroa britânica, o príncipe Charles (proponente da Aliança Mercados Sustentáveis e da "Terra Carta" apresentada na França no dia 11/Jan/2021 durante o "One Planet Summit for Biodiversity" organizado pela ONU), deixou gravada para esse evento:

      Em sua opinião, quais são os principais obstáculos para uma transição mais rápida entre um economia linear baseada em combustíveis fosseis para uma bioeconomia circular sustentável?


      A transição deve ocorrer em meio aos novos paradigmas da 3a. Revolução Industrial

      Os desafios da transição são amplificados pelo atual processo de desenvolvimento e evolução. Vamos assistir ao documentário "The Third Industrial Revolution" que sugere um roteiro para enfrentamento desses desafios.

      "A economia global está em crise. O esgotamento exponencial dos recursos naturais, o declínio da produtividade, o crescimento lento, o aumento do desemprego e a forte desigualdade nos obrigam a repensar nossos modelos econômicos. Para onde vamos daqui? Uma Terceira Revolução Industrial está se desenrolando com a convergência de três tecnologias essenciais: uma internet de comunicação 5G ultra-rápida, uma energia renovável e uma mobilidade sem motorista, todas conectadas à Internet das Coisas incorporada à sociedade e ao meio ambiente. Essa infraestrutura digital inteligente do século XXI está dando origem a uma nova economia de compartilhamento radical que está transformando a maneira como gerenciamos, alimentamos e movemos a vida econômica. Mas com as mudanças climáticas agora devastando o planeta, ela precisa acontecer rapidamente. Mudanças dessa magnitude requerem vontade política e uma profunda mudança ideológica." (Jeremy Rifkin, )

      Clique AQUI para download da versão PDF do livro.