Programação

  • Aula 10

    Devido às restrições impostas pela COVID-19,
    usaremos Google Meet para esta atividade de ensino à distância
    (clique aqui para acessar a Meet)

    Palestra: Marcos Weiss Bliacheris (Advocacia Geral da União)


    • Este bloco foi criado para permitir o upload de um vídeo que, produzido em grupo, define a nota da primeira avaliação desta disciplina. O upload pôde ser feito por qualquer membro do grupo. O vídeo, no formato mp4 e com duração de no máximo 5 min, tratará de apenas um, dentre os seguintes temas:

      1. A COP26

      A COP (Conferência das Partes) é um encontro que discute as mudanças climáticas e como os países pretendem combatê-la. A COP26 integra a Convenção Quadro da ONU e será o vigésimo sexto encontro regido por um tratado assinado por diversos países em 1994. A reunião deste ano reuniu representantes de 196 países em Glasgow, na Escócia, entre os dias 1º e 12 de novembro. Foram negociadas ações que limitam as mudanças climáticas e seus efeitos, como os eventos climáticos extremos e o aumento do nível do mar. Os países signatários do acordo de Paris de 2015 se comprometeram a manter o aumento da temperatura média do globo "bem abaixo" de 2 °C e tentar limitá-la a 1,5 °C em relação aos padrões pré-industriais.  O vídeo, neste caso, deve mostrar a evolução histórica da temperatura média global, apresentar as causas desses aumentos e indicar o pode ser feito para frear o aumento da temperatura global do planeta.

      2. O Acordo de Paris

      O Acordo de Paris é um tratado internacional com vínculos legais adotado por 196 Partes na COP 21 em Paris, em 12 de dezembro de 2015 e que entrou em vigor em 4 de novembro de 2016. Tem como objetivo limitar o aquecimento global a níveis inferiores a 2 graus Celsius em comparação com os níveis pré-industriais. Para atingir essa meta, os países pretendem reverter a tendência de crescimento das emissões de gases de efeito estufa o mais rápido possível e alcançar um clima neutro em meados do século.  O Acordo de Paris é um marco no processo multilateral de mudança climática porque, pela primeira vez, um acordo vinculante reuniu todas as nações em uma causa comum para empreender esforços ambiciosos de combate às mudanças climáticas e se adaptar a seus efeitos. O acordo estabelece ciclos de 5 anos de ações nacionais cada vez mais ambiciosas. Até 2020, os países tiveram que apresentar seus planos de ação climática conhecidos como contribuições determinadas nacionalmente (NDCs). Nesses planos, os países comunicam as ações que tomarão para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa, a fim de atingir as metas do Acordo de Paris. Os países também comunicam nos NDCs as ações que tomarão para construir resiliência e se adaptar aos impactos do aumento das temperaturas. O vídeo, neste caso, deve apresentar a proposta de Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC, sigla em inglês de Intended  Nationally Determined Contribution) do Brasil, indicar como o país tem evoluído nesses compromissos e destacar a importância das florestas nesse contexto.


      Avaliação

      Os vídeos serão mantidos em uma playlist Youtube, e poderão ser publicamente acessados por pelo menos um mês. A restrição de acesso, após esse período, precisará ser requerida pelos autores por e-mail (lcer@usp.br). Caso contrário, o acesso permanecerá público. Os vídeos serão avaliados por meio de uma enquete de avaliadores (alunos e professores convidados), que aplicará os seguintes critérios:

      CritérioNota
      ExcelenteBomSuficienteRuim
      Clareza da fala A fala é clara e objetiva durante todo o vídeo (95-100%), com boa dicção, sem erros de pronúncia, e uso de sentenças completas. A fala é clara e objetiva durante quase todo o vídeo (80-95%), com poucas (menos de duas) falhas de pronúncia, de dicção ou de uso de sentenças incompletas. A fala é clara e objetiva em mais de 70% do vídeo, com algumas (menos de quatro) falhas de pronúncia, de dicção ou uso de sentenças incompletas. A fala é por vezes incompreensível, ou vários (mais de quatro) são os momentos em que houve falha de pronúncia, de dicção ou de uso de frases incompletas
      Vocabulário Usa vocabulário apropriado, e enriquece o vocabulário de quem assiste definindo conceitos/palavras menos conhecidos. Usa vocabulário apropriado, mas usa alguns (até dois) conceitos/palavras menos conhecidas que não são definidas. Usa vocabulário apropriado, mas refere-se a três ou mais conceitos/palavras sem defini-las devidamente. Usa vocabulário incompreensível e não há nenhuma preocupação em apresentar o significado das palavras e conceitos citados.
      Conteúdo Grupo demonstra pleno conhecimento do assunto. Grupo demonstra razoável conhecimento do assunto. Grupo demonstra razoável conhecimento de partes do assunto. O grupo parece não entender suficientemente o assunto.
      Foco A narrativa permanece centrada no tema escolhido pelo grupo. Nota-se foco, mas há divagação num determinado momento. Nota-se foco, mas há divagação em dois ou mais momentos. É difícil identificar o tema central do vídeo.
      Preparação O grupo se preparou bem para produzir o vídeo, e a qualidade final é muito boa. O vídeo mostra um certo esmero na preparação e o resultado é razoável. O vídeo mostra empenho razoável e o resultado final é modesto. O grupo não se preparou e o resultado é sofrível.

      Composição dos grupos (01/12/2021)

      Composição dos grupos - Vídeo COP26