Programação

  • Introdução à Aquicultura

  • Aula 2 - O Ambiente Aquático

  • Espécies de peixes próprias para o cultivo – principais espécies de cultivo da Aquicultura Brasileira e Mundial

    • Bom dia a todos.

      A aula de hoje consistirá na leitura da descrição da Atividade 1, já adicionada ao moodle, assim como na primeira reunião de grupo para vocês poderem se organizar. Ainda, vocês terão a tarde para iniciarem o levantamento de dados para a realização da atividade dando início ao prazo de entrega da mesma.

      Atividade 1

       Na Atividade 1, os alunos de cada grupo terão que fazer um trabalho sobre as principais espécies de peixes de interesse comercial para a aquicultura brasileira e mundial. O trabalho consiste em duas partes, sendo uma escrita e um curto seminário.


      O tema de cada grupo será:

      Grupo A: Salmonídeos

      Grupo B: Carpas

      Grupo C: Tilápias

      Grupo D: Bagres

      Grupo E: Peixes Amazônicos

       

      Como roteiro para ambas as partes, os alunos poderão seguir o organograma exposto abaixo:

      1) Descrição das espécies compreendidas no grupo selecionado

      2) Vantagens do cultivo das espécies compreendidas no grupo selecionado

      3) Entraves para o cultivo das espécies compreendidas no grupo selecionado

      4) Métodos de cultivo mais indicados para as espécies compreendidas no grupo selecionado

      5) Mercado consumidor das espécies compreendidas no grupo selecionado

       

      Dicas para cada grupo:

      Grupo A: Salmonídeos

      O grupo dos salmonídeos compreendem os salmões e as trutas. Neste grupo deverá ser exposto as principais características dos salmões e trutas, assim como as peculiaridades em seu cultivo (Ex.: produção de smolts para salmão e necessidade de baixas temperaturas e altos volumes de água para trutas). Ainda, por serem espécies com grande valor comercial, muitos estudos já foram realizados utilizando-as como modelos experimentais resultando em tecnologias consideravelmente avançadas.

      Grupo B: Carpas

      O grupo das carpas abrange uma grande quantidade de espécies, seja de consumo ou para a ornamentação. Assim como para os salmonídeos, muitas tecnologias foram desenvolvidas com a utilização de carpas como modelos experimentais. Ainda, as espécies deste grupo favoreceram o desenvolvimento da aquicultura continental em muitos países, e são amplamente produzidas no Brasil.

      Grupo C: Tilápias

      O grupo das Tilápias tem sido importante para o desenvolvimento aquícola mundial, principalmente em países em desenvolvimento. Este grupo representa 60% da produção brasileira, e tem sido o responsável pelo forte incremento anual apresentado pelo setor nos últimos anos. Sua grande adaptabilidade permite que as tilápias sejam cultivadas em diversos ambientes, desde viveiros escavados à tanques rede.

      Grupo D: Bagres

      O grupo dos bagres compreende espécies como a cachara, o pintado e o jundiá, nativos de nosso território, e também o bagre do canal, nativo dos EUA e o bagre africano. Apesar de pertencerem ao mesmo grupo, estas cinco espécies apresentam características bem diferentes, principalmente quanto a alimentação, tanto na fase larval quanto na fase adulta. Especificamente, o pintado e a cachara, por serem carnívoros, precisam passar por treinamento alimentar para que os juvenis consigam se adaptar às dietas artificiais.

      Grupo E: Peixes amazônicos

      Este grupo, apesar de conter o maior número de espécies em comparação aos outros, apresenta muito pouco desenvolvimento tecnológico. Os integrantes deste grupo podem apresentar informações sobre espécies de grande interesse como o matrinxã, o pirarucu e, principalmente, o tambacu, sendo esta a segunda espécie mais cultivada em nosso território e já adaptada à aquicultura chinesa.

       

      Dicas gerais:

      Esta atividade tem como objetivo fazer com que vocês desenvolvam cada vez mais a habilidade em adquirir informações técnicas sobre um tema que pode ser prontamente aplicável. Logo, a parte escrita tem como objetivo não apenas gerar um levantamento de dados, mas a produção de material contendo informações práticas que possam ser prontamente aplicáveis a campo. Logo, imaginem-se tendo que consultar o documento que vocês irão confeccionar e tentem desenvolvê-lo de uma forma que ele seja tanto informativo quanto fácil de ser utilizado. A parte escrita deve conter no máximo seis páginas: a primeira será a capa (título, nome dos integrantes do grupo e disciplina), as três seguintes conterão o texto informativo para as espécies, a quinta conterá as referências e a sexta conterá uma tabela sumarizando as principais informações para o cultivo das espécies deste grupo, como um guia rápido.

      Quanto ao seminário, tem-se como objetivo que o aluno desenvolva a capacidade de gerar conteúdo técnico para a internet. Em uma era em que somos bombardeados a todo minuto e por todos os lados pelas chamadas fakenews, é essencial que vocês consigam encontrar dados verossímeis assim como se apoiem no sistema de referenciamento de informações. Logo, cada seminário terá por volta de 15 minutos de duração, e poderão ser utilizados quaisquer métodos de gravação e edição de vídeo que vocês dominem. Como estamos no meio de uma pandemia e não nos é permitido realizar viagens a campo pela universidade, os alunos poderão utilizar partes de vídeos disponíveis em plataformas como o Youtube. Neste caso, dou a dica para que o aluno retire o som do vídeo, e fale ele mesmo a informação que ele gostaria de passar.

      Se precisarem de ajuda, estarei disponível para orientação de quaisquer das partes da atividade. Ainda, encorajo fortemente para que usem a criatividade de vocês. Um profissional que consegue aliar o lado formal (disciplina, método, referenciamento) com seu lado criativo (design, comunicação, inovação) apresentará um grande diferencial no mercado, e espero dar a oportunidade para vocês de ao menos tentar desenvolver esta aliança.

      Aqui segue um vídeo que fiz, ensinando de forma rápida a utilizar o OBS Studio e o editor de vídeo do Windows 10.

      https://www.youtube.com/watch?v=MXiOaNBBf1Y

      Datas para entrega da Atividade 1:

      Vídeos: 24 de setembro de 2020

      Parte escrita: 15 de outubro de 2020

       

      Forte abraço,

      Nycolas

      O email mais fácil para se comunicarem comigo é o nycolas.pereira@zootecnista.com.br

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