Programação

  • A avaliação 360º de análise de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que abrange diferentes visões e feedbacks, prevendo a participação de todas as pessoas que interagem com o avaliado e também uma auto avaliação do participante

    Para utilizar a avalição 360º, os seguintes critérios devem ser levados em conta:

    • Participação de todas as pessoas que interagem com o avaliado na avaliação;

    • Feedbacks simultâneos e estruturados dos avaliadores e avaliados;

    • Aplicação de questionários específicos, nos quais são avaliados aspectos relevantes quanto a comportamentos considerados importantes para as organizações;

     • Avaliação qualitativa;

     • Confidencialidade dos resultados.

                A finalidade dessa avaliação é procurar obter informações úteis e precisas do desempenho dos avaliados, permitir que os mesmos conheçam seus comportamentos no trabalho e melhorar a produtividade do trabalho em grupo, orientando os membros a atingir suas metas. Para tal, a avaliação de desempenho 360º busca identificar possíveis deficiências em suas respectivas funções e necessidades de treinamentos e/ou aperfeiçoamento. Busca também apoiar o desenvolvimento profissional individual e das equipes através de feedbacks com os quais o avaliado terá oportunidade de conhecer seus pontos fracos de forma a corrigi-los e seus pontos fortes de forma a aperfeiçoá-los.

     REFERÊNCIAS:

    CHIAVENATO, I. Recursos humanos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2002

    SOUZA, V.L. Gestão de desempenho: julgamento ou dialogo. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

    BISPO, Patrícia. Avaliação 360 graus: um caminho para melhorar o desempenho. Disponível em <http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Entrevista/3632/avaliacao-360-graus--um-caminho-para-melhorar-o-desempenho.html> . Acesso em 11/02/2019.