Programação

  • Primeiro encontro - 25/08

  • Segundo encontro - 01/09

    • Clássico artigo de Garrett Hardin intitulado 'A Tragédia dos Comuns'.

      Devemos estuda-lo previamente como preparação para a primeira atividade de avaliação (Estudo Dirigido).

      Serão apresentadas 2 questões referentes ao conteúdo do artigo, para serem respondidas individualmente no início da aula, em até 25 minutos.

  • Fóruns permanentes para discussão

  • Textos para exercitar a visão sistêmica

    a cada período serão discutidos brevemente 2 textos, conforme a sequência abaixo.

    • A proposta inicial seria para discutirmos 2 textos por semana, seguindo a relação de arquivos que está disponível no Moodle. A intenção é mantermos um canal permanente de debate voltado para a construção de uma visão sistêmica a partir dos 'casos' ou 'problemas' abordados em cada texto. 

      Queremos utilizar as diferentes questões e situações retratadas nos textos, extraídas de diversas áreas de conhecimento (porém, como poderão perceber, todas elas com um forte componente interdisciplinar), para procurarmos identificar pontos-chave dos problemas/questões abordados relacionados à 'dinâmica dos sistemas'. A partir daí, a expectativa é que a leitura das questões relevantes para os projetos, associadas à sustentabilidade em seus respectivos temas, possa se beneficiar dessa abordagem sistêmica.

      São textos relativamente curtos, espero que seja possível incluir na agenda de atividades da semana sem muitos problemas. De todo modo, minha sugestão é que vcs procurem 'entrar e sair' do fórum na medida da possibilidade de cada um. A cada 'rodada' de textos, vamos avançando lentamente em um movimento em espiral, exercitando com calma a nossa visão sistêmica, portanto creio que deve ser possível 'ir e vir' nesses debates numa boa. 

    • Discussão dos textos 3 e 4 conforme a relação disponibilizada no Moodle...

      texto 3 - "desperdício de água tratada"

      texto 4 - "as obras não foram suficientes"


      Queremos utilizar as diferentes questões e situações retratadas nos textos, extraídas de diversas áreas de conhecimento (porém, como poderão perceber, todas elas com um forte componente interdisciplinar), para procurarmos identificar pontos-chave dos problemas/questões abordados relacionados à 'dinâmica dos sistemas'. A partir daí, a expectativa é que a leitura das questões relevantes para os projetos, associadas à sustentabilidade em seus respectivos temas, possa se beneficiar dessa abordagem sistêmica.


      OBSERVAÇÃO: EU JÁ ESTAVA PRESTES A DAR UM PUXÃO DE ORELHA EM VCS PELA FALTA DE ENTRADAS NO FÓRUM AO LONGO DESTA SEMANA, E FOI AÍ QUE EU 'PERCEBI' QUE NÃO HAVIA ABERTO O FÓRUM... QUE VIDA DURA ESSA! VAMOS MANTER ESSA DISCUSSÃO ATÉ A NOSSA AULA DO DIA 22/09.

      OBSERVAÇÃO 2: O PUXÃO DE ORELHA VAI PELO FATO DE NINGUÉM TER ME DADO ESSE TOQUE, A RESPEITO DA MINHA VACILADA...


    • Os textos desta semana são:

      . ciclovias e valorização fundiária;

      . edifícios e educação


      o exercício a ser feito é procurar compreender as conexões e interações entre os elementos dos sistemas retratados, muitas vezes integrando sub-sistemas que aparentemente não tem relação explícita entre si. 

      desse modo, o debate está focado na 'explicação' das diferentes funcionalidades dos sistemas - quais são os aspectos que relacionam a presença de uma ciclovia a uma maior valorização dos imóveis na região? em que medida um edifício estaria relacionado com o potencial de aprendizagem de estudantes?


  • Terceiro encontro - 08/09

    Discussão das 'fronteiras planetárias' - vídeo palestra Rockstrom

    . Discussão dos textos da semana - Amadurecendo economias; limites planetários

    . Sustentabilidade - fundamentos

  • Quarto encontro - 15/09

  • Quinto encontro - 22/09

    Vamos utilizar o espaço dessa semana para programar o próximo passo na disciplina: seminários em grupos.

    Seminários:

    2 grupos para cada tema - Economia Circular, Produção mais Limpa e Ecodesign.

    produto: uma aula em vídeo de 10 a 15 minutos, editado em qq plataforma acessível para todos (Youtube, Powerpoint, etc), com introdução teórica e exemplos de aplicação.

    ENTREGA DIA 20/10 PARA REVISÃO

    APRESENTAÇÃO DOS VIDEOS: 27/10

    ao longo das semanas, os encontros serão reservados para uma síntese dos debates dos textos (visão sistêmica) e para o acompanhamento da elaboração do trabalho. havendo necessidade, podemos agendar reuniões específicas com os grupos para orientação.


    IMPORTANTE: OS TEMAS DOS SEMINÁRIOS SERÃO EMPREGADOS NO DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS FINAIS, VOLTADO PARA A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM UM CASO SELECIONADO PELO GRUPO.


    vídeo ("Alternativas berço a berço", em duas partes) para motivação à elaboração dos seminários e trabalhos em grupo, que aborda os conceitos e exemplos relacionados à Economia Circular, Produção mais Limpa e Ecodesign:

    https://www.youtube.com/watch?v=DkWG09ZRXUk

    https://www.youtube.com/watch?v=RR-0a1MVtJs



  • acompanhamento dos seminários

    as atividades programadas para as semanas entre 29/09 e 20/10 serão dedicadas ao acompanhamento da elaboração dos seminários, com atendimento aos grupos (inclusive em horário a combinar) e coletivamente durante o horário das aulas (pelo Meet).

    continuaremos a discutir os textos relacionados à abordagem sistêmica, nos fóruns específicos conforme programado.

    OBS: ENTREGA DOS VÍDEOS DOS SEMINÁRIOS 20/10; APRESENTAÇÃO 27/10

  • entrega seminário para revisão - 20/10

    entregar o vídeo do seminário - até as 22h do dia 20/10

  • apresentacão seminários - 27/10

    apresentação dos vídeos elaborados pelos grupos

  • estudos dirigidos - legislação, licenciamento ambiental e certificação de SGAs

    material disponibilizado para o estudo dirigido de temas relevantes: licenciamento ambiental e certificação de Sistemas de Gestão Ambiental.

    a ideia é oferecer um caminho guiado para a compreensão dos fundamentos da Gestão Ambiental nas organizações, a partir do que estabelece a legislação (mecanismos coercitivos) e aspectos associados ao controle social e pelo mercado (mecanismos voluntários).

    vamos permanecer com o fórum de discussões abertos ao longo das próximas semanas, alimentado por algumas questões-guia, mas que poderá servir para o esclarecimento de dúvidas e inserção de outras questões, por iniciativa individual.


  • Tópico 12

  • Tópico 13