Programação

  • Ultrassonografia dos tendões de equinos

    Olá queridos alunos.


    O próximo objetivo é discutirmos ultrassonografia dos tendões em equinos. Escolhi esse tema para complementar o que já estudamos até aqui e, além disso, ser uma técnica de imagem muito utilizada e importante nas afecções de equinos.


    Vamos discutir um pouco sobre a técnica, mas o mais importante é pensarem que esse exame é complementar ao exame radiográfico e pode auxiliar no diagnóstico de afecções que se manifestam com claudicação, alteração de marcha e sensibilidade dolorosa na extremidade dos membros.


    Vou disponibilizar um livro de ultrassonografia em equinos, gostaria que vocês lessem o capítulo 3. Ao longo da semana vou enviar umas questões que deverão ser respondidas até quinta-feira, dia 26 de março.


    Na quinta-feira gostaria de tentar uma aula virtual pelo google meet.


    Nos falamos ao longo da semana.


    Um abraço a todos.

  • Slides de aula

  • Dissertação Final

    Conforme conversamos deixarei umas diretrizes para a realização do trabalho final da disciplina. Deverá ser uma dissertação ou uma apresentação em formato de seminário de até 20 minutos. O trabalho é de entrega individual e cada um de vocês deverá escolher uma doença ou afecção que acomete os equinos em que alguma modalidade de imagem pode ser utilizada para auxílio do diagnóstico, prognóstico ou evolução do tratamento.

    No trabalho vocês deverão introduzir um panorama geral sobre a doença escolhida, de forma breve, discorrendo sobre origem, ocorrência, etiologia, fisiopatogenia, manifestações clínicas, etc.

    Em seguida devem introduzir a modalidade de imagem que vocês darão foco, podendo ser o exame radiográfico, ultrassonográfico ou até mesmo ambos. Outras modalidades, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética também podem ser consideradas. Não é necessário explicar a formação da imagem da modalidade escolhida, o objetivo é discorrer sobre como o exame é feito e sua importância, por exemplo,  quais projeções radiográficas utilizadas, de qual região, quais estruturas visualizadas, quais alterações esperadas, etc, bem como se o exame fecha diagnóstico, se se refere ao prognóstico, se é indicado outros exames, etc.

    Finalmente é esperado que possam fazer uma pequena conclusão, embasada na literatura e em seus estudos, porém que transpareça a visão pessoal de vocês sobre o panorama geral da doença e sua relação com a modalidade de imagem escolhida.


    Segue uma recomendação do formato que poderão utilizar. Lembrando que não é obrigatório que sigam o formato sugerido, é apenas uma maneira de ajudar quem estiver com dificuldade para começar:


    Introdução - Descrição resumida do trabalho como um todo, informando qual doença e qual modalidade de imagem foram escolhidas. Cabe justificar a escolha. Por exemplo: Será apresentada tal doença sob aspecto radiográfico/ultrassonográfico devido seu impacto em animais de esporte/por ser a doença mais frequente em animais de trabalho/pela alta ocorrência na região/ por ser a modalidade mais acessível/ por ser ainda pouco estudada, etc.


    Doença X/afecção Y/ Síndrome Z - Apresentar a doença escolhida em seus aspectos relevantes, dando foco ao que vocês considerem mais importante para relacionar com a modalidade de imagem. Dados estatísticos pertinentes podem ser apresentados nesse tópico.


    Modalidade(s) de imagem - Apresentar a modalidade de imagem escolhida, descrevendo como a realização do exame se segue, bem como os aspectos técnicos relevantes para um exame de qualidade (por exemplo o tipo de transdutor de US recomendado, qual frequência, quantas e quais projeções radiográficas, etc). Também é esperado que se discorra sobre as principais alterações imaginológicas esperadas.


    Discussão - Relacionar a modalidade de imagem escolhida com a doença, deixando claro a importância do exame para o caso.


    Conclusão - Aqui é esperado que vocês possam transparecer parte da opinião de vocês, formada com base no que foi estudado. Uma ideia é tentar escrever um parágrafo como se tivesse que convencer alguém da conclusão que vocês formaram com o estudo. Por exemplo: O exame tal é indispensável/ é pouco relevante/ é relevante apenas sobre tal aspecto/ ainda é pouco realizado apesar de seus bons resultados/ deveria ser mais difundido/ ainda é pouco acessível, apesar das inúmeras vantagens, etc.



    Espero que isso ajude vocês a concluir o trabalho. Caso precisem de auxílio podem me avisar.


    Um abraço.

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10