Programação

  • Introdução a Anatomia dos Animais domésticos

     

     Anatomia (do grego νατέμνω anatemnō "cortar em partes") é o campo da morfologia (estudos da forma), que estuda a organização estrutural dos seres vivos, incluindo os sistemasórgãos que os constituem, a aparência e posição das várias partes, as substâncias de que são feitos, a sua localização em relação com outras partes do corpo.

    Esta aula pretende oferecer aos alunos uma visão geral do que é a anatomia e dar as bases iniciais de localização, incluindo os planos, as nomenclaturas referentes ao posicionamento e nomenclaturas anatômicas e zootécnicas em geral.

    Nesta aula também será oferecido o planejamento da disciplina, incluindo algumas fontes para estudo a distância e as formas de avaliação.

    As aulas serão no formato online, não obstante, assim que possível voltaremos ao laboratório para as aulas presenciais e o contrato com as peças reais e tridimensionais. 

  • Aparelho Locomotor

    Neste tópico vamos explorar o esqueleto, articulações e músculos. Trata-se de um dos mais longos tópicos na disciplina de Anatomia dos animais domésticos. Em geral, em uma situação normal os alunos iniciam seu contato com as peças anatômicas.
    É importante reconhecerem que as peças,  conservadas pelas diferentes metodologias, são animais que na situação pós mortem servem ao intuito do aprendizado visando que o graduando adquira conhecimentos com a finalidade de otimizar a criação e a lida com os animais de maneira consciente e responsável.
    Sendo assim as peças anatômicas merecem respeito e cuidado já que sua reposição depende da preparação de peças advindas de outros animais.
    Originalmente esta parte do curso tomaria em torno de 7 aulas, sendo 3 na osteologia, 3 na miologia e 1 na artrologia.

    1a aula Ossos do esqueleto axial:
    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9146 - video aula da disciplina anatomia 1 do prof. Carlos Ambrósio.  Na direita proximos vídeos assistam: Madibula, O. hióide, Atlas, Axis, V cervicais, V. torácicas, V. lombares, Sacro, Costelas e externo.

    2a aula: Membro torácico:
    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9138 - video aula da disciplina anatomia 1 do prof. Carlos Ambrósio.  Na direita próximos vídeos assistam: Úmero, Radio e Ulna e Ossos do Carpo e Metacarpo, Falanges e Falange Distal. (revisão da Aula do esqueleto axial).

    3a aula: Membro Pélvico:
    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9142 - video aula da disciplina anatomia 1 do prof. Carlos Ambrósio. Na direita próximos vídeos assistam: Fêmur, Tíbia, Ossos do Tarso e Metatarso Falanges e Falange Distal. (Revisão da Aula do Esqueleto Torácico).

    4a Aula Artrologia - Esta aula visa dar uma visão geral sobre as articulações e sua relação com o esqueleto ósseo e a miologia. Nesta aula tb são comentadas as variações sobre o esqueleto das diferentes espécies domésticas.

    5a Aula. Miologia Trata-se da aula que dara uma trodução a miologia.

    6a Aula Miologia musculos superficiais: Nesta aula serão demonstradas os musculos mais superficiais dos animais domésticos.
  • Sistema circulatório

    Esta parte da disciplina visa ar ao estudante de zootecnia o conhecimento básico do sistema circulatório incluindo as  formas e localizações do coração e dos grandes valos mais importantes. Em que se pese que o zootecnista não demanda de conhecimentos profundos para funs de cirurgias e outras manobras de  ordem medica, o conhecimento da anatomia e da fisiologia do animal é importante para definir manejo, nutrição e demais condições para a criação e cuidado com os animais. 

  • Sistema respiratório

    Em uma única aula passaremos as informações relativo a morfologia e as características de posicionamento dos pulmões nos mamíferos e faremos menções aos sistemas de outros órgãos dos sistemas de aves e peixes.

  • Sistema Digestório

    Este sistema será tratado com ênfase tendo em vista se tratar de uma das áreas de maior dedicação do zootecnista. Daremos uma visão detalhada dos diferentes órgãos que compõem o sistema digestório dos animais monogástricos, e poligástricos. Trataremos inicialmente de um modelo geral e discutiremos as diferenças no sistema digestório dos animais de produção e de companhia.

  • Aparelhos genito e urinário

    Esta aula visa fazer o reconhecimento das estruturas principais do aparelho genital e urinários de machos e fêmeas das diferentes espécies de interesse zootécnico e com foco em compreender a fisiologia e aplicar o conhecimento do conceito de eficiência da reprodução animal e aplicação da biotecnologia da reprodução.

  • Sistema Nervoso central e periférico

    Esta aula serve a apresentar ao aluno a forma e as características dos diferentes órgãos e demais constituintes do sistema nervoso central e periférico.

  • Avaliações

    A disciplina terá ao todo 3 avaliações, sendo duas na forma teórica e uma na forma prática. As avaliações teóricas acontecerão durante a fase de distanciamento social e as avaliações práticas serão definidas após a devida autorização das atividades presenciais e oportunidade dos alunos interagirem com as peças anatômicas.


  • Laboratório de anatomia 1

    Reconhecimento das peças do sistema locomotor.

  • Laboratório de anatomia 2

    Reconhecimento das peças e estruturas anatômicas dos demais sistemas e orgãos.