Programação
-
-
Fórum para agendamento de atendimentos
-
Programa da disciplina e Calendário de atividades
-
Sugestões de leituras para o período de suspensão das aulas presenciais.
-
-
Síntese da aula com informações e imagens que darão subsídios à execução do exercício 2.
-
Criar símbolos e marcas que comuniquem algo com a sua forma. A construção deverá ser feita a partir da articulação da forma das letras que podem se combinar em:
1. Silhueta de letras combinadas com outra silhueta de imagem ou de letra. Explorar o espaço positivo e negativo da composição.
2. Repetições da mesma letra criando novas formas.
3. Mudança de escala das letras criando novas formas.
Apresentar no mínimo uma proposta para cada uma das possibilidades elencadas acima. Escrever pequeno texto em baixo de cada solução comentando a relação entre a forma o seu significado. Apresentar cada proposta em 1 folha A4, formato digital.
Recomenda-se trabalhar manualmente, com recortes e colagens de letras e imagens.
-
O designer Alexandre Wollner descreve o processo criativo e aplicações do Sistema de Identidade Visual do Banco Itaú.
-
Descrição do Sistema de Identidade Visual da IBM, desenvolvido por Paul Rand.
-
Descrição do novo Sistema de Identidade Visual da Lufthansa, desenvolvido por Otl Aicher e revisado recentemente.
-
-
Em 1931, a empresa começou a introduzir anúncios da Coca-Cola em revistas mais populares. Archie Lee, executivo da agência de publicidade D'Arcy. Ilustração do Papai-Noel feita por Haddon Sundblom.
-
Gravação da aula realizada em 29/04 sobre os seguintes temas:
— SISTEMAS DE IDENTIDADE VISUAL (revisão)
— COR E IDENTIDADE (exposição de conteúdo online)
— RECURSOS VISUAIS PARA COMUNICAR IDEIAS E CONCEITOS (exposição de conteúdo online)
— ATENDIMENTO PARA O EXERCÍCIO 2: para este assunto, pedimos que todos os alunos que têm parte do exercício desenvolvido subam os arquivos no Moodle da disciplina até o início da aula para que possamos compartilhar a tela e discutir o andamento.
-
-
Noble, I. Bestley, R. Pesquisa Visual: Introdução às Metodologias de Pesquisa em Design Gráfico, Bookman, 2013. Amostra do capítulo 1 do livro. Livro completo ou ebook disponível no site https://loja.grupoa.com.br/
-
Buchanan, R. “Rhetoric, Humanism and Design”, Discovering Design: Explorations in Design Studies, 1995.
-
Exercício em Grupo (os mesmos do Projeto Integrado)
Painel Semântico — Significados
Símbolos, desenhos, paletas de cores, materiais, objetos, ambientes, palavras, famílias tipográficas, colagens de fotografias, texturas, etc. Objetivo: organizar em prancha(s) que facilitem a visualização dos significados. Em caso de dúvidas, veja a apresentação da aula disponível aqui no Moodle.Importante: organizar as imagens e referências coletadas segundo critérios formais — Formas, silhuetas,
tipografias, cores, layouts.
Data de entrega: 13/05.
-
Gravação da aula realizada em 06/05 sobre os seguintes temas:
— PESQUISA VISUAL — PAINEL SEMÂNTICO E DE REFERÊNCIAS
— APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO 2
— EXPLICAÇÃO DO EXERCÍCIO 3
-
-
— Entrega e Apresentação Ex. 3 — Painel semântico e de referências
— Aula teórica 6: Metodologia para criação de sistemas de identidade visual
— Explicação sobre o Ex. 4 — Estudos para marcas e símbolos
-
Este drive foi criado para upload do exercício 4, apenas para atendimento via Moodle. Não se trata do drive de entrega final do exercício 4.
Descrição do exercício:
— Exercício em grupo. Fazer estudos/croquis para marca ou símbolo que se relacione com o tema geral do projeto (vacinação) e seus usuários.
— Cada grupo deverá criar estudos que resultem em 3 partidos distintos para serem desenvolvidos.
— Apresentar as 3 pranchas com a marca a cores, preto e branco e redução com os partidos definidos no dia 03/06.
-
Trabalho de conclusão de curso de Ricardo Kenji Kunitake Yamamoto. Orientador: Prof. Dr. Marcos da Costa Braga. FAUUSP, 2014
-
Gravação da aula ministrada via Google Meet em 29 de maio, sobre Pontos de Contato. Prof. Gustavo.
-
Aula ministrada em 29/05, via Google Meets, sobre BrandBook. Profa. Fernanda.
-
EX. 4 – Exercício em grupo. ENTREGA EM 03/06
Fazer estudos/croquis para marca ou símbolo que se relacione com o tema geral do projeto (vacinação) e seus usuários. Cada grupo deverá criar estudos que resultem em 3 partidos distintos para serem desenvolvidos. Apresentar as 3 pranchas com a marca a cores, preto e branco e redução com os partidos definidos no dia 03/06.
OS ARQUIVOS DEVEM SER ENTREGUES EM JPG. (Para facilitar a montagem do site da disciplina com a exposição dos resultados.
-
Exemplos de Brandbooks para inspiração.
-
-
-
Aulas ministradas em 03/06. Apresentações sobre:
- Hierarquia Tipográfica
- Seleção e Escolha de Tipos
- Estrutura de Projeto Editorial, Grades e Projeto Gráfico
-
Gravações do seminário do exercício 4 e registro da aula sobre:
- Seleção e escolha de tipos
- Hierarquia
- Estrutura e Grid
-
Aula ministrada em 10/06. Pontos abordados:
- Criação de narrativas visuais (storytelling)
- Definição de roteiro
- Edição de imagens
- Composição de conjunto e unidade em projeto editorial
-
Captura do vídeo de seminário do Exercício 5, realizado em 10/06.
-
Tarefa para envio de BrandBook / Marca para atendimento em 17/06 e 19/06.
Não é o drive da entrega final. Apenas para o atendimento.
-
Drive para upload dos trabalhos em andamento. Atendimento do dia 24/06. Agendamento via fórum.
-
-
-
PROJETO 1 – MARCA
Apresentar em 3 pranchas — formato A3 (na horizontal)
- Prancha 1 - marca e conceitos
- Prancha 2 - marca nas seguintes versões: cor, preto e branco, negativo e teste de redução
- Prancha 3 - identidade visual aplicada em 3 pontos de contato.
Formato do arquivo: PDF (inserir uma última página com o nome dos participantes e o número do grupo)
Data da entrega: até às 18:00 do dia 01/07/2020
Como entregar: subir no Moodle — Tarefa: ENTREGA FINAL — MARCA -
PROJETO 2 - BRAND BOOK
Livro virtual com a proposta do projeto integrado para serviço e produto, com a identidade visual criada, suas características, e alguns pontos de contato/aplicações.
Conteúdo do Brandbook
1. Capa
2. Sumário
3. Apresentação do projeto:
- Usuário
- Problema
- Pesquisa
4. O produto / serviço proposto
5. Marca e conceito
- Marca em destaque
- Detalhamento da marca
- Grid (esquema) de construção da marca
- Tipografia usada na marca e slogan (se houver)
- Combinações da tipografia com o símbolo
- Cores (usos e referências em RGB, CMYK)
- Versão em preto, negativo e reduções
- Grafismo, mutações, animação (se houver)
7. Pontos de contato da identidade visual
Definir pelo menos 3. Detalhamento das aplicações da Identidade Visual nos diferentes suportes. Exemplo: identificação em veículos, no ambiente, em sites, em aplicativos, em peças impressas, em sinalizações, itens de papelaria, uniformes, etc.
Formato do arquivo: PDF (última página com o nome dos participantes e o número do grupo)
Data da entrega: até às 18:00 do dia 01/07/2020
Como entregar: subir no Moodle — Tarefa: ENTREGA FINAL — BRANDBOOK -
Detalhamento dos requisitos mínimos de entrega dos Projetos Finais
— Projeto 1: Marca
— Projeto 2: BrandBook
-