Programação

  • Aulas 1 e 2 - [ 3 de março ]

    Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina.

    Discussão do tema Desenvolvimento sustentável. (Slides 1)



    • Aulas 3 e 4 - [ 17 de março ]

      Em atendimento às orientações da Universidade, a aula de hoje será não presencial, e utilizará apoio do Sistema Moodle USP.


      O tema de hoje:  “Saneamento ambiental – Resíduos Eletroeletrônicos. Impactos, gerenciamento e desafios.”

      Esta aula abordará a questão dos resíduos sólidos, com foco nos resíduos eletroeletrônicos. Para fomentar a reflexão dos alunos sobre padrão de consumo e produção e geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”.

      Além do video, será utilizado um PODCAST e texto base para leitura. Mas claro, o aluno deve também buscar material de leitura complementar, para contribuir no desenvolvimento do relatório do dia.

      Também teremos o Fórum do dia para discussão de aspectos gerais e dúvidas.

      Atividades de hoje: As atividades são individuais, e todos devem fazer o upload do relatório no sistema Moodle. O prazo limite para entrega da tarefa foi prorrogado para 13 de abril.



      1- Assistir ao Vídeo:  “A história das coisas”.  Acesso no site https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

      2. Leitura do texto (páginas 33 a 44; em anexo) : RAISSA SILVA DE CARVALHO PEREIRA. LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS: PROPOSTA DE INDICADORES DE MONITORAMENTO PARA ÓRGÃOS AMBIENTAIS. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Saúde Pública da USP. 2018.


      3. Ouvir o PODCAST do Jornal da USP: Descarte e reúso de resíduos eletrônico. O remanufaturamento desse “lixo” é uma questão de sustentabilidade   (link: https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/descarte-e-reuso-de-residuos-eletronicos/)


      4. Elaborar relatório sucinto, respondendo às seguintes perguntas: (a) Com relação ao vídeo e ao Texto da Dissertação (páginas indicadas) : (a) Como você vê as externalidades negativas que são geradas pelo consumo exagerado? Como isto se dá no contexto dos Resíduos Eletroeletrônicos? Qual o papel do governo e empresas para repensar este modelo de produção e consumo? Como isto reflete nas suas escolhas na vida profissional e individual? Explique.  (b) Com relação ao PODCAST: Qual a sua opinião sobre a experiência do CEDIR - USP e as sugestões da Profa Tereza Cristina Carvalho, da Escola Politécnica da USP? Justifique. Como esta experiência pode ser ampliada para outras universidades? Justifique. 


      Ao final do Relatório, destacar o tempo total que vc levou para realizar a atividade completa (itens 1 a 4), para ajudar no adequado planejamento da disciplina.



    • Aulas 5 e 6 - 31 de março

      * Apresentação de slides:  Empresas e Sustentabilidade

      * Orientações para o projeto aplicado da disciplina


      Utilizaremos o Google Meet:
      Link: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom


      - Video: Natura é a empresa sustentável do ano

      - Video: case Natura Sou

      - Video Natura Carbono Neutro

      Links dos videos da Natura para apoio às atividades da aula:

      https://www.youtube.com/watch?v=WN-_4foe9bE

      https://www.youtube.com/watch?v=F5MaFipe8-E&feature=youtu.be

      https://www.youtube.com/watch?v=Lm8REPMhSvc


      Tarefa: atividade referente à aula do dia 31 de março está com prazo de entrega prorrogado para 13 de abril.




    • Aulas 7 e 8 - 14 de abril

      Reunião de orientação dos grupos

      (20 mins cada 2 grupos)

      Grupos 1 e 2 - 8h10 - 8h30

      Grupos 3 e 4 - 8h30 - 8h50

      Grupos 5 e 6 - 8h50 - 9h10

      Grupos 7 e 8 - 9h10 - 9h30

      Grupos 9 e 10 - 9h30 - 9h50

      link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom


      NOMEN°USP
      GRUPO 1
      Lucas Carnevalli de Almeida11382108
      Ana Carolina Asano Campos10310512
      Marcus da Silva Carr11391193
      Leticia Alves Doniak10310360
      GRUPO 2
      Lucas Euller de Antonio9784641
      Eric Sonagli Abbade10310505
      Pedro Frizzo de Moura10991005
      Pedro Henrique Silveira Lima9874912
      GRUPO 3
      Eliseu Frank dos Santos9808132
      Rogerio Correia Oliveira10310464
      Vinicius Eiji Sasaki10388687
      GRUPO 4
      Roberto Campos dos Reis Junior10310613
      Niklas Gabriel Ljungkrantz10388670
      Carlos Hermann Schutz Foerste11352737
      Leonardo Apolinario Ferreira11514230
      GRUPO 5
      Diego Kenji Pesce10377650
      Paulo Eduardo de Carli10310717
      Anderson Kiniti Yamassaki Sussuki10310572
      GRUPO 6
      Carolina Caziuk de Aguiar10310401
      Jose Guilherme Moraes Franco da Rocha10351964
      Gabriel Fares Lopes Plens10377632
      GRUPO 7
      Rodrigo Kazuo Morishigue Kawakami11233626
      Polick Chen Zhanpeng10691884
      Thiago Miguel Goncalves Fontes11233780
      Antonio de Lucca Guimarães Alves11233605
      GRUPO 8
      Eduardo Santana Andrade9897842
      Luís Felipe dos Reis Alves9897911
      Renato Monteiro de Andrade10696722
      GRUPO 9
      Pedro Augusto Zagabria10288824
      Breno Michalski Colombo10289697
      Andre Marcucci Maciel10788700
      Luis Felipe dos Reis Feitosa10821061
      GRUPO 10
      Alessandro Peirea da Silva11391213
      Konrad Andrade Aleixo8504312
      Rafael Jun Morita10845040
      Guilherme Barbosa de Souza9283782






      • Aulas 9 e 10 - 12 de maio


        Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 12 de maio de 2020

        (20 mins cada )

        Grupo 6  - 8h10 - 8h30

        Grupo 7 - 8h30 - 8h50

        Grupo 8 - 9h00 - 9h20

        Grupo 9 - 9h20 - 9h40

        Grupo 10 - 9h40 - 10h00


        link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom





        • Aulas 11 e 12 - 26 de maio

          Reunião de orientação dos grupos na terça feira - 26 de maio de 2020

          (20 mins cada )

          Grupo 1  - 8h10 - 8h30

          Grupo 2 - 8h30 - 8h50

          Grupo 3 - 9h00 - 9h20

          Grupo 4 - 9h20 - 9h40

          Grupo 5 - 9h40 - 10h00


          link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom


          • Aulas 13 e 14 - 9 de junho

            Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 9 de junho de 2020

            (20 mins cada )

            Grupo 6  - 8h10 - 8h30

            Grupo 7 - 8h30 - 8h50

            Grupo 8 - 9h00 - 9h20

            Grupo 9 - 9h20 - 9h40

            Grupo 10 - 9h40 - 10h00


            link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom





            • Aulas 15 e 16 - 23 de junho

              Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 23 de junho de 2020

              (20 mins cada )

              Grupo 1  - 8h10 - 8h30

              Grupo 2 - 8h30 - 8h50

              Grupo 3 - 9h00 - 9h20

              Grupo 4 - 9h20 - 9h40

              Grupo 5 - 9h40 - 10h00


              link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom




              • Aulas 17 e 18 - 30 de junho

                Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 30 de junho de 2020

                (20 mins cada )

                Grupo 6  - 8h10 - 8h30

                Grupo 7 - 8h30 - 8h50

                Grupo 8 - 9h00 - 9h20

                Grupo 9 - 9h20 - 9h40

                Grupo 10 - 9h40 - 10h00


                link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom


                • Projeto da Disciplina

                  O Projeto da Disciplina

                  Ler o texto Anexo  1. O documento traz diretrizes aos alunos da disciplina SHS0416 – 2020 para elaborar uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental e de responsabilidade social para a Fábrica de Aquecedores Solares de Baixo Custo, a ser construída e operada pela EESF - Engenharia Elétrica Sem Fronteiras, na comunidade de Felizópolis. Assim, o produto final deste projeto da disciplina é um relatório contendo uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental, conforme descrito no Item 7. deste documento.

                   

                  Contexto

                  O prefeito do município de Sempre Feliz anunciou na semana passada duas macroações voltadas para reduzir o impacto da pandemia do COVID-19 na comunidade Felizópolis: (1) distribuição de caixas-d’água para moradores da comunidade que ainda não tenham o reservatório em seu imóvel; (2) instalação de aquecedores solares nas residências.

                  Este conjunto de ações emergenciais ocorrem para reduzir o impacto da pandemia do coronavírus na rotina dos cidadãos e será realizado em Felizópolis em razão de sua característica socioeconômica. Trata-se de um bairro altamente adensado com partes altas, onde a água pode demorar mais tempo a chegar até os imóveis. Além disto, o gasto das famílias com energia elétrica é elevado, e o consumo dos chuveiros representa parte significativa do consumo mensal das famílias, impactando, portanto, no orçamento mensal. É a maior comunidade de baixa renda no município de Sempre Feliz, com uma população estimada em quase 60 mil moradores. “São as famílias de menor renda, as mais prejudicadas pela crise econômica”, segundo o prefeito da cidade.

                  A utilização de aquecedores solares de água em habitações de interesse social (HIS) é um tema cada vez mais presente na agenda de órgãos públicos e grandes construtoras, assim como programas habitacionais de diversos governos, também estão optando pela utilização de sistemas de aquecimento solar de água, afinal, a energia do sol é limpa, gratuita e indispensável. O aquecedor solar de água pode proporcionar uma economia média de 40% na conta de luz mensal das famílias beneficiadas, conforme seus hábitos de consumo.

                  A medida contribui diretamente  com a  proteção do meio ambiente, pois pode reduzir a demanda por energia  elétrica nos horários de pico e a necessidade de instalação de novas  usinas de geração de energia no país, diminuindo demanda por novas áreas a serem inundadas, no caso das hidroelétricas, e a pegada carbônica causada pela queima de combustíveis fósseis e a poluição, no caso das termoelétricas. Além disso, o dinheiro economizado pelos usuários vai movimentar a economia local.

                  O convênio da Prefeitura com a empresa EESF - Engenharia Elétrica Sem Fronteiras, prevê a construção e instalação de 2.000 mil kits de aquecedores solares. Os equipamentos serão instalados nas casas desta comunidade, seguindo critério de prioridade social (renda familiar; número de moradores; idade do responsável pela habitação; idade dos filhos, entre outros). Os recursos financeiros para esta parceria foram levantados por meio de esforços da empresa EESF junto a empresários da região, que entenderam fundamental apoiar a comunidade de Felizópis como parte de seus projetos de responsabilidade social. E para garantir uma maior eficiência da aplicação destes recursos na comunidade, exigiram da EESF a apresentação de uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental e responsabilidade social para a construção e instalação dos ASBC.

                  O prazo para construção e instalação é de 6 meses, com previsão de início logo após a finalização do período de isolamento social da COVID-19.

                  A prefeitura disponibilizou um galpão coberto (de 30m x 40m), com piso, banheiros, cozinha, uma área de estacionamento e acesso de veículos de carga, dentro da própria comunidade para a implantação da linha de produção.