Programação
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Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina.
Discussão do tema Desenvolvimento sustentável. (Slides 1)
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Em atendimento às orientações da Universidade, a aula de hoje será não presencial, e utilizará apoio do Sistema Moodle USP.
O tema de hoje: “Saneamento ambiental – Resíduos Eletroeletrônicos. Impactos, gerenciamento e desafios.”
Esta aula abordará a questão dos resíduos sólidos, com foco nos resíduos eletroeletrônicos. Para fomentar a reflexão dos alunos sobre padrão de consumo e produção e geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”.
Além do video, será utilizado um PODCAST e texto base para leitura. Mas claro, o aluno deve também buscar material de leitura complementar, para contribuir no desenvolvimento do relatório do dia.Também teremos o Fórum do dia para discussão de aspectos gerais e dúvidas.Atividades de hoje: As atividades são individuais, e todos devem fazer o upload do relatório no sistema Moodle. O prazo limite para entrega da tarefa foi prorrogado para 13 de abril.
1- Assistir ao Vídeo: “A história das coisas”. Acesso no site https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw2. Leitura do texto (páginas 33 a 44; em anexo) : RAISSA SILVA DE CARVALHO PEREIRA. LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS: PROPOSTA DE INDICADORES DE MONITORAMENTO PARA ÓRGÃOS AMBIENTAIS. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Saúde Pública da USP. 2018.
3. Ouvir o PODCAST do Jornal da USP: Descarte e reúso de resíduos eletrônico. O remanufaturamento desse “lixo” é uma questão de sustentabilidade (link: https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/descarte-e-reuso-de-residuos-eletronicos/)
4. Elaborar relatório sucinto, respondendo às seguintes perguntas: (a) Com relação ao vídeo e ao Texto da Dissertação (páginas indicadas) : (a) Como você vê as externalidades negativas que são geradas pelo consumo exagerado? Como isto se dá no contexto dos Resíduos Eletroeletrônicos? Qual o papel do governo e empresas para repensar este modelo de produção e consumo? Como isto reflete nas suas escolhas na vida profissional e individual? Explique. (b) Com relação ao PODCAST: Qual a sua opinião sobre a experiência do CEDIR - USP e as sugestões da Profa Tereza Cristina Carvalho, da Escola Politécnica da USP? Justifique. Como esta experiência pode ser ampliada para outras universidades? Justifique.
Ao final do Relatório, destacar o tempo total que vc levou para realizar a atividade completa (itens 1 a 4), para ajudar no adequado planejamento da disciplina.
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* Apresentação de slides: Empresas e Sustentabilidade
* Orientações para o projeto aplicado da disciplina
Utilizaremos o Google Meet:Link: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom- Video: Natura é a empresa sustentável do ano
- Video: case Natura Sou
- Video Natura Carbono Neutro
Links dos videos da Natura para apoio às atividades da aula:https://www.youtube.com/watch?v=WN-_4foe9bEhttps://www.youtube.com/watch?v=F5MaFipe8-E&feature=youtu.behttps://www.youtube.com/watch?v=Lm8REPMhSvcTarefa: atividade referente à aula do dia 31 de março está com prazo de entrega prorrogado para 13 de abril.
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Reunião de orientação dos grupos
(20 mins cada 2 grupos)
Grupos 1 e 2 - 8h10 - 8h30
Grupos 3 e 4 - 8h30 - 8h50
Grupos 5 e 6 - 8h50 - 9h10
Grupos 7 e 8 - 9h10 - 9h30
Grupos 9 e 10 - 9h30 - 9h50
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom
NOME N°USP GRUPO 1Lucas Carnevalli de Almeida 11382108 Ana Carolina Asano Campos 10310512 Marcus da Silva Carr 11391193 Leticia Alves Doniak 10310360 GRUPO 2Lucas Euller de Antonio 9784641 Eric Sonagli Abbade 10310505 Pedro Frizzo de Moura 10991005 Pedro Henrique Silveira Lima 9874912 GRUPO 3Eliseu Frank dos Santos 9808132 Rogerio Correia Oliveira 10310464 Vinicius Eiji Sasaki 10388687 GRUPO 4Roberto Campos dos Reis Junior 10310613 Niklas Gabriel Ljungkrantz 10388670 Carlos Hermann Schutz Foerste 11352737 Leonardo Apolinario Ferreira 11514230 GRUPO 5Diego Kenji Pesce 10377650 Paulo Eduardo de Carli 10310717 Anderson Kiniti Yamassaki Sussuki 10310572 GRUPO 6Carolina Caziuk de Aguiar 10310401 Jose Guilherme Moraes Franco da Rocha 10351964 Gabriel Fares Lopes Plens 10377632 GRUPO 7Rodrigo Kazuo Morishigue Kawakami 11233626 Polick Chen Zhanpeng 10691884 Thiago Miguel Goncalves Fontes 11233780 Antonio de Lucca Guimarães Alves 11233605 GRUPO 8Eduardo Santana Andrade 9897842 Luís Felipe dos Reis Alves 9897911 Renato Monteiro de Andrade 10696722 GRUPO 9Pedro Augusto Zagabria 10288824 Breno Michalski Colombo 10289697 Andre Marcucci Maciel 10788700 Luis Felipe dos Reis Feitosa 10821061 GRUPO 10Alessandro Peirea da Silva 11391213 Konrad Andrade Aleixo 8504312 Rafael Jun Morita 10845040 Guilherme Barbosa de Souza 9283782 -
Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 12 de maio de 2020
(20 mins cada )
Grupo 6 - 8h10 - 8h30
Grupo 7 - 8h30 - 8h50
Grupo 8 - 9h00 - 9h20
Grupo 9 - 9h20 - 9h40
Grupo 10 - 9h40 - 10h00
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom
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Reunião de orientação dos grupos na terça feira - 26 de maio de 2020
(20 mins cada )
Grupo 1 - 8h10 - 8h30
Grupo 2 - 8h30 - 8h50
Grupo 3 - 9h00 - 9h20
Grupo 4 - 9h20 - 9h40
Grupo 5 - 9h40 - 10h00
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom
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Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 9 de junho de 2020
(20 mins cada )
Grupo 6 - 8h10 - 8h30
Grupo 7 - 8h30 - 8h50
Grupo 8 - 9h00 - 9h20
Grupo 9 - 9h20 - 9h40
Grupo 10 - 9h40 - 10h00
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom
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Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 23 de junho de 2020
(20 mins cada )
Grupo 1 - 8h10 - 8h30
Grupo 2 - 8h30 - 8h50
Grupo 3 - 9h00 - 9h20
Grupo 4 - 9h20 - 9h40
Grupo 5 - 9h40 - 10h00
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom
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Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 30 de junho de 2020
(20 mins cada )
Grupo 6 - 8h10 - 8h30
Grupo 7 - 8h30 - 8h50
Grupo 8 - 9h00 - 9h20
Grupo 9 - 9h20 - 9h40
Grupo 10 - 9h40 - 10h00
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom
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O Projeto da Disciplina
Ler o texto Anexo 1. O documento traz diretrizes aos alunos da disciplina SHS0416 – 2020 para elaborar uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental e de responsabilidade social para a Fábrica de Aquecedores Solares de Baixo Custo, a ser construída e operada pela EESF - Engenharia Elétrica Sem Fronteiras, na comunidade de Felizópolis. Assim, o produto final deste projeto da disciplina é um relatório contendo uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental, conforme descrito no Item 7. deste documento.
Contexto
O prefeito do município de Sempre Feliz anunciou na semana passada duas macroações voltadas para reduzir o impacto da pandemia do COVID-19 na comunidade Felizópolis: (1) distribuição de caixas-d’água para moradores da comunidade que ainda não tenham o reservatório em seu imóvel; (2) instalação de aquecedores solares nas residências.
Este conjunto de ações emergenciais ocorrem para reduzir o impacto da pandemia do coronavírus na rotina dos cidadãos e será realizado em Felizópolis em razão de sua característica socioeconômica. Trata-se de um bairro altamente adensado com partes altas, onde a água pode demorar mais tempo a chegar até os imóveis. Além disto, o gasto das famílias com energia elétrica é elevado, e o consumo dos chuveiros representa parte significativa do consumo mensal das famílias, impactando, portanto, no orçamento mensal. É a maior comunidade de baixa renda no município de Sempre Feliz, com uma população estimada em quase 60 mil moradores. “São as famílias de menor renda, as mais prejudicadas pela crise econômica”, segundo o prefeito da cidade.
A utilização de aquecedores solares de água em habitações de interesse social (HIS) é um tema cada vez mais presente na agenda de órgãos públicos e grandes construtoras, assim como programas habitacionais de diversos governos, também estão optando pela utilização de sistemas de aquecimento solar de água, afinal, a energia do sol é limpa, gratuita e indispensável. O aquecedor solar de água pode proporcionar uma economia média de 40% na conta de luz mensal das famílias beneficiadas, conforme seus hábitos de consumo.
A medida contribui diretamente com a proteção do meio ambiente, pois pode reduzir a demanda por energia elétrica nos horários de pico e a necessidade de instalação de novas usinas de geração de energia no país, diminuindo demanda por novas áreas a serem inundadas, no caso das hidroelétricas, e a pegada carbônica causada pela queima de combustíveis fósseis e a poluição, no caso das termoelétricas. Além disso, o dinheiro economizado pelos usuários vai movimentar a economia local.
O convênio da Prefeitura com a empresa EESF - Engenharia Elétrica Sem Fronteiras, prevê a construção e instalação de 2.000 mil kits de aquecedores solares. Os equipamentos serão instalados nas casas desta comunidade, seguindo critério de prioridade social (renda familiar; número de moradores; idade do responsável pela habitação; idade dos filhos, entre outros). Os recursos financeiros para esta parceria foram levantados por meio de esforços da empresa EESF junto a empresários da região, que entenderam fundamental apoiar a comunidade de Felizópis como parte de seus projetos de responsabilidade social. E para garantir uma maior eficiência da aplicação destes recursos na comunidade, exigiram da EESF a apresentação de uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental e responsabilidade social para a construção e instalação dos ASBC.
O prazo para construção e instalação é de 6 meses, com previsão de início logo após a finalização do período de isolamento social da COVID-19.
A prefeitura disponibilizou um galpão coberto (de 30m x 40m), com piso, banheiros, cozinha, uma área de estacionamento e acesso de veículos de carga, dentro da própria comunidade para a implantação da linha de produção.