Programação

  • Algumas páginas de pesquisa sobre a Cidade do México:

    Biblioteca Digital Mexicana: http://bdmx.mx/

    Mediateca do Instituto Nacional de Antropología e Historia: https://mediateca.inah.gob.mx/islandora_74/

    Catálogo Nacional de Monumentos Históricos Inmuebles:  https://catalogonacionalmhi.inah.gob.mx/autenticacion/login

    Noticonquista (IIH-UNAM): https://www.noticonquista.unam.mx/

    Los mitos de la Conquista (vídeos curtos no Youtube): 

    Portal Acadêmico UNAM | Escuela Nacional Colegio de Ciencias y Humanidades: https://e1.portalacademico.cch.unam.mx/alumno/historiademexico1/unidad1

    https://e1.portalacademico.cch.unam.mx/alumno/historiademexico1/unidad2/culturamexica/mexicotenochtitlan

    https://e1.portalacademico.cch.unam.mx/atlas/menu

    SMARTHISTORY: https://smarthistory.org/classical-architecture-viceregal-mexico/?fbclid=IwAR0bUXs68q1ITKqFdisoYou_kmcGl6nMSH0D97uqf3tQ5ri2trTl8B3VyKM

  • AULA 1

    Parte 1: Apresentação do curso. Apresentação do exercício.


    Parte 2: O Mundo Moderno/Colonial problemas para a história, a historiografia e a crítica da arquitetura.

  • AULA 02

    Parte 1: A "invenção" da perspectiva.

    Aula expositiva com o professor Maíque. (Em conjunto com a turma dos professores Andrea e Maíque).


    Parte 2: Leitura dirigida

    BROTTON, Jerry. Colocando os fatos em perspectiva. In: O Bazar do Renascimento. Da Rota da Seda a Michelangelo. São Paulo, Grua, 2009, p. 119-146.

  • AULA 03

    Parte 1: Encontros e confrontos: Arquiteturas da Conquista.


    Parte 2: Leitura dirigida

    SANTOS, Eduardo Natalino dos. As conquistas de México-Tenochtitlan e da Nova Espanha: guerras e alianças entre castelhanos, mexicas e tlaxcaltecas. Revista História Unisinos, v. 18, n. 2, p. 218-232. 2014.

  • AULA 04

    Parte 1: Arquitetura corrente - modos de morar nos séculos XVI ao XVIII


    Parte 2: Leitura dirigida 3

    GONZÁLES ARAGÓN, Jorge. Casas y ciudad indígenas en códices mexicanos. In: BARROS, Cristina. (coord.). El Centro Histórico ayer, hoy y mañana. México D.F., INAH, Departamento del Distrito Federal, 1997, p. 49-61.

    VILLALOBOS PÉREZ, Alejandro. Territorialidad y vivenda mesoamericana. In: FOURNIER, Patricia, LÓPEZ AGUILAR, Fernando (Coord.). Patrimonio, identidad y complejidad social: enfoques interdisciplinarios. México D.F.: INAH, ENAH, 2010, p. 81-95.

    • Espaço para questões e observações sobre os textos:

      GONZÁLES ARAGÓN, Jorge. Casas y ciudad indígenas en códices mexicanos. In: BARROS, Cristina. (coord.). El Centro Histórico ayer, hoy y mañana. México D.F., INAH, Departamento del Distrito Federal, 1997, p. 49-61.

      VILLALOBOS PÉREZ, Alejandro. Territorialidad y vivenda mesoamericana. In: FOURNIER, Patricia, LÓPEZ AGUILAR, Fernando (Coord.). Patrimonio, identidad y complejidad social: enfoques interdisciplinarios. México D.F.: INAH, ENAH, 2010, p. 81-95.


  • AULA 05

    Parte 1: Cultura humanista, cultura técnica


    Parte 2: Entrega da estrutura do verbete: escolha da obra, imagens, questão a abordar.

  • AULA 06

    Parte 1: A consolidação do campo disciplinar da arquitetura: Tratadística e cidade.


    Parte 2: Leitura dirigida 4

    AGREST, Diana (1988). À margem da arquitetura: corpo, lógica e sexo. In: NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a Arquitetura: Antologia Teórica 1965-1995. São Paulo: Cosac Naify, 2008, p. 585 -599.

    JORGE, María Elena Díez. Mujeres y arte en Granada. Construyendo la ciudad del siglo XVI. In: Mujeres y arquitectura: mudéjares y cristinanas en la construcción. Granda, EUG, 2011, p. 43-66.

  • AULA 07

    Parte 1: Conquista, reconquista, contraconquista: arquitetura e sistemas de poder.


    Parte 2: Leitura dirigida 5

    GRUZINSKI, Serge. VI. El Renacimiento Importado. In: GRUZINSKI, Serge. La Ciudad de México: Una História. México, FCE, 2004, pp. 226-259.

    GUTIÉRREZ, Ramón. México: El encuentro de dos culturas. In: Arquitectura y urbanismo en Iberoamérica. Madri, Ediciones Cátedra, 1983: 27-46.

  • AULA 08

    Parte 1: Colonialismo e arquitetura militar


    Parte 2: Revisão coletiva dos trabalhos. Revisão dos verbetes em elaboração.

  • AULA 09

    Parte 1: O Barroco como Sistema Cultural - Roma e Tenochtitlan


    Parte 2: Leitura dirigida 6

    HARDOY, Jorge Enrique. Tenochtitlan. In: Ciudades precolombinas. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 1964, p. 161-202.

    KUBLER, George. Urbanismo. In: Arquitectura mexicana del siglo XVI. México D.F.: FCE, 2012, p. 115-152.

    WEIMER, Günter. A arquitetura africana no Brasil. In: Inte-raçãos Afro-Brasileiras na Arquitetura. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2014, pp. 156-260.

  • AULA 10

    Parte 1: Revisão coletiva dos trabalhos. Revisão dos verbetes em elaboração.


    Parte 2: Palestra Ramón Gutiérrez - Seminário Internacional projeto Barroco Cifrado (Profa. Renata Maria Martins).

  • AULA 11

    Parte 1: Jesuítas e índios, cultura e espaço


    Parte 2: Leitura dirigida 7

    TOUSSAINT, Manuel. El arte de La Nueva España durante la formación de la nacionalidad: El Estilo Barroco (1630-1730) – La arquitectura. In: Arte Colonial em México. México D.F.: UNAM, 1983, p. 97-109.

    REYES SALINAS, Sergio. El mestizaje en la arquitectura mendicante del siglo XVI en México: Lo europeo y lo precolombino en los conventos de Cuilapan, Huejotzingo y Actopán. Trabajo de Fin de Grado - Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid - Universidad Politécnica de Madrid. Madrid, 2016.

  • AULA 12

    Parte 1: Arquitetura e cidade no Sistema Barroco


    Parte 2: Arquitetura e cidade no Sistema Barroco - Brasil e América Latina

  • AULA 13

    Reunião preparatória: Semestre 2

  • AULA 14

    Parte 1: Arquitetura e ensino acadêmico no Brasil: a Real Academia de Belas Artes.


    Parte 2: Revisão coletiva dos trabalhos. Revisão dos verbetes em elaboração.

  • AULA 15

    Parte 1: Clássico e Romântico


    Parte 2: Revisão coletiva dos trabalhos. Revisão dos verbetes em elaboração.

  • AULA 16

    Entrega dos verbetes - apresentação da plataforma digital

  • ENCONTRO VIRTUAL DIA 29/04


    As bases para o encontro virtual do dia 29/04 são os textos das aulas 3 e 4, as questões disponibilizadas para as leituras dirigidas dos textos (ver as aulas 3 e 4) e os vídeos dos links abaixo (o primeiro link para 3 vídeos curtos e o segundo link para um documentário mais longo):

    https://youtu.be/P3SkAdjhCzg?list=PLHyG96rGjdTrMX6w6l8E3JS1rsVu_hmdf

    https://www.youtube.com/watch?v=xVir85alvVg


    Pesquisas adicionais de vídeos, textos e imagens, seriam boas colaborações.

    O encontro acontecerá às 9h30 do dia 22/04, e o link para o google meet será disponibilizado por meio desta plataforma (será adicionado a esse tópico.


    Link para a conversa virtual:

    https://meet.google.com/zzm-jwap-ymt?pli=1&authuser=0


    Como pactuado em última conversa, nesse encontro virtual entraremos nas primeiras análises de caso para a elaboração dos trabalhos coletivos, a partir de exemplos apresentados pelos docentes.



  • 6/5

    DEBATE E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO COLETIVO A PARTIR DOS ESTUDOS DE CASO.


    https://meet.google.com/bhz-qpkx-unt

  • 13/5

    DEBATE DE TEXTOS E VÍDEOS.

    Link para encontro virtual:

    https://meet.google.com/cqz-gebh-jbu



    Vídeos.

    1. Uma reflexão de maior duração sobre uma "cultura visual" iniciada como Renascimento: https://www.youtube.com/watch?v=G6A9Mg3yAu0


    2. Resumos do sistema das ordens clássicas:

    Vídeo básico com legenda em português

    https://www.youtube.com/watch?v=nrRJkzXl4a4


    https://www.youtube.com/watch?v=sgyMZApnwSE


    3. Sobre o Tratado de Vitrúvio:

    https://www.youtube.com/watch?v=hzvFdRAkACo


    4. Sobre a solução construtiva da Cúpula de Santa Maria das Flores de Florença:

    https://www.youtube.com/watch?v=_h8B7Ww-BRI


  • 20/5

    DEBATE E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO COLETIVO A PARTIR DOS ESTUDOS DE CASO.

  • 27/5


    DEBATE DE TEXTOS E VÍDEOS.


    GUTIÉRREZ, Ramón. México: El encuentro de dos culturas. In: Arquitectura y urbanismo en Iberoamérica. Madri, Ediciones Cátedra, 1983: 27-46.


    TOUSSAINT, Manuel. El arte de La Nueva España durante la formación de la nacionalidad: El Estilo Barroco (1630-1730) – La arquitectura. In: Arte Colonial em México. México D.F.: UNAM, 1983, p. 97-109.

  • 3/6

    DEBATE E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO COLETIVO A PARTIR DOS ESTUDOS DE CASO.

  • 10/6

    DEBATE DE TEXTOS E VÍDEOS.

  • 17/6

    DEBATE E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO COLETIVO A PARTIR DOS ESTUDOS DE CASO.

  • 24/6

    AVALIAÇÃO CONJUNTA DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO COLETIVO.

  • Tópico 26