Programação
-
Introdução a distintas abordagens conceituais com vistas a fornecer um arcabouço teórico-metodológico aos alunos com pesquisas na área de concentração História e Fundamentos em Arquitetura e Urbanismo, atentando para as relações entre problemas historiográficos, fontes documentais e referências bibliográficas.
OBJETIVOS
Aproximar os alunos da área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo da pós-graduação da FAUUSP a uma bibliografia teórico-metodológica da história e das ciências sociais, de modo a dar suporte às suas pesquisas.
Problematizar a pesquisa em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo em suas múltiplas vertentes e abordagens a partir das investigações realizadas pelos alunos.
Desnaturalizar conceitos e esclarecer como podem se dar os recortes e os aportes teóricos-metodológicos em diálogo com os objetos de estudo concernentes às pesquisas na área.
Discutir o uso de fontes históricas apresentadas ao longo do curso, nos seminários e nas pesquisas discentes, relacionando de modo dialético problemas históricos e documentos.
-
14:00_Apresentação do programa, das formas de avaliação e dos temas de pesquisa dos alunos
Leitura sugerida: NOVAIS, F. e SILVA, R. Introdução. In: NOVAIS, F. e SILVA, R. (Orgs.). Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011, p. 7-70. Disponível no link: https://drive.google.com/file/d/16JAMLsTuqPN2hDYEnXHm6G-sL74Hlp5q/view?usp=sharing.
16:00_Apresentação dos inscritos e organização das atividades
-
-
14:00_Fazer história da arquitetura e da cidade hoje
Leitura sugerida: SILVA, Joana Mello de Carvalho e CASTRO, Ana Claudia Veiga de. "História e historiografia da arquitetura e da cidade". In: CABRAL, Claudia Costa; COMAS, Carlos Eduardo (Orgs.). Anais do IV Enanparq: Estado da Arte. Porto Alegre: PROPAR UFRGS, 2016. Disponível em: https://enanparq2016.files.wordpress.com/2016/09/s42-00-castro-a-mello-j.pdf.
Escute a aula no link: https://drive.google.com/drive/folders/1IvK74IAiIEHcZ2zjdleNNlVuPqgJoyB3?usp=sharing
16:00_Seminário 1: BAXANDALL, Michael. "O interesse visual intencional: o Retrato de Kahnweiler, de Picasso. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 80-119.
Grupo: Vinicius Angelon e Luis Eduardo Maranha de Sousa
Orientações para os seminários de texto:
Os seminários de texto devem seguir o seguinte roteiro:
- Apresentação do autor (destacar aspectos de sua trajetória que ajudem na compreensão de sua produção e do texto em questão)
- Apresentação do texto (apontar se faz parte de uma pesquisa mais ampla; se é um artigo e em qual revista; se é um capítulo de livro)
- Tema/Problema do texto (apresentar o tema e sua relação com o problema/ questão escolhida pelo autor para tratar no texto)
- Objetivo do texto (apontar e comentar o que o autor quer comprovar com o texto)
- Estrutura e articulação dos argumentos principais (apresentar a partir da identificação do problema e dos objetivos do autor como ele estrutura e articula seus argumentos ao longo do texto )
- Apresentação do autor (destacar aspectos de sua trajetória que ajudem na compreensão de sua produção e do texto em questão)
-
14:00_Tempo e história
Leitura sugerida: BRAUDEL, Fernand. "História e Ciências Sociais. A longa duração". Revista de História, n. 62, abril-junho 1965, pp. 261-294. Disponível no link: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422/119736.
Escute a aula nos links: https://drive.google.com/open?id=1LphLmjoA7V2GJsVWfrXDUknjwHzIKMcn.
16:00_Seminário 2: AGUIRRE ROJAS, Carlos Antonio. "A periodização do itinerário da historiografia contemporânea no 'longo século XX historiográfico': 1848...2005?". In: A historiografia no século XX: história e historiadores entre 1848 e… 2005?. São Paulo: Edusp, 2017, p. 41-73.
Grupo: Fabrício Moser e Márcio Antônio de Lima Júnior
-
-
14:00_Espaço e história
Leitura sugerida: LEPETIT, Bernard. Arquitetura, Geografia, História: Usos da Escala. In: Por uma nova história urbana. (Org. de Heliana Salgueiro). São Paulo: Edusp, 2001, p. 191-226. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1nPacbxF-6DZ3TV_78NtEFk7ZAbdlxBhS/view?usp=sharing.
Escute a aula nos links: https://drive.google.com/open?id=1bnTh-hNH5YAUxI6aegdp8EozwdsZ070C
16:00_Seminário 3: FONSECA, Claudia Damasceno, Urbs e civitas: a formação dos espaços e territórios urbanos nas minas setecentistas. Anais do Museu Paulista, vol.20, no.1, São Paulo Jan./June, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-47142012000100004.
Grupo: Beatriz Fernandes e Beatriz Teixeira
-
14:00_Sujeito e história: sociedade e indivíduo
Leitura sugerida: LORIGA, Sabina. “A biografia como problema” In: REVEL, Jacques (Org.) Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1996, p. 225-249.
Escute a aula nos links: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1R4Ods5AgCfPYnDWuEGxJAsAkVymGkGFh
16:00_Seminário 4: GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes:o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia de Bolso, 2008. (Prefácio à edição italiana; Menocchio; A aldeia; O primeiro interrogatório), pp. 11-37.
Grupo: Gabriela Tamari e Adele Sá Martins Belitardo de Carvalho
-
14:00_Sujeito e história: classe, gênero e raça
Leitura sugerida: SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, p. 71-99, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721.
Escute a aula no link: https://drive.google.com/drive/folders/1rS9-t8M8KXwnE8ec3r9mxXgGu_bW8SbT?usp=sharing
16:00_Seminário 5: McCLINTOCK, Anne. “A família branca do homem - O discurso colonial e a reinvenção do patriarcado”. In: Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, p. 341-376.
Grupo: Giancarlo Latorraca e Sofia
-
14:00_Cultura e sociedade
Leitura sugerida: WILLIAMS, Raymond. Bases e superestrutura na teoria cultural marxista (New Left, 1973). Revista USP, São Paulo, n.65, p. 210-224, março/maio 2005. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i66p209-224
Escute a aula no link:https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1u4Ij0abOKpSG4VeYRu9doHZtog-1THUt
16:00_Seminário 6: WILLIAMS, Raymond, "A fração Bloomsbury". Plural(Online), São Paulo, v. 6, p. 137-168, dez. 1999. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/plural/article/view/77127/80996.
Grupo: João Gabriel Farias Barbosa de Araújo e Gustavo Soares Pires de Campos
-
-
14:00_ Centro, periferia, mundialização
Leitura sugerida: WALLERSTEIN, Immanuel. “Quem tem direito de intervir: valores universais contra a barbárie”. In: Universalismo europeu e retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007, pp. 29-62.
Escute a aula nos links: https://drive.google.com/open?id=1ujuRKx3yfhGenTGB-8W2D2HAgMxDwoa0
16:00_Seminário 7: GRUZINSKI, Serge. As quatro partes do mundo: história de uma mundialização. Belo Horizonte/ São Paulo: Ed. UFMG/ Edusp, 2004. (Prólogo: A virgem das duas torres e Capítulo 1: Ventos do oeste, ventos do leste, um índio pode ser moderno?), pp. 19-51. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ovO7t_GcPgwrSt-I3gN_Fq_Zh6s8bZSw/view?usp=sharing E https://drive.google.com/file/d/1WgR_lW5FBasVTA1LRcduALJ1cNG5vRd8/view?usp=sharing.
Grupo: Maria Julia e Isabela Caroline Januário
Sugestão: entrevista com Serge Gruzinski:
-
-
14:00_A história problema e as fontes históricas
Leitura sugerida: LE GOFF, Jacques. "A história nova". In: NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogerio Forastieri (Orgs). Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, 2011, p. 128-176. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Y9v8tJgSa-bddrLTkaLQTx-xJt4I7cyU/view?usp=sharing.
Escute a aula no link: https://drive.google.com/open?id=1pj_OeRlBdCmHtSse3kA-nIh5mxxC1HLN
16:00_Seminário 8: LE GOFF, Jacques, "Documento/monumento". História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990, p. 462-478.
Grupo: Anne, Mariana e Eduardo Baccani Ribeiro
-
-
14:00_ Literatura, cidade e arquitetura
Leitura sugerida: CASTRO, Ana e MELLO, Joana, Apartamento-espelho e quarto de despejo: reflexos cruzados entre Clarice Lispector e Carolina de Jesus - artigo a ser publicado Revista Brésil.
16:00_ Seminário 9: CANDIDO, A. “A dialética da malandragem”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, USP, n. 8, p.67-89, 1970.
Grupo: Brenda Regina Braz Leite, João Paulo Campos Peixoto e Karina Ribeiro de Oliveira
Escute a aula no link: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1uFuIVrwCHlxsXf1S7rKBHjFtUBitFWDW
-
14:00_ Seminário 10: LUCA, Tania Regina de. “História dos, nos e por meio dos periódicos”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008, v. 1, p. 111-153
Grupo: Isadora Panachão Palma Pinto e Vinicius
Proposta monografia (para os que estão matriculados e desenvolvendo pesquisas de mestrado e doutorado): Na proposta que deve ter no máximo 2 páginas A4, considerar os pontos abaixo e incluir nome completo e email para devolutiva.
- Apresentar brevemente a pesquisa e seu problema.
- Apresentar as fontes documentais, indicando em que contexto elas foram produzidas e por quais agentes.
- Indicar porque essas fontes são importantes para a pesquisa.
- Definir qual aspecto da pesquisa e de seu problema vai abordar e qual conjunto de fontes vai investigar no trabalho (aproveitem para trabalharem algo que possa ajudar no desenvolvimento da pesquisa de vocês).
- Indicar uma bibliografia básica.
Proposta de projeto de pesquisa (para os que não estão matriculados na pós-graduação): Na proposta apresentar um resumo de 2000 caracteres, as fontes a serem utilizadas e uma bibliografia básica. - Apresentar brevemente a pesquisa e seu problema.
-
14:00_Seminário 11: SANTOS, Amália Cristóvão. A América Portuguesa sob as luzes do scanner: arquivos, reprodução e manipulação digital da cartografia histórica. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 24, p. 71-98, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0303.
Grupo: Fabrício F. e Marina Harkot
-
Orientações para o Trabalho Final
Monografia desenvolvida individualmente, na qual o estudante deve relacionar o tema de sua dissertação ou tese com o seu corpus documental, considerando os seguintes pontos:
- Apresentar brevemente a pesquisa e seu problema.
- Apresentar as fontes documentais, indicando em que contexto elas foram produzidas e por quais agentes.
- Indicar porque essas fontes são importantes para a pesquisa.
- Definir qual aspecto da pesquisa e de seu problema vai abordar e qual conjunto de fontes vai investigar no trabalho (aproveitem para trabalharem algo que possa ajudar no desenvolvimento da pesquisa de vocês).
- Bibliografia.
A monografia deve ter no máximo 8 páginas (A4) considerando bibliografia e imagens e ser entregue em formato doc ou docx (WORD).
Projeto de pesquisa individual: resumo expandido (2000 caracteres) com problema de pesquisa, objeto, objetivos; apresentação de fontes e bibliografia.
O projeto deve ser entregue em formato A4 em doc ou docx (WORD).
DATA DE ENTREGA: 17 de agosto de 2020.
- Apresentar brevemente a pesquisa e seu problema.