Programação

  • AUH 5867_História da arquitetura e da cidade: teoria e método

    Introdução a distintas abordagens conceituais com vistas a fornecer um arcabouço teórico-metodológico aos alunos com pesquisas na área de concentração História e Fundamentos em Arquitetura e Urbanismo, atentando para as relações entre problemas historiográficos, fontes documentais e referências bibliográficas. 

    OBJETIVOS

    Aproximar os alunos da área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo da pós-graduação da FAUUSP a uma bibliografia teórico-metodológica da história e das ciências sociais, de modo a dar suporte às suas pesquisas.

    Problematizar a pesquisa em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo em suas múltiplas vertentes e abordagens a partir das investigações realizadas pelos alunos. 

    Desnaturalizar conceitos e esclarecer como podem se dar os recortes e os aportes teóricos-metodológicos em diálogo com os objetos de estudo concernentes às pesquisas na área.

    Discutir o uso de fontes históricas apresentadas ao longo do curso, nos seminários e nas pesquisas discentes, relacionando de modo dialético problemas históricos e documentos.




  • 13.03_Aula 1_Apresentação do curso

    14:00_Apresentação do programa, das formas de avaliação e dos temas de pesquisa dos alunos

    Leitura sugerida: NOVAIS, F. e SILVA, R. Introdução. In: NOVAIS, F. e SILVA, R. (Orgs.). Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011, p. 7-70. Disponível no link: https://drive.google.com/file/d/16JAMLsTuqPN2hDYEnXHm6G-sL74Hlp5q/view?usp=sharing.

    16:00_Apresentação dos inscritos e organização das atividades


  • MÓDULO 1_Fazer História

  • 27.03_Aula 2_Fazer história da arquitetura e da cidade hoje

    14:00_Fazer história da arquitetura e da cidade hoje  

    Leitura sugerida: SILVA, Joana Mello de Carvalho e CASTRO, Ana Claudia Veiga de. "História e historiografia da arquitetura e da cidade". In: CABRAL, Claudia Costa; COMAS, Carlos Eduardo (Orgs.). Anais do IV Enanparq: Estado da Arte. Porto Alegre: PROPAR UFRGS, 2016. Disponível em: https://enanparq2016.files.wordpress.com/2016/09/s42-00-castro-a-mello-j.pdf. 


    Escute a aula no link: https://drive.google.com/drive/folders/1IvK74IAiIEHcZ2zjdleNNlVuPqgJoyB3?usp=sharing


    16:00_Seminário 1: BAXANDALL, Michael. "O interesse visual intencional: o Retrato de Kahnweiler, de Picasso. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 80-119.

    Grupo: Vinicius Angelon e Luis Eduardo Maranha de Sousa


    Orientações para os seminários de texto:

    Os seminários de texto devem seguir o seguinte roteiro:

    • Apresentação do autor (destacar aspectos de sua trajetória que ajudem na compreensão de sua produção e do texto em questão)
    • Apresentação do texto (apontar se faz parte de uma pesquisa mais ampla; se é um artigo e em qual revista; se é um capítulo de livro)
    • Tema/Problema do texto (apresentar o tema e sua relação com o problema/ questão escolhida pelo autor para tratar no texto)
    • Objetivo do texto (apontar e comentar o que o autor quer comprovar com o texto)
    • Estrutura e articulação dos argumentos principais (apresentar a partir da identificação do problema e dos objetivos do autor como ele estrutura e articula seus argumentos ao longo do texto )





  • 03.04_Aula 3_Tempo e história

    14:00_Tempo e história 

    Leitura sugerida: BRAUDEL, Fernand. "História e Ciências Sociais. A longa duração". Revista de História, n. 62, abril-junho 1965, pp. 261-294. Disponível no link: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422/119736.


    Escute a aula nos links: https://drive.google.com/open?id=1LphLmjoA7V2GJsVWfrXDUknjwHzIKMcn.


    16:00_Seminário 2AGUIRRE ROJAS, Carlos Antonio. "A periodização do itinerário da historiografia contemporânea no 'longo século XX historiográfico': 1848...2005?". In: A historiografia no século XX: história e historiadores entre 1848 e… 2005?. São Paulo: Edusp, 2017, p. 41-73.

    Grupo: Fabrício Moser e Márcio Antônio de Lima Júnior


  • 10.04_Semana Santa

  • 17.04_Aula 4_Espaço e história

    14:00_Espaço e história 

    Leitura sugerida: LEPETIT, Bernard. Arquitetura, Geografia, História: Usos da Escala. In: Por uma nova história urbana. (Org. de Heliana Salgueiro). São Paulo: Edusp, 2001, p. 191-226. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1nPacbxF-6DZ3TV_78NtEFk7ZAbdlxBhS/view?usp=sharing.


    Escute a aula nos links: https://drive.google.com/open?id=1bnTh-hNH5YAUxI6aegdp8EozwdsZ070C


    16:00_Seminário 3: FONSECA, Claudia Damasceno, Urbs e civitas: a formação dos espaços e territórios urbanos nas minas setecentistas. Anais do Museu Paulista, vol.20, no.1, São Paulo Jan./June, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-47142012000100004.

    Grupo: Beatriz Fernandes e Beatriz Teixeira

  • 24.04_Aula 5_Sujeito e história: sociedade e indivíduo

    14:00_Sujeito e história: sociedade e indivíduo

    Leitura sugerida: LORIGA, Sabina. “A biografia como problema” In: REVEL, Jacques (Org.) Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1996, p. 225-249.


    Escute a aula nos links: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1R4Ods5AgCfPYnDWuEGxJAsAkVymGkGFh


    16:00_Seminário 4: GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes:o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia de Bolso, 2008. (Prefácio à edição italiana; Menocchio; A aldeia; O primeiro interrogatório), pp. 11-37.

    Grupo: Gabriela Tamari e Adele Sá Martins Belitardo de Carvalho


  • 08.05_Aula 6_Sujeito e história: classe, gênero e raça

    14:00_Sujeito e história: classe, gênero e raça

    Leitura sugerida: SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, p. 71-99, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721.


    Escute a aula no link: https://drive.google.com/drive/folders/1rS9-t8M8KXwnE8ec3r9mxXgGu_bW8SbT?usp=sharing


    16:00_Seminário 5: McCLINTOCK, Anne. “A família branca do homem - O discurso colonial e a reinvenção do patriarcado”. In: Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, p. 341-376.

    Grupo: Giancarlo Latorraca e Sofia 




  • 15.05_Aula 7_Cultura e sociedade

    14:00_Cultura e sociedade 

    Leitura sugerida: WILLIAMS, Raymond. Bases e superestrutura na teoria cultural marxista (New Left, 1973). Revista USP, São Paulo, n.65, p. 210-224, março/maio 2005. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i66p209-224


    Escute a aula no link:https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1u4Ij0abOKpSG4VeYRu9doHZtog-1THUt


    16:00_Seminário 6: WILLIAMS, Raymond, "A fração Bloomsbury". Plural(Online), São Paulo, v. 6, p. 137-168, dez. 1999. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/plural/article/view/77127/80996.

    Grupo: João Gabriel Farias Barbosa de Araújo e Gustavo Soares Pires de Campos


  • 22.05_Não haverá aula

  • 29.05_Aula 8_Centro, periferia, mundialização

    14:00_ Centro, periferia, mundialização

    Leitura sugerida: WALLERSTEIN, Immanuel. “Quem tem direito de intervir: valores universais contra a barbárie”. In: Universalismo europeu e retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007, pp. 29-62.


    Escute a aula nos links: https://drive.google.com/open?id=1ujuRKx3yfhGenTGB-8W2D2HAgMxDwoa0


    16:00_Seminário 7: GRUZINSKI, Serge. As quatro partes do mundo: história de uma mundialização. Belo Horizonte/ São Paulo: Ed. UFMG/ Edusp, 2004. (Prólogo: A virgem das duas torres e Capítulo 1:  Ventos do oeste, ventos do leste, um índio pode ser moderno?), pp. 19-51. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ovO7t_GcPgwrSt-I3gN_Fq_Zh6s8bZSw/view?usp=sharing E  https://drive.google.com/file/d/1WgR_lW5FBasVTA1LRcduALJ1cNG5vRd8/view?usp=sharing.

    Grupo: Maria Julia e Isabela Caroline Januário


    Sugestão: entrevista com Serge Gruzinski:



  • MÓDULO 2_Pensar as fontes

  • 05.06_Aula 9_A história problema e as fontes históricas

    14:00_A história problema e as fontes históricas

    Leitura sugerida: LE GOFF, Jacques. "A história nova". In: NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogerio Forastieri (Orgs). Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, 2011, p. 128-176. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Y9v8tJgSa-bddrLTkaLQTx-xJt4I7cyU/view?usp=sharing.


    Escute a aula no link: https://drive.google.com/open?id=1pj_OeRlBdCmHtSse3kA-nIh5mxxC1HLN


    16:00_Seminário 8: LE GOFF, Jacques, "Documento/monumento". História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990, p. 462-478. 

    Grupo: Anne, Mariana e Eduardo Baccani Ribeiro


  • 12.06_Corpus Christi

  • 19.06_Aula 10_Literatura

    14:00_ Literatura, cidade e arquitetura

    Leitura sugerida: CASTRO, Ana e MELLO, Joana, Apartamento-espelho e quarto de despejo: reflexos cruzados entre Clarice Lispector e Carolina de Jesus - artigo a ser publicado Revista Brésil.

    16:00_ Seminário 9: CANDIDO, A. “A dialética da malandragem”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, USP, n. 8, p.67-89, 1970.

    Grupo: Brenda Regina Braz Leite, João Paulo Campos Peixoto e Karina Ribeiro de Oliveira


    Escute a aula no link: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1uFuIVrwCHlxsXf1S7rKBHjFtUBitFWDW



  • 26.06_Aula 11_Periódicos

    14:00_ Seminário 10: LUCA, Tania Regina de. “História dos, nos e por meio dos periódicos”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008, v. 1, p. 111-153

    Grupo: Isadora Panachão Palma Pinto e Vinicius


    Proposta monografia (para os que estão matriculados e desenvolvendo pesquisas de mestrado e doutorado): Na proposta que deve ter no máximo 2 páginas A4, considerar os pontos abaixo e incluir nome completo e email para devolutiva.

  • Apresentar brevemente a pesquisa e seu problema.
  • Apresentar as fontes documentais, indicando em que contexto elas foram produzidas e por quais agentes.
  • Indicar porque essas fontes são importantes para a pesquisa.
  • Definir qual aspecto da pesquisa e de seu problema  vai abordar e qual conjunto de fontes vai investigar no trabalho (aproveitem para trabalharem algo que possa ajudar no desenvolvimento da pesquisa de vocês).
  • Indicar uma bibliografia básica.

  • Proposta de projeto de pesquisa (para os que não estão matriculados na pós-graduação): Na proposta apresentar um resumo de 2000 caracteres, as fontes a serem utilizadas e uma bibliografia básica.